Buscar

DIVISÃO DA ANATOMIA


Continue navegando


Prévia do material em texto

DIVISÃO DA ANATOMIA
Quanto a região estudada:
	- Porção Axial: cabeça (crânio e face), tronco (pescoço, tórax e abdome).
	- Porção Apendicular: membros superiores (cintura escapular ou ombro, braço, antebraço, mão) e membros inferiores (cintura pélvica ou quadril, coxa, perna e pé).
Quanto ao tipo de sistema:
	- Sistema esquelético (Osteologia)
	- Sistema Articular (Artrologia)
	- Sistema Muscular (Miologia)
	- Sistema Nervoso (Neurologia)
	- Sistema Tegumentar (Dermatologia)
	- Sistema Circulatório (Angiologia)
	- Sistema Digestório (Gastroenteorologia)
	- Sistema Respiratório (Pneumologia)
	- Sistema Urinário (Urologia)
	- Sistema Endócrino (Endocrinologia)
	- Sistema Reprodutor
Quanto ao método de estudo:
	- anatomia sistemática ou decritiva
	- anatomia topográfica ou regional
	- anatomia por rádio-imaem
	- anatomia de superfície
	- anatomia em cortes segmentados
Quanto a aplicação prática
	- Anatomia orientada para clinica: foco em estruturas e funções relacionadas a pratica medica e a outras ciências da saúde
	- Anatomia patológica: mudanças estruturais causadas por doncas
	- Anatomia do desenvolvimento: desenvolvimento do individuo a partir do ovo fertilizado até a forma adulta englobando a embriologia que é o estudo do desenvolvimento até o nascimento.
1.2 Variações Anatômicas
São diferenças morfológicas externas ou internas, entre os elementos que compõe um grupo, ou no mesmo individuo onde se comparam dois lados, que se apresentam sem prejuízo funcional para o indivíduo.
1.3 Biótipos
	- Brevilíneo: individuo baixo e forte, com o tronco prevalecendo sobre os membros. É o tipo pícnico com seus contornos externos bem arredondados e grandes cavidades corporais.
	- Longilíneo: indivíduo alto e magro, com os membros prevalecendo sobre o tronco. É o tipo leptossômico.
	- Normilíneo: individuo aético que mostra proporções intermediarias entre os dois tipos referidos. Apresent algulo de encontro entre costelas e apêndice xifoide igual a 90 graus.
1.4 Anomalia x Monstruosidade
	- Anomalia: variações morfológicas que determinam pertubarçoes funcionais. Por exemplo, um individuo pode nascer com um dedo a menos na mão direita.
	- Monstruosidade: é uma anomalia acentuada de modo a deformar profundamente a conformação corporal do indivíduo, sendo, em geral, incompatível com a vida por exemplo, a agenesia (não formação do encéfalo).
	- Normal: para o médico, sadio, higdo, funcional, sem doença e para o anatomista, estatístico e ocorre numa maioria de casos.
1.5 Nomenclatura Anatômica 
Termos empregados para designar e descrever o organismo ou suas partes. Os princípios fundamentais da nomenclatura: cada estrutura tem um único termo da lista oficial escritos em latim e cada país traduz para sua própria língua, termos de fácil memorização, os epônimos (nome de pessoas) não são empregados.
1.6 Posição Anatômica
	- Posição supina ou Decúbito dorsal: o corpo está deitado com a face voltada para cima.
	- Decúbito Ventral ou Posição de Pronação: ventre sobre a mesa sendo a face voltada para baixo.
	- Decúbito Lateral: o corpo está de lado.
Pontos de referencia 
São estruturas do corpo humano que servem como base para estudo dos planos anatômicos. São eferenciados: osso frontal, osso occipital, suturas sagital e coronal, ventre, dorso, coluna vertebral, apêndice causal e superfície plantar.
1.7 Planos Anatoômicos
São planos imaginários que tangenciam ou seccionam a superfície corporal do individuo. Têm o objetivo de separar o corpo em pare para facilitar o estudo e nomear as estruturas anatômicas com relação espacial.
Cortes