Buscar

AVALIAÇÃO PARCIAL HISTORIA COMTEMPORANEA

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201513042846)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a Primeira Guerra Mundial, é correto afirmar que:
		
	
	Foi uma guerra imperialista pois pretendeu reforçar a política de dominação da Ásia e da África, iniciada no século XIX e consolidada a partir da entrada dos Estados Unidos nesse processo de expansão.
	 
	Foi oriunda dos processos imperialistas do século XIX, consolidando uma política bélica e agressiva e marcando o início do envolvimento da Alemanha em conflitos mundiais.
	
	Consolidou-se a partir do avanço alemão sobre o território americano, quebrando as determinações do Tratado de Versalhes.
	
	Iniciou-se devido ao ressentimento dos estadunidenses por não terem sido incluídos nas divisões territoriais organizadas durante a Conferência de Berlim.
	
	Foi o ápice das determinações da Conferência de Berlim e consolidou o avanço austríaco sobre o território africano.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201513061756)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Primeira Guerra começa com o assassinato do herdeiro do trono do império austro-húngaro Francisco Ferdinando. Esse elemento foi a gota d'água de um processo que havia se iniciado anteriormente, durante o século XIX e baseado em várias questões, exceto:
		
	 
	No desenvolvimento do continente africano
	
	Na unificação da Itália e da Alemanha
	
	No imperialismo e divisão das colônias na Ásia e na África
	
	Na constituição de exércitos cada vez maiores na Europa
	
	Na formação de blocos e alianças
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201513428660)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Revolução Russa foi um marco na história contemporânea pois inaugurou, na prática, alguns dos preceitos defendidos por Marx, levando à cabo uma mudança radical na estrutura do país. Uma de suas características mais marcantes foi:
		
	
	Propor a retirada da Rússia da Primeira Guerra, pagando sanções aos EUA e a Inglaterra.
	
	Ter se aliado aos EUA para combater os alemães.
	 
	Ter estatizado as terras dos mujiques, camponeses mais abastados.
	
	Ter proposto a supremacia da Rússia diante dos países envolvidos na Primeira Guerra Mundial.
	
	Manter sua posição de país capitalista, continuando com a aliança burguesia x Estado.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201512919440)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(Adaptada de concurso público) Embora a servidão tivesse sido juridicamente extinta em 1861, a sociedade russa do início do século XX ainda guardava características medievais. Sobre o contexto histórico social, político e econômico da Rússia é FALSO afirmar que:
		
	
	A sociedade tinha pouquíssima mobilidade social, com destaque para as elites, as quais eram formadas pela aristocracia, proprietárias de terras, pela Igreja ortodoxa e pelos militares, compondo a base de apoio ao czarismo
	 
	Os czares acreditavam-se reis pela vontade de Deus, e por esse motivo, centralizava todo império sob seu comando de modo tradicional e, apoiados pela aristocracia nobre, nenhuma dinastia criou meios para modernizar o país
	
	A Rússia não acompanhou a Revolução Industrial que se espraiava pela Europa Ocidental, dando continuidade a uma economia voltada, essencialmente, para a agricultura e com a maior parte da população vivendo no campo
	
	Os camponeses viviam sob condições precárias, dependentes das colheitas nem sempre bem sucedidas, entre outros fatores, pela falta de modernização, resultando nos períodos de fome vividos por essa camada popular
	
	Embora existissem assembleias locais, com alguns poderes administrativos, eram raras as formas democráticas de participação política, como também não existia um parlamento nacional nem liberdade de associação política
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201512919618)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	(Adaptada de concurso público) Marque a alternativa que NÃO corresponde aos fatores que ocasionaram a crise de 1929 nos Estados Unidos
		
	 
	Crise na agricultura, produtores não tinham dinheiro para pagar os empréstimos
	
	O protecionismo rígido ocasionou reação igual em outros países
	 
	Adoção de programas para minorar o desemprego, e excessiva oferta de terras
	
	Superprodução de mercadorias saturando o mercado
	
	Expansão desmedida do credito bancário
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201513061965)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A crise de 1929 teve um efeito intenso no mundo capitalista, fazendo com que o governo dos Estados Unidos repensasse a viabilidade do modelo liberal para sua economia. Todo o mundo capitalista foi afetado por essa crise e no caso específico da América Latina isso ocorreu principalmente por que:
		
	 
	Os latino-americanos dependiam dos Estados Unidos para a compra de suas matérias primas e quando os EUA entraram na crise, suspenderam suas importações, o que prejudicou os países da região, que dependiam dessas vendas para equilibrarem suas economias.
	
	Países da América Latina formaram um bloco único, interligando-se com a Alemanha e garantindo as exportações de seus produtos para àquele país.
	
	Havia uma política de alianças entre EUA, Brasil e Argentina para garantir a continuidade das importações após a crise, o que gerou dificuldades no restante da região.
	
	Os Estados Unidos passaram a negociar intensamente com a URSS pois esse país não havia passado pela crise e estava economicamente estável, abandonando as negociações com a América Latina.
	
	Os governos eram distanciados mas, no aspecto econômico, havia uma dependência muito forte dos Estados Unidos para com as matérias-primas da região e para proteger sua economia, os países latino-americanos taxaram seus produtos e dificultaram a importação dos mesmos pelos estadunidenses.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201513428669)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O termo totalitarismo passou a ser utilizado a partir da década de 1950, após a publicação dos trabalhos de :
		
	 
	Hannah Arendt
	
	E. P. Thompson
	
	Marc Bloch
	
	Eric Hobsbawm
	
	Jacques Revel
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201513428670)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na década de 1920, a situação da Itália não era das melhores. Além de passar por desemprego e uma economia em declínio, os Estados italianos eram assolados por:
		
	 
	Greves trabalhistas
	
	Interferência em sua política interna.
	
	Manipulação de finanças
	
	Conflitos com os Estados germânicos
	
	Intervenção estrangeira
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201513429713)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O elemento que permitiu a Alemanha invadir e derrotar os exércitos da Dinamarca, Noruega, Bélgica e Países Baixos ficou conhecido como:
		
	
	Os avanços soviéticos
	
	A presença intensa dos alemães na Inglaterra
	 
	A Blitzkrieg
	
	A divisão Panzer
	
	A aliança com os EUA
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201512919015)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(Adaptada de concurso público) Poucos anos antes da madrugada de setembro de 1939, quando as forças armadas alemãs invadiram a Polônia e, menos de um mês depois, a tomarem em definitivo, dando início à Segunda Guerra Mundial, os franceses e ingleses haviam assistido passivamente à escalada de hostilidades desenvolvidas pela política externa de Hitler em toda a Europa. Dentre os motivos da inação dos dirigentes conservadores ingleses contra a escalada de agressões nazistas que antecederam a Segunda Guerra, configuradas na Política de Apaziguamento, pode-se mencionar:
		
	
	A simpatia que muitos deles tinham pela causa nazista, existindo, inclusive, evidências de um projeto de aproximação entre conservadores ingleses, fascistas italianos e nazistas alemães.
	
	O temor de contrariar a opinião pública inglesa, simpática aos nazistas, já que o sindicalismo inglês passou a manifestar indícios de aproximação com os operários italianos e alemães.
	
	A aliança secreta entre ingleses,soviéticos e alemães, configurada no acordo secreto de não agressão, firmado entre conservadores ingleses, Stalin e Hitler.
	
	O receio de que a França se unisse aos nazistas contra a Inglaterra, pois os conservadores ingleses desconfiavam de que os alemães pudessem se aproximar secretamente da França e da URSS.
	 
	A busca estratégica de zelar pela manutenção do equilíbrio europeu, uma vez que o fortalecimento alemão contrabalançava a excessiva influência francesa no continente.

Continue navegando