Buscar

Na parte preliminar da Lei 8

Prévia do material em texto

Na parte preliminar da Lei 8.069/90, considera-se dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Sobre o assunto, considere as seguintes garantias: 1. Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias. 2. Precedência de atendimento nos serviços públicos e privados ou de relevância pública. 3. Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas. 4. Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude. A garantia de prioridade à Criança e ao Adolescente compreende:
	
	
	3 e 4 apenas.
	
	todas as assertivas
	
	1, 2 e 3 apenas.
	 
	1, 3 e 4 apenas.
	
	1 e 2 apenas.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604492698)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo o ECA, ¿A criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los.¿ Nesse sentido, entende-se por I castigo físico a ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com o uso da força física sobre a criança ou o adolescente e que lhes cause sofrimento físico ou lesão. II tratamento cruel ou degradante a conduta ou forma cruel de tratamento em relação à criança ou ao adolescente que lhes humilhe, ameace gravemente ou ridicularize. III tratamento cruel ou degradante a alienação parental praticada por um dos genitores, por ser uma forma de humilhar a criança ou o adolescente. Assinale a opção correta.
	
	
	Apenas o item III está certo.
	
	Nenhum item está certo.
	
	Apenas os itens II e III estão certos.
	
	Todos os itens estão certos.
	 
	Apenas os itens I e II estão certos.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603541597)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a:
	
	
	manter alojamento isolado, possibilitando excepcionalmente ao neonato a permanência junto aos pais.
	
	fornecer declaração de nascimento, desde que não constem as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato.
	
	prestar orientação ao pais do recém-nascido, quanto à terapêutica de anormalidades no metabolismo, mas não são obrigados a proceder a exames visando ao diagnóstico, cuja realização é atribuição exclusiva de laboratórios públicos.
	 
	identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e impressão digital da mãe
	
	manter o registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo mínimo de cinco e máximo de dez anos.
	
��
Gabarito Coment.
��
Gabarito Coment.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201604492708)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considerando as disposições do ECA acerca do direito à saúde, assinale a assertiva que contém direito expressamente previsto no Estatuto: I - assistência psicológica à gestante nos períodos pré e pós-natal, como forma de prevenir ou minorar as consequências do estado puerperal II - assistência psicológica às gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção III - direito ao aleitamento materno, inclusive para mães detentas Está correto o que se afirma:
	
	
	apenas nas assertivas I e II
	
	em nenhuma das assertivas
	
	Apenas nas assertivas I e III
	 
	em todas as assertivas
	
	Apenas nas assertivas II e III
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603959258)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa correta e indique o fundamento legal do ECA: Sobre a possibilidade de colocação da criança em família substituta, é possível afirmar que:
	
	
	Não é possível a colocação da criança em família substituta.
	
	Dentre os critérios para colocação da criança em família substituta, não deve ser considerada a opinião da criança;
	
	O estado de miserabilidade dos pais é suficiente para destituição do poder familiar;
	
	Trata-se de medida excepcional que só pode ocorrer na modalidade de adoção;
	 
	É possível a colocação da criança em família substituta através da adoção;
	
��
Gabarito Coment.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201603959338)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo o ECA, um casal estrangeiro, residente ou domiciliado fora do Brasil, que deseja formular pedido de colocação em família substituta de criança brasileira somente poderá fazê-lo através de:
	
	
	Internação
	
	Abrigamento
	
	Guarda.
	 
	Adoção
	
	Tutela
	
��
Gabarito Coment.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201603452251)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo a Constituição Federal do Brasil a idade mínima permitida para que o menor possa trabalhar na condição de aprendiz é:
	
	
	12 anos
	
	13 anos
	
	11 anos
	 
	14 anos
	
	10 anos
	
��
Gabarito Coment.
��
Gabarito Coment.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201603986827)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O Estatuto da criança e do adolescente prevê vários direitos fundamentais voltados à infância e a juventude, dentre eles o Direito à Educação. Analise as assertivas a seguir: I - O poder público estimulará pesquisas, experiências e novas propostas relativas a calendário, seriação, currículo, metodologia, didática e avaliação, com vistas à inserção de crianças e adolescentes excluídos do ensino fundamental obrigatório. II - No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura. III - Os municípios, com apoio dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude. Sobre o disposto pelo ECA em relação ao direito à Educação e considerando as assertivas analisadas, assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	São corretas as afirmativas II e III.
	
	Somente a afirmativa II está correta.
	 
	São corretas as afirmativas I e II.
	
	São corretas as afirmativas I e III.
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
��
Gabarito Coment.
��
Gabarito Coment.
��
Gabarito Coment.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201604492732)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	As entidades destinadas a desenvolver programas de acolhimento familiar ou institucional estão vinculadas aos princípios e às regras contidas no ECA. Analise as seguintes assertivas: I - O dirigente de entidade que desenvolve programas de acolhimento familiar ou institucional é equiparado ao guardião, para todos os efeitos de direito, podendo ser destituído, sem prejuízo da apuração de sua responsabilidade administrativa, civil e criminal, caso descumpra as disposições legais II - Os dirigentes de entidades que desenvolvem programas de acolhimento familiar ou institucional remeterão à autoridade judiciária, no máximo anualmente, relatório circunstanciado acerca da situação de cada criança ou adolescente acolhido e sua família III - As entidades que mantenham programa de acolhimento institucional poderão, em caráter excepcional e de urgência, acolher crianças e adolescentes sem prévia determinação da autoridade competente, fazendo comunicação do fato em até 24 horas ao Juiz da Infância e da Juventude, sob pena de responsabilidade É correto o que se afirma:Apenas nas assertivas I e III
	 
	Apenas nas assertivas I e II
	
	em nenhuma das assertivas
	
	em todas as assertivas
	
	Apenas nas assertivas II e III
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201603986861)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Analise as alternativas a seguir sobre o tema Entidades de atendimento previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	Os planos de aplicação e as prestações de contas serão apresentados sempre ao estado independentemente da origem das dotações orçamentárias.
	
	A cassação de registro é uma sanção aplicável somente às entidades governamentais.
	
	O procedimento de apuração de irregularidade m entidade de atendimento terá início exclusivamente por portaria do Ministério Público.
	 
	As entidades de atendimento governamentais e não-governamentais serão fiscalizadas pelo Judiciário, pelo Ministério Público e pelos Conselhos Tutelares.
	
	A advertência é uma medida aplicável às entidades de atendimento governamentais, porém não aplicável às entidades não-governamentais.

Continue navegando