Buscar

construção civil

Prévia do material em texto

2
UNIÃO DE ENSINO DO SUDOESTE DO PARANÁ –UNISEP
FACULDADE EDUCACIONAL DE FRANSCISCO BELTRÃO –FEFB
ENGENHARIA CIVIL
NERIELLY DALLAZEM
RESUMO CANTEIRO DE OBRAS
CONSTRUÇÃO CIVIL
FRANSCISCO BELTRÃO
2018
1. PLANEJAMENTO DO LAYOUT DE CANTEIROS DE OBRAS:
APLICAÇÃO DO SLP (SYSTEMATIC LAYOUT PLANNING)
O desempenho de uma obra para ser considerado eficaz deve-se ter um planejamento de espaços de acordo com movimentação de pessoas e materiais que estarão neste meio. 
Por isso é tão importante um layout para o canteiro de obras, onde tem como principal objetivo utilizar os espaços disponíveis dentro da obra para uma produtividade que não gere desperdício de materiais, Mao de obra e tempo.
Sabe-se que um arranjo físico para ser eficiente deve existir simplificação, minimização de custos para movimentar os materiais, apresentar caminhos onde gere uma rotatividade alta durante o processo de trabalho, precisa apresentar segurança para as pessoas que estejam trabalhando ou realizando alguma função dentro do canteiro e ate mesmo aos redores e assim evitar investimentos desnecessários.
Existe um sistema chamado SLP (Systematic Layout Planning) que realiza esse projeto de arranjo físico. Ele apresenta fases como sua estrutura, e essas fases seguem uma seqüência onde constam informações sobre produto,quantidade,roteiro serviços de suporte e tempo. Este sistema foi implantado em uma obra de Fortaleza onde apresentou ótimos resultados e assim foi padronizado.
Na construção civil cada etapa exige-se uma seqüência como exemplo: terraplanagem, demarcação da construção, fundações, vigas,lajes, paredes e assim por diante; onde esses serviços devem ser interligados e exigem-se uma demanda de tempo.
Os princípios básicos desse sistema são: 
Economia do movimento onde visa diminuir o deslocamento dos operários no transporte de materiais, equipamentos e afins.
Fluxo progressivo que visa direcionar fluxo de produção sempre no sentido do produto acabado.
Flexibilidade que propicia ao conjunto produtivo opções e facilidades de mudanças posteriores a implantação do PL.
Integração que visa integrr as células produtivas no sentido do inter-relacionamaento
Uso do espaço cúbico onde deve-se conhecer as necessidades de espaço nos vários planos.
Satisfação e segurança para motivar os operários e melhorar as condições de higiene e segurança dentro da obra
As informações necessárias para elaborar um projeto de layout devem ser:
Projetos e compatibilizações, cronogramas, especificações técnicas, definição da aquisição de argamassa pronta ou não,produtividade dos operários, estudo inter-relacionamento dos trabalhadores, definição equipe técnica,endereço da obra, fornecimento de água, luz entre outras. 
O próximo passo é realizar a carta de interligações preferências onde tem-se:
1)Descrição todas as atividades
2)Características do terreno/prédio e estabelecer operações produtivas
3)determinar as interligações entre cada par de atividades e as razões para isso de acordo com conhecimento profissional de quem executa e discussões em grupo dos operários.
4)colocar todos os dados na carta, pois ela é a base principal.
Com o conhecimento desse sistema pode-se ver que existe uma grande ferramenta de otimização para o canteiro de obras, que auxilia na eficiência dos processos existentes dentro da obra e ate mesmo controlando o tempo gasto com os mesmos. Percebe-se que com um bom layout o tempo gasto com transporte de materiais aumenta a produção e o operário passa mais tempo no seu posto de trabalho. Rendimento da obra aumenta mais que o esperado.
2. PROPOSTA DE UMA METODOLOGIA PARA O PROJETO DO CANTEIRO DE OBRAS
Nesta metodologia tem-se por objetivo unificar os projetos do produto quanto o da produção e neles devem estar contendo os programas de necessidades,estudo preliminar, anteprojeto e projeto executivo para um melhor desempenho.
O programa de necessidades deve tender qual estratégia será utilizada para atender objetivos de prazo, custo, qualidade e produtividade definido-se as metas para a produção.
O estudo preliminar tanto para o produto quanto para a produção serve para definir como será o processo construtivo e como serão iniciadas as atividades todas ligadas ao programa de necessidade para atender os prazos, valores etc.
A fase do anteprojeto define-se os cronogramas e alocação dos recursos, fases do canteiro, transportes, e também as fases presentes no canteiro de obra apresentando soluções com eficiência seguindo o planejamento determinado.
E por fim o projeto executivo onde será realziado o detalhamento do produto, abrangendo revisão do cronograma das fases do canteiro, alternativas de transportes, anteprojeto e através de um estudo aprofundado fazer com que todas as metas se compatibilizem e aperfeiçoar no desenvolvimento de cada etapa.
A organização com tais etapas é de fundamental importância dentro de um canteiro de obra, pois não adianta ter um plano de construção sendo que as etapas não estejam compatibilizadas e fazendo com que fique uma parte fora ou uma meta que não consiga ser realizada.
Isso resulta dentro de cada empresa na sua competitividade e desempenho em função das demais concorrentes. Sem contar que para um canteiro o índice de aproveitamento estaria superior á alguns pequenos estudos.
3. SEGURANÇA NO TRABALHO EM UM CANTEIRO DE OBRAS:
PERCEPÇÕES DOS OPERÁRIOS E DA GERÊNCIA

Continue navegando