Buscar

Resumo sobre Av2 e Av3 de Antropologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av2 2017
Temas relevantes
Diferença entre os diversos tipos de conhecimento: senso comum, religioso, filosófico e científico.
As características centrais do renascimento – o humanismo, a racionalidade científica e tecnológica. A era dos modernos. A revolução no campo do conhecimento. A crise do pensamento cristão. A distinção entre razão e fé. A formação da burguesia e a luta contra o antigo regime. 
O iluminismo – princípios e programa de ação. A nova racionalidade, o contrato social e a sociedade civil, soberania absolutista x soberania da propriedade privada. O método científico: raciocínio e demonstração. O lugar da experiência. 
A revolução industrial e a revolução francesa. 
O positivismo. O evolucionismo. A sociedade capitalista e o imperialismo. 
Darwinismo social. Racismo científico e Eugenia.
A formação do saber antropológico. Distinção entre ciências naturais e ciências sociais. A relação sujeito – objeto. A noção de cultura e seus autores. Etnocentrismo e relativismo. A passagem da natureza para a cultura. Determinismos: biológico e geográfico. A antropologia culturalista e a abordagem etnográfica. A antropologia de gabinete. A antropologia do estudo de campo. A cultura e seus significados. Particularismos e lugar da diversidade humana. Sociedades e vida cotidiana. 
Os clássicos da sociologia
Comte e a lei dos três estados. A superação do conflito social e o papel da educação. O empréstimo de paradigmas das ciências naturais. O monismo epistemológico. Ordem e progresso. 
Durkheim – O organicismo. Evolucionismo e espécies sociais. A sociologia positivista. A noção de fato social. As instituições sociais. A consciência coletiva. Fato social normal, patológico e anomia. Divisão do trabalho social. Solidariedade mecânica e orgânica. A sociologia estatística. 
Marx – Modo de produção. A propriedade privada. Contradições e luta de classes. Alienação e ideologia. O processo produtivo. Trabalho parcelar. Força de trabalho, mais-valia ,salário e mercadoria. O trabalho concreto. Expropriação e exploração do trabalho humano. Forças produtivas e relações de produção. Relações sociais e inserção de classe social. Estado. Estado ampliado. Hegemonia e contra-hegemonia. A luta no campo ideológico e formação do processo de conscientização. Práxis, emancipação, autonomia e liberdade. A educação integral x a educação para o trabalho.
Weber. Acionismo social. A noção de particularismos históricos. A noção de Ethos e as orientações culturais. A noção de tipo ideal como hipóteses de orientação para a investigação da realidade. A construção social da realidade. A noção de ação social. Tipologias da ação social. A noção de relação social. A noção de dominação. Poder e legitimidade. Os tipos de dominação: racional-legal, tradicional e carismática. A educação em Weber. A pedagogia do treinamento e a modelagem social e produtiva via burocracia capitalista. A pedagogia do cultivo e as tradições. A formação do carisma.

Outros materiais