Buscar

APOL 1 E 3 ETICA E DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL 1 
Questão 1/5 - Ética Profissional do Serviço Social
O enunciado a seguir trata-se da concepção de ética trabalhada no texto disponibilizado na rota de estudos da disciplina Ética Profissional do Serviço Social. Leia o enunciado e preencha a lacuna com o termo correto.
“A ética é definida como uma capacidade do ser humano posta pela atividade vital do ser social” (Barroco, 2008, p. 19). “é a referência de princípios e valores que estabelecem parâmetros das relações do ser humano na vida ......................., portanto, Ética é a maneira como os seres humanos vivem, se relacionam e buscam justificar costumes e preceitos perante a sociedade”.
De acordo com o texto a palavra que completa a lacuna é:
Nota: 20.0
	
	A
	Moral
	
	B
	Social
Você acertou!
Essa é a resposta correta, pois a o conceito de ética trabalhado no texto diz respeito às relações sociais.
	
	C
	Adulta
	
	D
	Material
Questão 2/5 - Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social
Leia o texto:
O surgimento do homem na pré – história é um dos mais impressionantes mistérios da natureza, que traz consigo grandes transformações, além de descobertas importantes que proporciona ao homem relevantes mudanças em sua vida material. Duas delas faz com que se evidencie a diferença entre o homem e os animais.
 
Com base nos estudos feitos nos conteúdos dos textos, e no acompanhamento das aulas. Assinale, dentre as alternativas que seguem, aquela que representa esta diferença.
Nota: 20.0
	
	A
	Fabricação de ferramentas de trabalho e o fogo.
Você acertou!
A fabricação de ferramentas ainda que rudimentares, e a importante descoberta do fogo, trouxe significativas conquistas e mudanças para o homem, fazendo com que ele se diferenciasse do animal.
	
	B
	A caça e a pesca
	
	C
	A pesca artesanal
	
	D
	A caça e a descoberta do fogo
Questão 3/5 - Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social
Considerando o conteúdo abordado em aula, escolha a alternativa que completa a frase abaixo:
 “Este tipo primitivo de produção coletiva ou cooperativa está claro, como consequência…” 
Nota: 20.0
	
	A
	Das necessidades individuais
	
	B
	Do incremento da pesca
	
	C
	Da debilidade do indivíduo isolado, e não da socialização dos meios de produção.
Você acertou!
Com a evolução o incremento da pecuária e agricultura, o homem deixa de viver isolado, e ser nômade, se fixando em determinada região, necessitando assim de se organizar, ainda pelas questões de viver isolado e não por pelos meios de produção
	
	D
	Da preocupação em dividir o que era produzido.
Questão 4/5 - Ética Profissional do Serviço Social
Sobre o conceito de práxis trabalho na disciplina, analise as assertivas abaixo.
I.Segundo o Dicionário Marxista, a práxis diz respeito ao desenvolvimento de “atividades livres, universais, criativas e autocriativas, por meio da qual o homem cria (faz, produz) e transforma (conforma) seu mundo humano e histórico a si mesmo”.
II.A práxis não tem como objetivo somente a matéria, ela supõe também formas de interação cultural social.
III. A práxis pode transformar o próprio ser humano, na mesma medida em que atua na natureza; quando transformada, produz e transforma o próprio ser.
IV. A prática profissional se materializa nas relações sociais e se particulariza no processo histórico, embora esteja dissociada da realidade.
Está correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II.
	
	B
	I, II, IV.
	
	C
	I, II, III.
Você acertou!
Conforme conteúdo disponibilizado, a práxis apresenta diversas características, como as elencadas nas diferentes alternativas. Porém, ao ser relacionada com a prática profissional, não há que se falar em dissociação da realidade, como proposto na alternativa errada. A aproximação com a realidade, bem como, a materialização das relações sociais e particularização do processo histórico são elementos constitutivos da prática profissional.
	
	D
	II, III.
Questão 5/5 - Ética Profissional do Serviço Social
Leio o enunciado para responder a questão.
“Compreendida como modo de ser socialmente determinado, a ética tem sua gênese no processo de autoconstrução do ser social”. 
Com base no texto assinale a alternativa que NÃO tem relação com o processo de autoconstrução do ser social.
Nota: 20.0
	
	A
	O ser social nasce da natureza e suas capacidades essenciais são construídas por ele no seu processo de humanização.
	
	B
	No processo histórico são tecidas as possibilidades de o ser humano comportar-se como ser ético, o animal que se relaciona com a natureza por meio do instinto.
	
	C
	O ser social constrói mediações articuladas
	
	D
	É possível pensar a autoconstrução do ser social sem considerar a relação do homem com a natureza.
Você acertou!
Esta é a alternativa que não tem relação com o processo de autoconstrução do ser social é a “D”, pois o ser social só existe se considerarmos a relação do homem com a natureza.
APOL 3
Questão 1/5 - Ética Profissional do Serviço Social
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 3, sob o tema “O cotidiano profissional”, analise as assertivas abaixo e marque V para Verdadeiro e F para Falso:
(  ) Os desafios cotidianos para o Serviço Social encontram-se presentes nas relações individuais de cada profissional;
(  ) A partir da compreensão ética teremos conhecimento dos limites e possibilidades do fazer profissional na atualidade, passando por um momento histórico de modernidade, considerando suas dimensões sociais, político-econômica e cultural, precisamos nos remeter ao entendimento da concepção de sociedade.
(  ) Vivemos numa sociedade capitalista de produção e de relações sociais que fundamentam-se na divisão social do trabalho e na constituição de classes sociais. Portanto, a partir das relações sociais, o/a assistente social volta a sua prática para legitimação do sistema vigente;
(  ) Compromisso do Assistente Social encontra-se assumido no código de ética da profissão, o qual prevê que “o/a profissional tenha visão crítica, de tal forma que lhe possibilite certa compreensão da totalidade.
 
Assinale a alternativa que preenche corretamente as assertivas acima:
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, F, V;
	
	B
	F, V, V, F;
	
	C
	F, V, F, V;
Você acertou!
Resposta correta letra C, por ser a única que preenche corretamente as assertivas acima.
	
	D
	V, F, V, F.
Questão 2/5 - Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social
A modernidade instituiu um novo modelo explicativo do real, fundado no primado da razão Se institui, um novo modelo de se explicar o real, instituído pela razão.
Considerando o texto a cima e os conteúdos abordados em aula. Aponte o filosofo vai aprimorar as ponderações acerca das probabilidades da razão. Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Karl Marx
	
	B
	Immanuel Kant
Você acertou!
Este modo de pensamento se encontra na base do projeto epistêmico da herança racionalista instituída por Descartes e da probabilidade empirista iniciada por Francis Bacon. Contudo o alemão Immanuel Kant filosofo   quem vai aprimorar as ponderações acerca das probabilidades da razão na coordenação e forma de sistematizar os dados experenciados de forma mais científica.
	
	C
	Georg Wilhelm Friedrich Hegel
	
	D
	Michel Foucault
Questão 3/5 - Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social
Na década de 1960 se segue o golpe militar, e a instalação do Estado autoritário. O pais opta pelo crescimento econômico acelerado, com fontes de investimento externo, fundadas no desenvolvimento com abertura do pais ao capital monopolista.
De acordo com o texto, e os conteúdos abordados nas aulas, assinale a alternativa que traz as consequências destas transformações econômicas.
Nota: 20.0
	
	A
	Década de 70 marcado pelo surgimento das políticas salariais, e o incremento das políticas de proteção.
	
	B
	O governo populista marcado neste período da década de 60 priorizou o desenvolvimento das políticas de proteção
social.
	
	C
	A otimização da exploração da classe operaria, o aumento da desigualdade se concretizam nas décadas de 1960 e 1970, necessitando uma ampliação e atualização do sistema de proteção social no pais.
Você acertou!
Comentário: A otimização da exploração da classe operaria, o aumento da desigualdade se concretizam nas décadas de 1960 e 1970, necessitando uma ampliação e atualização do sistema de proteção social no pais.
	
	D
	A ditadura militar, a conjuntura política econômica do pais nas décadas de 80 e 90 fortalece o neoliberalismo.
Questão 4/5 - Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social
O capitalismo no Brasil foi marcado por alguns aspectos importantes  o primeiro deles  foi o desenvolvimento da indústria  local  em consequência da primeira guerra mundial, depois as atividades industriais surgem da expansão agroexportadora do café.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas assinale a alternativa que aponta o surgimento do capitalismo que no Brasil, conhecido como:
Nota: 20.0
	
	A
	Capitalismo cafeeiro
	
	B
	Capitalismo agroexportador
	
	C
	Capitalismo Imperial
	
	D
	Capitalismo Tardio
Você acertou!
Comentário: O atraso do processo de industrialização no país como componente central para a sua compreensão.  O surgimento das atividades industriais está ligado, de acordo com essa interpretação, à expansão das atividades agroexportadoras do café.
Questão 5/5 - Ética Profissional do Serviço Social
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 3, sob o tema “O Serviço Social e a Ética”, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
I – Na atual conjuntura, convém destacar a importância do exercício profissional estar baseado nas perspectivas preconizadas no código de ética, atento as transformações contemporâneas;
II – Caso o fazer profissional não esteja embasado eticamente, todo o saber, o conhecimento teórico-metodológica, mesmo assim podemos legitimar nosso fazer profissional embasados em nossos princípios individuais;
III – É de suma importância que no momento da atuação, cada profissional tenha zelo pelos seus princípios éticos morais, atuando na defesa intransigente pela sociedade, no seu objeto de trabalho que é a questão social;
IV – Sob a ótica dos autores Paiva, Netto, Barroco, Silva & Sales (2012 p. 200) falar da ética profissional é se reportar a dar uma “resposta consciente de uma categoria profissional às implicações ético-políticas de sua intervenção, indicando um dever ser no âmbito de determinada projeção social.”
 
Assinale a alternativa correta;
Nota: 20.0
	
	A
	I, III e IV estão erradas;
	
	B
	I e II estão corretas;
	
	C
	I, III e IV estão corretas;
Você acertou!
Resposta correta letra C, por ser a alternativa correta.
	
	D
	Apenas a IV está correta.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais