Buscar

AVALIANDO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

aliando Aprend.: CCJ0001_SM_201408355019 V.1 
	Aluno(a): MICHELE DE SOUZA OLIVEIRA TINOCO
	Matrícula: 201408355019
	Desemp.: 0,2 de 0,5
	10/04/2018 14:24:35 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201411143751)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Segundo o conceito antropológico de cultura, indique qual das alternativas expressa uma visão etnocêntrica:
		
	 
	Os índios, muitas vezes, resistem a fazer parte da sociedade de classes.
	 
	Os índios são seres pouco inteligentes, porque não desenvolveram o pensamento científico como os brancos.
	
	Os índios apresentam formas de família diferentes dos padrões ocidentais.
	
	Os índios são possuidores de um saberes específicos em relação à culinária e à medicina.
	
	Os índios possuem saberes diferentes dos brancos, mas nem por isso podem ser considerados inferiores.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201411144120)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Leia o texto a seguir e responda à questão abaixo. "Nas regiões da Índia, onde os casos de crianças-lobos foram relativamente numerosos, descobriram-se, em 1920, duas meninas - Amala e Kamala de Midnapore - que viviam numa família de lobos. A primeira, a mais nova, morreu um ano depois; a segunda, Kamala, que deveria ter uns oito anos, viveu até fins de 1929. Segundo a descrição do reverendo Singh que as recolheu, elas nada tinham de humano, e o seu comportamento era exatamente semelhante ao dos pequenos lobos, seus irmãos: incapazes de permanecerem de pé caminhavam a quatro patas, apoiadas nos cotovelos e nos joelhos para percorrem pequenos trajetos e apoiadas nas mãos e nos pés, quando o trajeto era longo e rápido; apenas se alimentavam de carne fresca ou putrefata, comiam e bebiam como os animais, acocoradas, com a cabeça lançada para a frente, sorvendo os líquidos com a língua. Passavam o dia escondidas e prostradas, à sombra; de noite, ao contrário, eram ativas e davam saltos, tentavam fugir e uivavam, realmente, como os lobos. Nunca choravam ou riam, característica que se encontra em todas as crianças selvagens. Reintegrada na sociedade dos homens onde viveu oito anos, Kamala humaniza-se lentamente, mas, note-se, sem nunca recuperar o atraso: passaram seis anos antes de conseguir caminhar na posição ereta. Na altura da morte apenas dispõe de umas cinquenta palavras. Contudo, se esses progressos são lentos, são também contínuos e realizam-se simultaneamente em todos os setores da sua personalidade. Surgem atitudes afetivas: Kamala chora, pela primeira vez, quando morre a irmã, torna-se, pouco a pouco, capaz de sentir afeições pelas pessoas que cuidam dela, especialmente pela senhora Singh; sorri quando lhe falam. A sua inteligência desperta também; consegue se comunicar com as outras pessoas, por meio de gestos, gradualmente reforçados com algumas palavras simples de um vocabulário rudimentar; consegue compreender e executar ordens simples, etc. No entanto, a dar crédito a outro observador, o bispo Pakenham Walsh, que viu Kamala seis anos depois de ser encontrada, a criança não tomava qualquer iniciativa de contato, nunca utilizava espontaneamente as palavras que aprendera e, especialmente, mergulhava numa atitude de total indiferença mal as pessoas deixavam de a solicitar" (REYMOND-RIVER. O Desenvolvimento Social da Criança e do Adolescente. Lisboa: Aster, 1977, adaptado). Escolha a alternativa que melhor explica a história de Kamala:
		
	
	Assim como em todas as espécies animais, o bebê humano, mesmo separado de seu grupo de origem, apresentará as mesmas atitudes de seus semelhantes.
	
	O ser humano não necessita de aprendizado para adquirir a maior parte de suas formas de comportamento.
	 
	Para se tornar humano, o homem tem de aprender com seus semelhantes uma série de atitudes que jamais poderia desenvolver no isolamento.
	
	Um homem, criado longe de outros seres de sua espécie, é capaz de se humanizar e desenvolver aptidões e reações para interagir com seus semelhantes.
	 
	São verdadeiras as histórias de heróis, como Rômulo e Remo, Tarzan e Mogli, que apresentam comportamentos compatíveis com os demais seres humanos, mesmo sendo criados por outros animais.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201411143296)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(UNESP) A pesquisa e a produção de informações realizadas pelo sociólogo estão baseadas em um compromisso científico com a realidade social. A divulgação pública da pesquisa e da produção de informações deve ser:
		
	
	correta, sem no entanto haver grandes aprofundamentos técnico-científicos e teórico-metodológicos, pois o povo não entenderia.
	
	filtrada ideologicamente, pois pode acarretar maiores conflitos sociais.
	 
	precisa e correta, sobretudo porque o cidadão tem o direito à informação.
	
	filtrada politicamente pela classe social detentora do poder e depois transmitida à população.
	
	precisa, no entanto deixando de lado questões polêmicas. Estas devem ser transmitidas apenas às agências de financiamento da pesquisa
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201411143991)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A ideia criacionista relacionada à origem do ser humano predominou nas sociedades ocidentais cristãs até o século dezenove. Depois de algum tempo de estudos o cientista Charles Darwin lançou o livro "A origem das espécies", no qual propôs:
		
	
	A seleção
	
	A patologia humana
	
	O cristianismo
	
	O reforço do criacionismo
	 
	O evolucionismo
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201411143307)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Para que serve a cultura organizacional? ¿No fundo é a cultura que define a missão e provoca o nascimento e o estabelecimento dos objetivos da organização¿ (CHIAVENATO, 2005). A Cultura precisa ser alinhada a outros aspectos das decisões e ações da organização como: liderança, planejamento, organização, direção e controle para que se possa conhecer e agir melhor nas empresas. Sobre o conceito de CULTURA é correto afirmar que: I. Cultura é um sistema desordenado de significados e símbolos II. A partir da sua cultura, os indivíduos definem seu mundo, revelam seus achados e fazem seus julgamentos. III. Cultura é um padrão de significados, transmitidos historicamente, incorporados em formas simbólicas. IV. Através da sua cultura, os homens comunicam-se, perpetuam-se, desenvolvem conhecimentos sobre a vida. V. Cultura é um conjunto de dispositivos genéticos que atua no controle do comportamento do homem. Estão corretas:
		
	 
	Somente as alternativas II, III e IV.
	
	Somente as alternativas II, IV e V .
	
	Somente as alternativas I, II e III.
	
	Somente as alternativas IV e V .
	 
	Somente as alternativas III e IV .

Continue navegando