Buscar

DPC Subjetividade Privatizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Julia Santos Vieira
Universidade do Sul de Santa Catarina
Matéria: Desenvolvimento da Psicologia como Ciência
Professora: Valdirene Bruning
Atividade de discussão do Texto “Precondições socioculturais para o aparecimento da Psicologia no Séc. XIX”
01) Defina Subjetividade Privatizada de acordo com o texto e explique o surgimento dessa noção na sociedade.
R: Subjetividade Privatizada é a liberdade de escolhas pessoais, experiências e concepções próprias, nossos desejos e vontades. Historiadores mostram que essas formas de pensarmos e sentirmos não são universais e só se desenvolvem e difundem amplamente numa sociedade com determinadas características com a possibilidade de manter a prioridade do nosso mundo interno, no caso pensamentos, sentimentos, conhecimento e subjetividade. 
02) Segundo os autores, a subjetividade privatizada entra em crise com o surgimento da Revolução Francesa/Ideologia Liberal e com a consolidação do Capitalismo. Explique como isso ocorre. 
R: Enquanto a subjetividade privatizada não está sendo contestada (e o liberalismo e o Romantismo não a contestam, pelo contrário, a afirmam como dado inquestionável) não há como fazer ciência psicológica. A subjetividade privatizada entra em crise quando se descobre que a liberdade e a diferença são, em grande medida, ilusões, quando se descobre a presença forte, mas sempre disfarçada, das disciplinas em todos as esferas da vida. O sujeito moderno teria se constituído nessa passagem e sua crise viria a se consumar no final do século XIX.
03) Explique o que é o regime disciplinar, aponte sua função na sociedade e cite exemplos de agências de controle social na atualidade.
R: Regime disciplinar é o sistema que envolve a elaboração e aplicação de técnicas científicas de controle social e individual, impondo padrões e controles as condutas, imaginação e sentimentos. 
Exemplos de agências de controle social na atualidade: escolas, fábricas, prisões, hospitais, meios de comunicação em massa.
04) Analise o trecho do texto a seguir e explique de que forma as agências de controle social conciliam essas duas questões (padrões de controle X crença na liberdade individual). 
“Embora essas Disciplinas reduzam em muito efetivamente o campo de exercício das subjetividades privatizadas, impondo padrões e controles muito fortes às condutas, à imaginação, aos sentimentos, aos desejos e às emoções individuais, faz parte de seu modo de funcionamento dissimular-se, esconder-se, deixando-nos crer que somos cada vez mais livres, profundos e singulares. É claro, porém, que vai se instalando um certo mal-estar e vão se criando condições para a suspeita dos homens em relação a si mesmos.”
R: As agências de controle social conciliam as questões de liberdade individual e padrões de controle reduzindo o campo de exercício das subjetividades privatizadas, impondo padrões e controles muito fortes as condutas, imaginação, aos sentimentos. Faz parte de seu modo de funcionamento dissimular-se, esconder-se, deixando nos ares que somos cada vez mais livres, profundos e singulares.
05) Para que e com que finalidades as grandes agências de controle social se interessam pela Psicologia Científica?
R: Se interessam pois precisam educá-los de forma eficaz, treiná-los, relacioná-los e em todas essas questões se expressa o reconhecimento de que existe um sujeito individual e a esperança de que é possível padronizá-lo segundo uma pesquisa.

Outros materiais