Buscar

Caso concreto 6

Prévia do material em texto

Caso Concreto 6
Questão discursiva:
O conhecimento científico opõe-se ao senso comum e seu ideal está baseado na concepção segundo a qual a ciência é uma representação da realidade tal como ela é em si mesma. Acredita-se, portanto, em uma objetividade, isto é, um conhecimento que procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas. Nesse sentido, a corrente positivista comtiana buscou relacionar as ciências naturais com a Sociologia emergente do século XIX, com o propósito de legitimar definitivamente a Sociologia como ciência. Tendo como norte esta perspectiva: 
(I) Explique como Comte concebeu a ciência da sociedade. 
Resposte. 
Para Augusto Comte a sociedade era vista como um organismo vivo e deveria ser representada como ela realmente é organizada, dando a possibilidade de estudá-la do posto de vista científico. Desta forma, a sociedade obedecia uma coerência, passando pelas fases do teológico, metodológico e por fim o positivismo. O positivismo obedecia a ciências naturais, que por sua vez podia prever para prover, gerando objetividade na estrutura social. (a primeira a definir precisamente o objeto, que estabelece uma metodologia de investigação)
II) De acordo com a Lei dos Três Estados aponte as fases pelas quais podem passar as sociedades humanas, descrevendo suas características principais.
Resposta.
Comte acreditava que a humanidade passou por três estágios de evolução, cultural e de desenvolvimento intelectual, sendo eles o Teológico, metafísico e o positivo. 
Teológico: explica os fatos por meio de vontade análogas à nossa vontade, está estado evolui ao fetichismo, politeísmo e ao monoteísmo. 
Metafísico: são igualmente metafísicas as tentativas de explicação dos fatos biológicos que partem do “princípio vital”, assim como as explicação das condutas humanas que partem da noção de “alma”. Substitui os deuses por princípios abstratos como “o horror do vazio” por longo tempo atribuído à natureza. 
Positivo: O conhecimento das leis positivas da natureza nos permite, com efeito, quando um fenômeno é dado, prever o fenômeno que se seguirá e, eventualmente agindo sobre o primeiro, transformar o segundo. (Ciência donde previsão, previsão donde ação). Sendo assim, é aquele em que o espírito renuncia a procurar os fins últimos é procura responder aos últimos porquês. 
Questão de múltipla escolha: 
De acordo com Auguste Comte existem dois movimentos sociais responsáveis pela evolução da sociedade. Um deles é responsável pela conservação e preservação da organização social e o outro pelas transformações e mudança da estrutura social. Esses dois movimentos correspondem, respectivamente à: 
Resposta.
b) Ordem social e estática social.

Continue navegando