Buscar

Metodologia de trabalho cientifico

Prévia do material em texto

Metodologia de trabalho cientifico:
3 eixos básicos: 
Ciência.
Pesquisa.
Trabalhos acadêmicos.
Conceito de ciência:
É o conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodologicamente sistematizados ou verificáveis. Assim verificamos que a ciência é o conjunto de conceitos racionais extraídos da razão humana, que é a capacidade humana de pensar.
Classificação de ciências:
Exatas: A principal característica das carreiras e dos profissionais da área.
Biológicas: a vida é estudada desde a sua escala atômica, na biologia molecular, até a taxonomia que classifica as espécies.
Humanas - ciências que têm o ser humano como seu objeto de estudo ou foco.
Sociais / aplicadas – são ciências que se preocupam com o estudo dos mecanismos da sociedade como um todo.
Métodos científicos:
Referencial teórico: resumo de discussões já feitas por outros autores sobre determinado assunto, servindo como embasamento para o desenvolvimento de um tema específico.
Empirismo:  é uma doutrina filosófica que defende a ideia de que somente as experiências são capazes de gerar ideias e conhecimentos.
Racionalismo: é a corrente de pensamento que privilegia o pensamento, o uso da razão, para a solução dos problemas que se apresentam ao filosofo.
Positivismo: é a corrente teórica sociológica nascida das reflexões de Augusto Comte, que valorizava as ciências acima dos conhecimentos cotidianos, do conhecimento cientifico e do conhecimento religioso.
Marxismo: é uma corrente nascida das reflexões de Karl Marx e Friedrich Engels, utilizando como base o pensamento socialista, o pensamento econômico da política inglesa.
Fenomenologia: é o estudo dos fenômenos. 
Funcionalismo: procura explicar os aspectos da sociedade em termos de funções que são realizadas pelas diversas instituições sociais e quais as consequências disso para sociedade como um todo.
Estruturalismo: nesse viés teórico nunca se analisa um indivíduo separado, parte-se do todo para se analisar a parte.
Comportamentalismo: É o conjunto de teorias psicológicas que consideram que o comportamento como o melhor e mais adequado objeto de estudo da Psicologia.
Teoria sistêmica: O pensamento sistêmico nasceu da contribuição de vários autores, em várias áreas de estudo, que, somados, trouxeram novas hipóteses e possibilidades de análise.
Método indutivo: (é o conjunto de regras básicas utilizadas em uma investigação cientifica, para obter os resultados mais confiáveis possíveis.
Observação (casos particulares) - hipótese- experimentação- visa confirmar – infirma ou confirma.
Indutivo: parte do particular ou individual para o geral, então podemos dizer que ele é um procedimento generalizador.
Dedutivo: é exatamente o contrário do método indutivo. Ele parte de argumentos gerais para os argumentos particulares. 
Observação- faça uma pergunta- formule uma hipótese- conduza uma experiência- aceite a hipótese ou rejeite a hipótese.
Hipotético-dedutivo: utiliza o procedimento racional que transita do geral para o particular, advindo do método dedutivo e o procedimento experimental advindo do método indutivo. Ou seja, ele tenta conjugar o melhor dos dois métodos. Definido o problema que será pesquisado, o pesquisador elege o conjunto de proposições hipotéticas que acredita serem viáveis como estratégia de abordagem para se aproximar do objeto. 
Problema – investigação de base- construção de hipótese- teste com experiência – analise dos resultados (conclusões)- hipótese é verdadeira ou falsa – relatório com os resultados.
Dialético: Baseado em Hegel e Marx, a dialética é um processo dinâmico de pensar o objeto, na qual a tese era a pretensão de verdade (correspondente ao real), a antítese era a tese negada e a síntese, que era o contraponto entre a tese e a antítese era uma nova tese. 
Tese (preposição)- Antítese (oposição)- Síntese (conclusão).
Sistêmico: Os sistemas são conjuntos de elementos inter-relacionados, nos quais a interação é ordenada e não caótica. Essa interação é um processo de influência recíproca entre os elementos que estão dentro do sistema e os elementos que estão fora do sistema. 
Métodos auxiliares ou de abordagem: são uma forma de organização da pesquisa que visa operacionalizar tudo aquilo que você quer externalizar com o seu trabalho. A função é exatamente auxiliar o método científico escolhido, para obter melhores resultados.
Experimental: também chamado de método empírico, é uma situação na qual o objeto de estudo é submetido a uma situação controlada de pesquisa para poder verificar se as hipóteses levantadas em relação a ele se confirmam ou não.
Ideia- pergunta- experiência-resultado e conclusões- novas dúvidas- pergunta.
Estatístico: é um método de recolhimento de tratamento de dados, organizando-os na forma matemática, para poder ser analisados, e, de certa forma, comparados, ou seja, é o método de tirar conclusões e efetuar predições com base nos dados coletados estatisticamente. 
Histórico: é aquele que coloca o objeto de pesquisa sobre a perspectiva histórica.
Comparativo: ada mais é do que confrontar dois objetos levando em consideração seus atributos. Analisa-se semelhanças e diferenças, inferioridade, superioridade ou igualdade de um elemento em relação a outro.
Pesquisa: Pesquisa é um procedimento intelectual em que o pesquisador tem como objetivo adquirir conhecimentos por meio da investigação de uma realidade e da busca de novas verdades sobre um fato (objeto, problema).
Tipos de pesquisa: 
Pesquisa exploratória: visa explorar um determinado objeto ou coisa ou problema de pesquisa.
Pesquisa explicativa: identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos.
Pesquisa descritiva: tem por objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno.
Pesquisa bibliográfica:  é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. É o “conjunto de conhecimento reunido em obras.
Pesquisa experimental: Toma o próprio objeto em sua concretude como fonte e o coloca em condições técnicas de observação e manipulação experimental nas bancadas e pranchetas de um laboratório, onde são criadas as condições adequadas para o seu tratamento.
Pesquisa documental: utiliza materiais que não receberam ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetivos da pesquisa.
Pesquisa de campo: O estudo de campo foca em alguma comunidade e utiliza-se da observação direta, da de entrevistas, de análise de documentos, filmagens e fotografias.
Estudo do caso: É o estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento.
Pesquisa participante: é aquela em que o pesquisador tem um envolvimento legítimo com o objeto de estudo. É uma participação de mão dupla. Da mesma forma que o pesquisador participa do contexto que deseja estudar ou sujeito com os quais ele se encontra durante a pesquisa também participam da pesquisa.
 Pesquisa ação:  pesquisador insere-se na realidade a ser pesquisada (ou insere-se na comunidade a ser pesquisada).
Projeto de Pesquisa:
Tema de Pesquisa - O tema de pesquisa é o assunto que será abordado durante a pesquisa, que se deseja desenvolver.
Problema de Pesquisa - Já o problema de pesquisa indica exatamente qual dificuldade (dentro do tema) que se pretende resolver.
Deve existir a delimitação do tópico a ser tratado, bem como as circunstâncias de espaço e tempo.
Justificativa - importância social do tema / relevância científica do assunto
Hipóteses - A Hipótese de Pesquisa é uma resposta provisória à pergunta que sintetizou o problema, ou seja, é uma resposta provisória ao problema de pesquisa levantado.
Objetivos: Os objetivos são os resultados concretos a que se pretende chegar com a elaboração da monografia. São as metas que serão alcançadas. / Gerais e específicos.
Metodologia
a) referencial teórico;
b) método de pesquisa (científico);
c) método auxiliar;d) técnica de pesquisa.

Continue navegando