Buscar

atividade diagnostica 2

Prévia do material em texto

1)(ENADE, 2005 – Adaptada) “A respeito dos estudos comparativos, a resposta de Weber foi a elaboração de “tipos ideais”, que constituem um dispositivo generalizante, um modelo heurístico, sobre o qual era possível aplicar a comparação. Nas suas explicações históricas comparadas, Weber rejeita sempre a hipótese de leis ou de monocausalidade; ele pensa, portanto, que um evento pode ter diversas causas e que conjuntos diversos de causas podem ter o mesmo efeito. A validade das comparações em Weber provém das suas construções empíricas dos processos de indução e de introspecção mais do que de uma verificação causal de hipóteses.
Paola Rebughini. A comparação qualitativa de objetos complexos e o efeito da reflexividade. In: Alberto Melluci (org.) Por uma sociologia reflexiva: pesquisa qualitativa e cultura. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 242 (com adaptações).”
A partir do fragmento de texto, avalie as seguintes afirmações:
I. Os “tipos ideais” foram elaborados através de estudos comparativos.
II. Para Weber, não há monocausalidade: um evento pode ter diversas causas, e conjuntos diversos de causas podem ter o mesmo efeito.
III. A comparação não é essencial para a construção dos “tipos ideais”.
IV. Os “tipos ideais” não permitem uma explicação histórica.
Estão corretas somente as afirmativas:
Alternativas:
a)I e II.
b)I e IV.
c)II, III e IV.
d)II e IV.
e)I, II e III.
2)Sobre o conceito de classes sociais na perspectiva marxista, assinale (V) Verdadeiro ou (F) Falso:
(    ) Sua utilização visa explicar as formas pelas quais as desigualdades se estruturam e se reproduzem nas sociedades.
(    ) De acordo com Karl Marx, as relações entre as classes sociais transformam-se ao longo da história, conforme a dinâmica dos modos de produção.
(    ) As classes sociais, para Marx, definem-se, sobretudo, pelas relações de cooperação que se desenvolvem entre os diversos grupos envolvidos no sistema produtivo.
(    ) A formação de uma classe social, como os proletários, só se realiza na sua relação com a classe opositora, no caso do exemplo, a burguesia.
(    ) A afirmação "a história da humanidade é a história das lutas de classes" expressa a ideia de que as transformações sociais estão profundamente associadas às contradições existentes entre as classes.
Escolha a alternativa que contém a sequência correta:
Alternativas:
a)F – V – F – V – F.
b)V – F – F – V – V.
c)V – F – V – V – F.
d)V – V – F – V – V.
e)F – F – V – V – V.
3)A partir de nossas análises e estudos, assinale a alternativa que preenche adequadamente as lacunas do texto:
De acordo com Durkheim, para garantir a objetividade do método científico sociológico, é necessário que o pesquisador mantenha certa distância e neutralidade em relação aos fatos sociais, os quais devem ser tratados como ______________. Os fatos sociais estão relacionados aos processos culturais, hábitos e costumes ______________ de um determinado grupo de indivíduos ou sociedade. Esses elementos conferem uma identidade e uma consciência ______________ ao grupo social, além de servirem para controlar e limitar as atividades individuais, que não devem causar desarmonia no corpo social, na convivência produzida pelas relações individuais.
Alternativas:
a)Coisas – coletivos – coletiva.
b)Ciência – individuais – individual.
c)Coisas – coletivos – individual.
d)Princípios – coletivos – coletiva.
e)Princípios – individuais – coletiva.
4)Trata-se de um instrumento de análise científica, uma construção do pensamento através do qual se conceitua fenômenos e se identifica, na realidade específica, suas manifestações. Permite, inclusive, a comparação das diferentes manifestações.
Esta definição se aplica:
Alternativas:
a)À explicação das desigualdades sociais a partir dos estudos de Karl Marx e Max Weber.
b)Ao protestantismo como favorecedor dos preceitos do capitalismo moderno.
c)A um dos tipos ideais de dominação propostos por Max Weber.
d)Ao tipo ideal, instrumento de análise proposto por Weber para alcançar a explicação dos fatos sociais.
e)Ao conceito de classes sociais, similar em Durkheim e Weber.

Continue navegando