Buscar

É um mundo ao mesmo tempo plural e singular, exigindo um novo olhar geográfico nas diferenças e semelhanças das diversas regiões do espaço mundial.

Atividade Diagnostica 3

 

(MOREIRA, Rui. Da região à rede e ao lugar: a nova realidade e um novo olhar geográfico sobre o mundo. Revista Eletrônica de Ciências Humanas e Sociais e outras coisas, v. 1, n. 3, jun. 2007. Disponível em: <http://www.uff.br/etc/UPLOADs/etc%202007_1_3.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2015. Adaptado.)

O texto aborda os seguintes aspectos:

I. A ordem multipolar do início do século XX e a ordem atual apresentam as mesmas características. Ambas são dicotômicas, dualistas.

II. Neste início de século XXI, há o fortalecimento do conteúdo de um novo mundo globalizado, com novas formas de organização das sociedades contemporâneas. Trata-se de um mundo plural e singular ao mesmo tempo.

III. Cada território, dentro dos limites de suas fronteiras, apresenta características geográficas semelhantes, já que a globalização estabelece uma Nova Ordem Mundial.

Está correto o que se afirma:


Alternativas:

  • a)

    Apenas em III.

  • b)

    Apenas em II.

  • c)

    Apenas em I e II.

  • d)

    Apenas em II e III.

  • e)

    Em I, II e III.

 

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Acredita-se amplamente entre os teóricos das relações internacionais que o sistema internacional pós-Guerra Fria é unipolar: os gastos de defesa dos Estados Unidos são “quase metade dos gastos militares globais; uma marinha de águas azuis superior a todas as outras combinadas; uma chance de um poderoso primeiro ataque nuclear contra seu antigo inimigo, a Rússia; um orçamento de pesquisa e desenvolvimento de defesa que representa 80% do total de gastos de defesa de seu concorrente futuro mais óbvio, a China; e capacidades inigualáveis de projeção de potência global. ”
Além de se destacarem nos indicadores de poder, como população, recursos, capacidade econômica e poder militar, as uniões estão associadas a certos comportamentos de política externa, como a participação ativa em instituições regionais vinculantes; construir coalizões ad hoc de disposição para lidar com grandes desafios econômicos ou de segurança; lutando por legitimidade sem aplicar muita coerção; e respeitando a soberania dos estados de segunda linha, que são considerados parceiros cruciais.
Portanto, a alternativa correta é a alternativa B.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais