Buscar

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA Atividade 3

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
Sérgio Buarque de Holanda define, em um célebre trecho do seu livro "Raízes do Brasil", que o brasileiro é um homem cordial. No entanto, essa definição não expressa um elogio às especificidades do caráter brasileiro. Explique o que significa a definição de homem cordial elaborada por Sérgio Buarque de Holanda e descreva algumas consequências sociais geradas por essa característica.
Homem cordial significa pela definição de Sergio Buarque, um homem hospitaleiro, gentil, amável, mas também muito bruto e violento, ou seja, o homem cordial é dominado pelos impulsos, pela emoção.
A desigualdade social é uma dessas consequências, pois nosso olhar não está voltado para a sociedade mais carente, só nos preocupamos com os nossos, se esquecendo assim de ver que do outro lado tem pessoas que precisam de ajuda social. Então nesse ponto entra a parte bruta e violenta do homem cordial, e a parte da hospitalidade e gentileza seria a parte mais nobre que se relacionam entre si e veem apenas os seus problemas, familiares e amigos da mesma classe.
Dessa forma vemos no homem cordial um sistema hierárquico que pessoas ricas casam com pessoas ricas, pessoas pobres casam com pessoas pobres, um pai de família rico pode até permitir sua filha casar-se com um pobre, mas, é muito difícil por causa da sua visão bruta e violenta!
Ainda hoje vemos isso até na política, que aqueles que tem maiores posses conseguem mais benefícios e poder.
Vendo pelo lado da humanidade cada um de nós temos um pouco de cordialidade, podemos ver isso quando vamos em lugares com muita fila, se conseguimos privilégios, burlamos a fila e passamos na frente não querendo como todos ali, enfrentar uma fila, mas pelo contrário, queremos ser VIPs.
" No entanto, essa definição não expressa um elogio às especificidades do caráter brasileiro". Por essas características que essa definição não é um elogio, pois enquanto cordialidade significar apenas ser amável, hospitaleiro, isso é ótimo; mas a partir da segunda característica: Bruto, violento, como o exemplo da pessoa VIP, isso não é nada bom!
	Resposta Correta:
	
Feedback: O conceito de homem cordial evidencia nossas raízes patriarcais, vinculadas sobretudo ao meio rural, e a dificuldade de assimilação do repertório racional-burguês. Segundo Holanda, os estrangeiros podem admirar nossas qualidades de hospitalidade e amabilidade no convívio, a proximidade nas nossas relações interpessoais. Isso, no entanto, não significa bons modos, amizade e, muito menos, polidez. A polidez está associada a um certo distanciamento das emoções e um vínculo aos formalismos, que estão associados à atitude moderna, mais democrática e ética, que fortalece os pilares do Estado moderno.  A cordialidade, na verdade, se resume ao desejo de estabelecer intimidade e um horror aos formalismos.  Pensando em termos institucionais, isso faz com que muitos brasileiros confundam/misturem a lógica pública com a privada.

Continue navegando