Buscar

Prova virtual discursiva 1

Prévia do material em texto

Após a leitura dos dois primeiros capítulos do livro de Teoria da História I, leia também o texto O que é teoria da história? Três significados possíveis, de Ricardo Marques de Mello (disponível na biblioteca) e elabore um pequeno texto sobre o significado da teoria no campo historiográfico.
R: História, investigar, ir adiante de tudo aquilo que damos tal importância e que completa a história de nossas vidas, de nossos antepassados.
A História é utilizada para diversas situações onde a ação de pôr a frente a verdade é maior. Revendo sobre História acontecimento é repensar no que somos. História conhecimento o homem foi parte do passado, sem ele a história não seria um fato acontecido e provocar momentos estrondosos sobre o passado e de como seriam refletidas no presente.
 Os fatos não existem isoladamente, nesse sentido de que o tecido da história é o que chamaremos de uma trama, de uma mistura muito humana e muito pouco “científica”de causas materiais, de fins e de acasos (PAUL VEINE, 1995)
Teoria de como o conhecimento é posto para desvendar, conectar o homem passado ao homem presente. Para nos aprofundarmos na teoria, necessitamos da compreensão da filosofia de determinados conceitos que estudamos. A filosofia é alma do entendimento, o valor daquilo que é estudado. 
Teoria, palavra grega e significa contemplação. 
Teoria da História é o ponto em que o material a ser estudado é observado, analisado criteriosamente, a ponto de descobrir pontos onde seja desvendado mistérios que este material, guarda. “História serve para indicar assuntos de natureza distintas”. Pode ser considerada, a História, disciplina ou ciência, assuntos que ocupam a vida dos historiadores; as ações e reações do homem e tempo; o historiador vive em função das análises a ponto de, desvendar o por que daquilo; dentro de todo entendimento o historiador deve relatar, fazer suas anotações, pela qual, chega mais tarde em suas conclusões finais.
Feitos que se tornam verdades, compreensão dos fatos, elaboração, distribuição, recepção e legitimidade de um conhecimento histórico-acadêmico. 
Uma sociedade de evolução progressiva, linear, ininterrupta e em direção ao aperfeiçoamento. Toda História vive em espírito, pois todos os fatos são armazenados em nosso subconsciente. O materialismo histórico.
A História tem por finalidade desempenhar o papel no tempo e espaço que submetem-se de acordo com cada teoria para estudo. Teorias pontuais é o nome correto e três autores disponibilizam sua visão: Ginzburg, noção de circularidade cultural; koselleck, reflexões sobre temporalidade; Foucalt, idéia de poder pulverizado.

Continue navegando