Buscar

Universidade Estácio de Sá FISICA II

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá – UNESA 
 
 
 Sabrina Duarte Christofori
201702459608
Experimento Empuxo e o Princípio de Arquimedes
02/03/2017
Física Experimental II (prática)
Professora Ellen Conceição Teixeira de Matos
 
Campos dos Goytacazes – Rio de Janeiro. 
 
2018 
1 Introdução:
Você já reparou que quando tiramos alguma coisa de dentro de um pote com água, ou quando brincamos na piscina observamos que qualquer coisa mergulhado na mesma está mais leve? Isso acontece por causa da forção chamada empuxo que é uma força vertical para cima que é exercida por qualquer liquido sobre um objeto mergulhado nele. O empuxo foi descoberto por Arquimedes, matemático e engenheiro grego por volta de 287 a.C. – 212 a.C. 
O princípio de Arquimedes diz que todo corpo mergulhado em um liquido sobre a ação de um empuxo igual ao peso do liquido deslocado. O empuxo é a ação de várias forças sobre um objeto mergulhado em um liquido. Dentre essas várias forças, o módulo de cada uma delas é diferente e a resultante não tem valor nulo.
Para calcularmos o valor do empuxo usamos essas relações:
E= md.g (I)
md = µ.Vd (II)
E= µ. Vd. g
2 Objetivos:
As metas para essa prática de física foi:
- identificar o empuxo como a aparente diminuição do peso de um corpo submerso em um liquido;
- reconhecer que é um fato verídico da afirmação:” Todo corpo mergulhado em um fluido fica submetido a ação de uma força vertical, orientada de baixo para cima, denominada empuxo, de módulo igual ao peso do volume do fluido deslocado.” ;
- reconhecer a dependência do empuxo em relação à densidade do liquido deslocado;
3 Materiais utilizados na prática:
- Cilindro Arquimedes (recipiente e êmbolo);
- Um dinamômetro de 2N;
- Um copo com 250mL de água;
- sal;
4 Procedimentos e resultados:
Foi utilizado um dinamômetro para pesar o conjunto formado pelo cilindro e recipiente com o resultado no valor de 0,46 Newtons.
O êmbolo foi mergulhado no interior da água contida no recipiente e aferido o peso aparente dentro no liquido que teve o resultado de 0,06N.
Foi justificado o porquê da aparente diminuição ocorrida no peso do conjunto ao submergir o êmbolo na água: A diminuição de peso ocorre devido a ação do empuxo que atua na mesma direção que a força peso, porém com sentido contrário.
Foi calculado o valor do módulo, a direção e o sentido da força que promoveu a aparente diminuição sofrida pelo peso do corpo. Esta força é denominada Empuxo (E) que teve o valor resultante de 0,4N direção vertical e sentido para cima.
Definição de empuxo e qual o motivo que o mesmo tem que ser uma força: O empuxo é considerado umas força porque é necessária uma força para variar a força resultante.
O procedimento foi repetido igualmente, porém foi acrescentado sal na água. O peso do conjunto no ar é o mesmo de 0,46N que obteve o valor resultante do peso aparente de 0,02N e o empuxo de 0,44N	.
Usamos a expressão “aparente diminuição sofrida pelo peso do corpo” e não “diminuição do peso do corpo”, pois o corpo não tem seu peso diminuído, mas sua força que atua sobre a superfície alterada causando a sensação de que o corpo perdeu “peso”. Isto, na verdade não existe uma diminuição do peso, e sim uma nova força de sentido oposto. 
5 Conclusão:
Observamos que há uma diferença entre a força peso de um corpo em ar livre e mergulhado em algum líquido, e essa força diminui quando o corpo se encontra mergulhado em um líquido, isso ocorre pelo fenômeno de empuxo. Temos em nosso experimento, assim como na literatura, que a direção da força empuxo é vertical e sentido para cima. Também pode-se observar que a força empuxo depende da natureza do liquido, e a água possui menor empuxo em relação ao a água com sal.
6 Referência Bibliográficas:
https://brasilescola.uol.com.br/fisica/empuxo.htm 07/04/2018 10:57

Continue navegando