Buscar

Direito Penal '' prepara Av1''

Prévia do material em texto

Direito Penal
Prepara Av1
 1- Direito Penal- É o ramo do direito responsável pela proteção dos bens jurídicos mais importantes, segundo a Constituição Federal. Além de proteger os bens jurídicos mais importantes, incidira, apenas, no caso de lesões sgnificativas contra esses bens jurídicos.
2-Missões ou Funções do Direito Penal-
*proteger o sbens jurídicos mais importantes;
*Frear o ímpeto punitivo do Estado, disciplinando a hipótese diante das quais o Estado poderá intervir contra os cidadãos.
 3-Garatismo Penal
É uma Teoria que visa proteger as garantias constitucionais dos cidadãos. O Codígo Penal e as leis extravagantes deverão ser interpretadas conforme a Costituição Federal, respeitando-se a Teoria de Kelsen e o Estado Democrático de Direito.
4-Regras e Princípios
Regras são aplicadas no caso concreto, incidindo diretamente sobre a conduta do agente. Ao aplicar uma regra, afasta-se a outra.
Príncipios, por outro lado, serve como base para todo o Direito e , principalmente, para o Direito Penal. Aplica-se a regra da PONDERAÇÃO de princípios no caso concreto. A cada momento um príncipio poderá ser considerado mais importante que o outro e se sobrepor a ele.
5- Princípios aplicáveis no Direito Penal 
a) Legalidade- '' não há crime sem lei anterior que o defina; nem pena sem prévia cominação legal''( art.5°, XXXIX, CF e art. 1° do CP).
b) Máxima Taxatividade - a lei penal deverá ser taxativa, regulando concreta e perfeitamente a situação que será considerada crime.
c)Lesividade- só poderá ser punida a conduta que violar bens jurídicos de terceiros, causando ameaça ou lesão ao bem jurídico tutelado.
d) Subsidiariedade- o Direito Penal só deverá intervir nos casos nos quais os outros ramos do Direito não forem suficientes para proteger o bem jurídico tutelado.
e) Fragmentariedade- apenas alguns bens jurídicos, considerados mais importantes, com base na CF, é que serão protegidos pelo Direito Penal.
f) Insignificãncia- quando a conduta for materialmete insgnificante, não ensejará a proteção por parte do Direito Penal, tratando-se de Fato Atípico.
g) Adequação social- as condutas que forem adequadas socialmete não se imporá ao Direito Penal para tutela-lás.
h) Culpabilidade- A pessoa só poderá ser responsábilizada quando causar um resultado agindo, pelo menos, culposamente. Será vedada a responsabilição penal objetiva do agente.
6- Norma Penal- É aquela norma que integra o Direito Penal.
Em regra, é dividida em Preceito Primário ou Preceito Secundário.
7- Classificação das Normas Penais
a) Normas penais incriminadoras- são aquelas que criminalizam determinada contuda, aplicanso uma pena aquele que comete-lá.
b) Normas penais não incriminadoras permissivas- são aquelas que permitem a realização de determinada conduta, afastando-se a incidêmcia da lei penal em determinados casos.
c) Normas penais não incriminadoras explicativas- são aquelas que explicam algum conceito do Deireito Penal.
8- Normas Penais em Branco- são aquelas cujo preceito primário está incompleto, exigindo-se complementação, que poderá estar em uma lei ( Sentido Amplo, Imprópria ou Homogênea) ou em outro complemento normativo ( Sentido Estrito, Própria ou Heterogênea).
Obs: O STF já declarou a Constitucionalidade das normas penais em branco, já que o núcleo elementar da conduta está previsto nela .
9- Analogia, Interpretação Analógica e Interpretação Extensiva- a) analogia- é o caso de Integração da lei penal. Há uma lacuna na lei e aproveita-se um Caso Semelhante para aplicar a lei no caso aonde não há previsão legal. Só será permitida a em Benefício do Reú (chamada de analogia in Bonam Partem).
b) Interpretação analógica- o legislador explana algumas situações específicas para, depois, generalizar a referida situação, deixando a cargo dos intérpretes da lei a sua aplicação. Sempre será permitida.
c) Interpretação Extensiva- aqui, a lei penal disse menos do que deveria dizer, cabendo ao intérprete aplicar a lei respenitando a sua vontade.
10- Conflito Aparente de Normas: 10.1- Príncipio do Ne Bis In Idem- ninguém poderá ser processado e nem punido duas vezes pelo mesmo fato.
10.2- Príncipios Solucionares: a) Especialidade- aplicar-se-á a Lei Especial, ou seja, aquela que tiver todas as elementares do caso concreto.
b) Subsidiariedade- funcionará como um " Soldado de Reserva". Ou seja, quando não puder ser aplicada a lei mais grave, por não estarem presentes todas as elementares, aplicar-se-á a lei menos grave
c) Consunção- ocorrerá quando uma conduta que for meio para realização de um ato ficar nela contida, não havendo punição para aquela conduta em sí. É caso de Absorção da conduta meio pela conduta fim.
d) Altenatividade- nos casos de crimes Mistos Alternativos, ou delitos Plurinucleares, o agente responderá apenas por uma única conduta.
 11- Lei Penal no tempo, vigência e validade: aplica-se a lei vigente á época da contuda ( ação ou omissão), não importando o momento do resultado- Teoria da Atividade.
a) Vigência- a lei estará vigente quando começar a produzir os seus efeitos, após a promugação.
b) Validade- a lei terá validade quando estiver em consonância com os ditames da Costituição Federal.
12- Conflito de leis penais no tempo
a) Abolitio Criminis: lei penal postereior deixa de considerar crime una conduta prevista na lei anterior. Afastará todas as consequências penais do fato ( Retroage)
b) Novatio Legis Incriminadora: Lei passa a considerar crime conduta que antes não era considerada criminosa.(Não Retroage)
c) Novatio Legis in Mellius: lei posterior mantém a conduta ccomo sendo criminosa, mas diminui a pena, ou traz uma nova situação benéfica ao agente. (Retriage)
d) Novatio Legis in Pejus: lei posterior mantém a conduta como sendo criminosa; além disso, aumenta a pena, ou traz uma nova situação maléfica ao agente.(Não Retroage)
13- Princípios que regem o conflito de leis penais no tempo
* Princípio da irretroatividade da lei penal
* Princípio da retroatividade da lei penal mais benéfica
" A lei penal não retroagirá, salvo se for beneficá ao réu"( art. 5º, XL da Cf);
" Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em vírtude dela a execução e os efeitos penais da sentença condenatória. Parágrafo Único- A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado" ( art.2º, CP).
14-Leis Excepcionais e Temporárias
a) Leis Excepcionais- são aquelas que durarão determinado período de tempo no qual ocorrer uma situação excepcional, de catástrofe.
b) Leis Temporárias- são aquelas que durarão determinado período de tempo previamente estabelecido em lei. A lei traz, em seu bojo, a data na qual a mesma encerrará sua vigência.
*Ambas possuirão uktratividade, ou seja, mesmo após a cessação de sua vigêmcia, continuarão regulando os fatos ocorridos enquanto elas ainda estavam vigentes.
15- Lei penal no tempo
a) Teoria da atividade- Considerar-se-á praticado o crime no momento da conduta do agente, ainda que outro seja o momento do resultado(art.4° do CP).
b) Teoria do Resultado- Considerar-se-á praticado o crime no momento da ocorrência do resultado, não importando o momento da ação.
c) Teoria Mista- Considerar-se-á praticado o crime no momento da conduta do agente, bem como no momento do resultado.
*Obs: Crime Permanente e Crime Continuado- Súmula 711, STF: " A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou crime permanente, se a sua vigência é anterior á cessação da continuidade ou permanência".
16-Lei penal no Espaço
a) Território- Abrange a superfície terrestre(solo e subsolo), as águas interiores, o mar territorial (12 millhas da orla) e o espaço aéreo correspondente.
b) Território por Extensão- Art 5º, § 1º do CP.
 c) Teorias;
c.1) Teoria da Atividade- Considerar-se-á praticado crime no local da conduta do agente, ainda que outro seja o local aonde ocorreu ou deveria ter ocorrido o resultado.
c.2) Teoria do Resultado-Considerar-se-ápraticado o crime no local de ocorrência do resultado, ou onde este deveria ter ocorrido, não importando o momento da ação.
c3) Teoria Mista- Considerar-se-á praticado o crime no local da conduta do agente, bem como no local aonde ocorreu ou deveria ter ocorrido o resultado(art.6º, CP).
d) Princípios Aplicáveis
d1) Territorialidade Mitigada:" Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional" ( art 5º , Caput do CP).
d2) Intraterritorialidade: Hipóteses na quais será aplicada uma lei não brasileira ao crime previsto dentro do território nacional.
d3) Extraterritorialiade: Hipótese na qual será aplicada a lei brasileira ao crime ocorrido fora do território nacional.
d31) Extraterritorialidade Incondicionada - a lei penal brasileira será aplicada, independentemente da ocorrência de quaisquer condições(art.7°,I c/c §1º do CP).
d32) Extraterritorialidade Condicionada- a lei penal brasileira será aplicada, desde que ocorra algumas condições ( art7º, II e §§2º do CP).
d33) Extraterritorialidade Hipercondicionada- a lei penal brasileira será aplicada, desde que ocorra várias condições(art7º, §§2º e 3º do CP).
17-Bem Jurídico Tutelado- É aquele bem mais importante, segundo a CF, e que , por isso, as lesões ou ameças de lesões significativas que vier a sofrer deverão ser tuteladas peli Direito Penal.
18- Conceito de Infração penal
 a) conceito Formal- Crime e toda a conduta(ação ou omissão) proibida por lei, sob ameaça de sanção.
b) conceito Material-Crime é o comportamento Humano que causa lesão ou perigo de lesão ao bem jurídico tutelado.
c) conceito Analítico- Crime é a conduta típica, antijurídica(ilícita) e culpável.
19-Classificações das infrações Penais
* Presente no resumo "nova chance aulas 5 e 6"
20-Sujeitos da Infração Penal

Continue navegando