Buscar

CDC e AMBIENTAL

Prévia do material em texto

Direito do consumidor
	Disciplina:  DIREITO DO CONSUMIDOR
	
	
	
	Turma: 9008/AH
	Nota Prova: 7,7 de 9,0      Nota Partic.: 0     Av. Parcial.: 2,0
	Nota SIA: 9,7 pts
	 
		
	DIREITO DO CONSUMIDOR
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 140696)
	Pontos: 0,8  / 1,0
	Foi veiculada nos principais meios de comunicação a decisão de um Laboratório Farmacêutico quanto à retirada de um anti-inflamatório do mercado, em virtude da constatação de que pode causar danos aos consumidores que o utilizarem de forma contínua, dobrando a probabilidade de a pessoa sofrer infarto e outras complicações cardio-respiratórias. A decisão deste laboratório obedece algum dispositivo do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90)?
		
	
Resposta: Sim, o fornecedor pode e deve retirar o anti-inflamatorio do mercado, em virtude de constatação de danos aos consumidores de acordo com principios basicos de saúde e segurança do Código de Defesa do Consumidor.
	
Gabarito:
GABARITO 1: A decisão do laboratório de retirar do mercado o medicamento (anti-inflamatório) tem por fundamento o principio da prevenção, que, por sua vez, está previsto nos artigos 8 a 10 do CDC. Para evitar os danos que produtos perigosos poderão causar aos consumidores, o fornecedor tem o dever de tomar as providencias previstas nos parágrafos 1 a 3 do art.10 do CDC.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 141776)
	Pontos: 0,4  / 1,0
	João contratou um pedreiro para texturizar a parede da sala e pintá-la. Após a aprovação do orçamento, o pedreiro disse que precisaria de um ajudante e que o preço por isso aumentaria. O que deve fazer João?
		
	
Resposta: Mesmo o orçamento ter sido aprovado o contrato pode ser alterado através da livre negociação.
	
Gabarito: A resposta para tal indagação encontra-se no Código de Defesa do Consumidor. O CDC dispõe em seu art. 40, §3º que: ¿O consumidor não responde por quaisquer ônus ou acréscimos decorrentes da contratação de serviços de terceiros, não previstos no orçamento prévio.¿ Assim, caso não conste no orçamento este ¿auxílio do ajudante¿, quem deve arcar com as despesas é o pedreiro e não João.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 153167)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No tocante à aplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor é correto afirmar: I- Criou mais uma lei especial, dentre tantas, para regular uma relação específica; II- Havendo um consumidor e um fornecedor, há uma relação de consumo, logo a Lei 8.078/90 é aplicada; III- Criou uma sobrestutura jurídica multidisciplinar, aplicável em todos os ramos do Direito onde ocorram relação de consumo;
		
	 
	Somente a II e a III estão corretas.
	
	Somente a II está correta;
	
	Somente a afirmativa I está correta;
	
	Nenhuma afirmativa está correta;
		
	
	 4a Questão (Ref.: 153178)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É incorreto afirmar que os princípios desempenham a função:
		
	
	de apontar os rumos a serem seguidos por toda a sociedade e obrigatoriamente perseguidos pelos poderes constituídos;
	
	de condicionar a atividade do intérprete, lente do exame de toda e qualquer questão submetida ao julgador;
	 
	de estabelecer a conduta adequada para hipóteses específicas, perfeitamente caracterizadas;
	
	de dar unidade e harmonia ao sistema jurídico, integrando suas diferentes partes
		
	
	 5a Questão (Ref.: 153192)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Não podem ser considerados consumidores, ou equiparados a consumidores, nos termos do CDC
		
	
	A coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações de consumo.
	
	A pessoa jurídica que utiliza serviço como destinatário final.
	
	A pessoa exposta à prática comercial de publicidade abusiva, mesmo que não haja efetivamente adquirido o produto anunciado.
	 
	A pessoa física que desenvolve atividade de montagem de produtos para venda no comércio
		
	
	 6a Questão (Ref.: 153223)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os serviços públicos possuem as seguintes características, mencionados no expressamente no Código de Defesa do Consumidor:
		
	
	basta adequação e segurança
	
	função social, probidade e boa-fé
	 
	adequação, eficiente e seguro
	
	informação e transparência
		
	
	 7a Questão (Ref.: 82680)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com relação à publicidade, pode-se dizer:
a) Publicidade tem objetivo comercial, enquanto que propaganda visa a um fim ideológico.
b) Nem toda informação é publicidade, como também nem toda a publicidade é informação.
c) No regime contratual consumerista a publicidade obriga o fornecedor e integra o contrato que vier a ser celebrado, e nisso consiste o princípio da veracidade da publicidade.
d) Ao vedar a publicidade enganosa, o CDC consagrou o princípio da vinculação da publicidade.
e) O elemento fundamental para a caracterização da publicidade enganosa será a sua capacidade de induzir em erro o consumidor. Assinale a opção correta:
		
	
	Apenas a afirmativa da letra A está correta
	
	Apenas a letra E está correta.
	 
	Estão incorretas as afirmativas das letras C e D
	
	Todas as afirmativas são corretas.
	
	Todas as afirmativas estão incorretas.
		
	
	 8a Questão (Ref.: 82678)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É correto dizer que no CDC a revisão de cláusula contratual terá lugar se ocorrer:
		
	
	fato superveniente imprevisível;
	
	a álea normal ou ordinária;
	
	fato superveniente e álea normal;
	 
	fato superveniente e álea extraordinária;
	
	fato superveniente de alcance particular do devedor.
		
	
	 9a Questão (Ref.: 153138)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A empresa Cristal Ltda., atendendo à solicitação da cliente Ruth, realizou orçamento para prestação de serviço, discriminando material, equipamentos, mão de obra, condições de pagamento e datas para início e término do serviço de instalação de oito janelas e quatro portas em alumínio na residência da consumidora. Com base no narrado acima, é correto afirmar que
		
	
	uma vez aprovado, o orçamento obriga os contraentes e não poderá alterado ou negociado pelas partes, que, buscando mudar os termos, deverão fazer novo orçamento.
	 
	o valor orçado terá validade de dez dias, contados do recebimento pela consumidora; aprovado, obriga os contraentes, que poderão alterá-lo mediante livre negociação.
	
	o orçamento terá validade de trinta dias, independentemente da data do recebimento e aprovação pela consumidora Ruth.
	
	Ruth não responderá por eventuais acréscimos não previstos no orçamento prévio, exceto se decorrente da contratação de serviço de terceiro.
		
	
	 10a Questão (Ref.: 191123)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A respeito do que preconiza a Lei n.º 8.078/1990 em relação à proteção contratual, assinale a opção correta.
		
	 
	Os contratos de adesão escritos serão redigidos em termos claros e com caracteres ostensivos e legíveis, com tamanho de fonte não inferior ao corpo doze, de modo a facilitar sua compreensão pelo consumidor.
	
	Nos contratos de adesão, não se admite cláusula resolutória.
	
	O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de dez dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento do produto ou serviço ocorrer fora do estabelecimento comercial, como por telefone ou em domicílio.
	 
	O termo de garantia contratual ou equivalente deve ser padronizado e esclarecer, de maneira adequada, em que consiste a garantia, bem como a forma, o prazo e o lugar em que pode ser exercitada e os ônus a cargo do consumidor, devendo esse termo ser preenchido pelo consumidor, no ato do fornecimento, e ser acompanhado de manual de instrução, de instalação e uso do produto em linguagem didática, com ilustrações.
	
	Se o consumidor exercitar odireito de arrependimento de compra previsto no CDC, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, no prazo de até trinta dias, monetariamente atualizados.
	
Direito ambiental
	Disciplina:  DIREITO AMBIENTAL
	
	
	
	
	Nota Prova: 7,5 de 9,0      Nota Partic.: 0     Av. Parcial.: 2,0
	Nota SIA: 9,5 pts
	 
		
	DIREITO AMBIENTAL
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 836378)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Determinado órgão ambiental estadual concedeu licença ambiental para que uma atividade utilizadora de recursos naturais fosse realizada. A fiscalização descobriu que tal atividade era efetivamente poluidora e vinha causando degradação ao meio ambiente. Sendo assim, o órgão de fiscalização, mesmo existindo a devida licença ambiental, determinou imediatamente suspensão total da atividade. Agiu corretamente o órgão fiscalizatório? Resposta objetivamente justificada.
		
	
Resposta: Sim. O licenciamento ambiental está condicionado a realização de estudo prévio de impacto ambiental, ante a irreversibilidade dos danos ao meio ambiente. Não é porque foi conseguido a licença ambiental, que estará 100% cumprindo os requisitos legais, obrigatórios. E pelo principio da obrigatoriedade, deve se ter a intervenção estatal, como forma de preservar e proteger o meio ambiente. INDEPENDENTE se a atividade não agiu com culpa, mesmo assim poderá responder na esfera Penal, Administrativa e Civil. A ação de suspensão total da atividade foi correta.
	
Gabarito: Sim, pois é através do poder de polícia ambiental que o Estado, cumprindo disposição constitucional, protege o meio ambiente.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 64952)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Em relação às sanções penais cominadas a pessoas que tenham causado algum dano ambiental, existem penas restritivas de direitos. Cite três exemplos de penas restritivas de direitos que podem ser aplicadas nesse contexto.
		
	
Resposta: Suspensão parcial ou total da atividade. Desconsideração da personalidade jurídica.
	
Gabarito: Elas podem ser: prestação de serviços à comunidade; interdição temporária de direitos; suspensão total ou parcial de atividades; prestação pecuniária ou recolhimento domiciliar.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 710819)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Complete a frase escolhendo a alternativa Correta: O Direito Ambiental é considerado Autônomo como um novo ramo do direito na Ciência Jurídica: I- com um regime jurídico específico, objetivos, princípios, procedimentos, instrumentos próprio e dotado de características e peculiaridades novas e incomuns; II- em relação a outras áreas de conhecimento, como a Engenharia, a Biologia, a Ecologia, a Química, a Física em suas especificidades. III- em relação aos outros ramos do Direito, com os quais atua de forma integrada, em simbiose, como o direito penal ambiental, o direito econômico ambiental, o direito constitucional ambiental IV- pois seus princípios orientadores advêm dos princípios gerais contidos no artigo 225 da Constituição Federal, sendo seu objetivo, portanto, a tutela de interesses difusos. Marque a alternativa Correta:
		
	
	I, II e III completam a frase
	
	Todas as alternativas completam a frase
	
	II, III e IV completam a frase
	 
	I, II e IV completam corretamente a frase
	
	II e IV completam a frase
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	 4a Questão (Ref.: 187709)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São princípios do Direito Ambiental:
		
	
	Princípio do Poluidor-Pagador, Princípio da Legalidade e Princípio da Publicidade.
	 
	Princípio do Equilíbrio, Princípio da Participação e Princípio do Limite.
	
	princípio do equilíbrio.
	
	Princípio do Equilíbrio, Princípio da Participação e Princípio da Isonomia.
	
	Princípio do Limite, Princípio da Legalidade e Princípio do Equilíbrio
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	 5a Questão (Ref.: 234698)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para possibilitar a ampla proteção ambiental, a Constituição Federal previu diversas regras, dentre elas as regras de competência material ou administrativa e as regras de competência legislativa. Marque a resposta CORRETA sobre as regras de competência previstas nos seguintes artigos da Constituição Federal
I- CF, Art. 21, compete à União; IX - elaborar e executar planos nacionais e regionais de ordenação do território e de desenvolvimento econômico e social;
II- CF, Art. 23 - É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; III - proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos;
III- CF, Art. 30 - Competência dos Municípios: Compete aos Municípios; II - suplementar a legislação federal e a estadual no que couber.
		
	
	somente é regra de competência material a alternativa III
	
	somente é regra de competência legislativa a alternativa I
	 
	somente é regra de competência legislativa a alternativa III
	
	somente é regra de competência material a alternativa II
	
	somente é regra de competência legislativa a alternativa II
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 159799)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O SISNAMA é formado pelo conjunto de órgãos e instituições dos diversos níveis do Poder Público, incumbidos da proteção do meio ambiente. Assim, fazem parte do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA - segundo a Política Nacional do Meio Ambiente:
		
	
	O Instituto Chico Mendes e o Ministério da Agricultura
	
	O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e o Comitê de Bacias Hidrográficas
	 
	O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e o Conselho Nacional do Meio Ambiente
	
	O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e a Agência Nacional de Águas
	
	O Instituto Chico Mendes e o Ministério da Pesca
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	 7a Questão (Ref.: 176651)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ministério Público Federal do Pará questiona na Justiça o empreendimento da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu. O órgão move diversos processos contra a instalação da usina. Os principais argumentos são o desrespeito aos povos indígenas, os impactos ambientais e a questão financeira que envolve a usina de Belo Monte. Marque a alternativa CORRETA em relação ao EIA_RIMA:
		
	
	O estudo de impacto ambiental e o seu relatório são documentos técnicos de caráter sigiloso, de forma a impedir danos às empresas concorrentes da obra pública em estudo
	 
	O licenciamento ambiental está condiconado à realização de estudo prévio de impacto ambiental. Ante a irreversibilidade dos danos ao meio ambiente não podem ser afastados os princípios da prevenção e da precaução.
	
	Deve ser dada publicidade aos Estudos de Impacto Ambiental e permitida a participação em sua elaboração pelos técnicos da coletividade local.
	
	O EIA contribui para informar de maneira completa e exaustiva acerca de todos os desdobramentos de determinado projeto, permitindo que as organizações não governamentais possam tomar mais corretamente posição em relação a ele, de forma a eliminar a influência das elites científicas sobre a mídia.
	
	A exigência ou não de EIA decorre sempre da discricionaridade do administrador, que deve verificar, em cada caso, o grau de ofensividade ambiental do empreendimento proposto e determinar, se necessária, a formulação do EIA/RIMA, independentemente das atividades exigíveis pela Resolução CONAMA 001/86, Art.2º.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	 8a Questão (Ref.: 578048)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para os efeitos da Lei nº11.428, de 22 de dezembro de 2006, que estipula normas de proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica, considera-se,: I - enriquecimento ecológico: atividade produtiva, devidamente fundamentada que vise a exploração sustentável da diversidade biológica em áreas de vegetação nativa, sem agredir substancialmente o meio ambiente. II - exploração sustentável: exploração do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável. III - pousio: prática que prevê a interrupção de atividades ou usos agrícolas, pecuários ou silviculturais do solo sempre de 01 (um) ano após cada 07 (sete) anos de exploração, para possibilitar a recuperação de sua fertilidade. Escolha a opção adequada:
		
	 
	Não estão errados.
	
	Estão errados os comentários II e III.
	
	Estão errados os comentários I, II e III.
	
	Estão errados os comentários I e II.
	 
	Estão errados os comentários I e III.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 184618)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque a resposta correta sobre o instituto do Tombamento:
		
	
	No tombamento o bem pode ser vendido, comprado ou alugado, mas as modificações físicas podem ser realizadas a critério do interesse do propietário do bem tombado.
	
	A coisa tombada pode ser móvel ou imóvel, mas somente de propriedade privada.
	
	O tombamento pode ser nas instâncias municipal, estadual e federal, existindo uma hierarquia entre os três níveis de proteção, pois não possuem natureza suplementar
	 
	Por meio do tombamento, o valor cultural do bem é reconhecido e se institui sobre ele um regime especial de proteção, considerando-se a função social do mesmo.
	
	O objetivo do tombamento é referente apenas à necessidade de conservação do imóvel e nunca de bem móvel.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 742129)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com o Decreto nº 6.514/08 a suspensão parcial ou total das atividades é uma modalidade de sanção. Assinale abaixo qual a infração é passível de tal sanção:
		
	
	penal
	
	constitucional
	
	processual
	
	civil
	 
	administrativa

Continue navegando