Buscar

Acerca do Recurso Especial 1.080.719 (CDC), houve acerto ou não na decisão?

Uma amiga pediu para responder um questionario (ela esta com depressão) pra ela e eu não estudei o CDC ainda, alguém poderia me ajudar.

💡 1 Resposta

User badge image

DLRV Advogados

Ao nosso ver, a decisão foi acertada. 

O STJ vem manifestando o entendimento pela Teoria Finalista Mitigada, ou seja, considera-se consumidor tanto a pessoa que adquire para o uso pessoal quanto os profissionais liberais e os pequenos empreendimentos que conferem ao bem adquirido a participação no implemento de sua unidade produtiva, desde que, nesse caso, demonstrada a hipossuficiência, sob pena da relação estabelecida passar a ser regida pelo Código Civil.

No caso do REsp em tela, o tribunal reconheceu a vulnerabilidade do recorrente, bem como sua hipossuficiência técnica e econômica, justificando a aplicação das regras de proteção ao consumidor (CDC).

Segue explicação dada no voto da própria relatora, a Ministra Nancy Andrighi:

"o que se verifica é o conflito entre um motorista (pessoa física) que adquire caminhão para fazer fretes em prol da sua sobrevivência, ficando evidenciada a sua vulnerabilidade, dada a incapacidade de apontar ou de precisar qual o defeito técnico do caminhão. Motorista não é qualificação capaz para decifrar qual o defeito mecânico. Observa-se, nos autos, que nem mesmo a fabricante conseguiu de pronto consertar o veículo que fabricou. Se para o fabricante não foi possível detectar e consertar o defeito, muito mais difícil se revela esta tarefa para o comprador. Diante deste quadro fático é inexorável a conclusão de hipossuficiência do comprador, o qual não tem condições de conhecer a concepção, o desenvolvimento, e a tecnologia utilizadas na fabricação. Exigir do profissional leigo que aponte e demonstre o defeito é criar desequilíbrio inaceitável para o devido processo legal."

REsp 1.080.719/MG - RELATORA: MINISTRA NANCY ANDRIGHI

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais