Buscar

Copel

Prévia do material em texto

Copel
Companhia Brasileira de Energia
Fundação
 Companhia Paranaense de Energia, maior empresa do Estado, foi criada em 26 de outubro de 1954, pelo então governador Bento Munhoz Da Rocha Neto.
O objetivo principal era a criação de construir um sistema elétrico no paraná, que até na época praticamente não existia.
1956, primeiro serviço de distribuição de energia, na cidade de Maringá – Pr.
A entrada em operação em 1963 da Usina Termelétrica de Figueira no Norte Pioneiro, foi de fundamental importância para a implantação do Plano Estadual de Eletrificação
Em 1971 era inaugurada a Usina Governador Parigot de Souza, inicialmente conhecida como Capivari-Cachoeira, No momento da sua inauguração, era a principal unidade geradora da Copel e a maior usina em funcionamento no sul do Brasil,
1977 - A Copel lança um programa de inclusão elétrica que facilitava a compra de um padrão popular de entrada de serviço, o que contribuiu para a levar energia elétrica a 20 mil residências.
Em 1980 foi inaugurada a Hidrelétrica Governador Bento Munhoz da Rocha Netto, Após sua construção a Copel atingiu 2,9 bilhões de kwh, contra 1,9 do ano anterior.
Em julho de 1981, a Copel alcançou a marca de 1 milhão de consumidores ligados à rede de distribuição. A ligação foi feita na residência de Márcia e Antônio de Souza Bandeira, casal que residia no bairro Capão da Imbuia, em Curitiba.
Inaugurada em setembro de 1992, a Usina Hidrelétrica Governador Ney Aminthas de Barros Braga, com potência de 1260 MW, reduziu a compra de energia de outros estados, Teve como marco fundamental o primeiro Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) no Brasil para uma usina hidrelétrica.
Em fevereiro de 1999 entrou em operação a Usina Hidrelétrica Governador José Richa, anteriormente denominada de Salto Caxias, É uma das mais importantes da Copel e possui capacidade de 1.240 MW de potência, denotando assim um novo avanço na geração de energia elétrica
Geração de energia
A Companhia atende diretamente a 4.515.938 unidades consumidoras em 394 municípios e 1.113 localidades (distritos, vilas e povoados) paranaenses. Nesse universo incluem-se 3,6 milhões de lares, 78 mil indústrias, 384 mil estabelecimentos comerciais e 356 mil propriedades rurais.
A Copel opera um parque gerador de 21 usinas próprias , das quais 19 são hidrelétricas, uma termelétrica e uma eólica. A capacidade instalada total dessas usinas é de 5.675 megawatts . Os ativos de distribuição somam 195 mil km de linhas e 362 subestações, com previsão de adição de mais 1.581 km até 2021
Sustentabilidade - ambiental
Como uma empresa que reconhece e valoriza a importância da biodiversidade para a manutenção dos ecossistemas, e sobretudo da vida, a Copel preza pela sua preservação e dá sua contribuição através de áreas de natureza praticamente intocada que mantém sob seus cuidados.
Em 05 de junho de 2001 foi decretada a criação da Estação Ecológica Rio dos Touros, para compensação ambiental da UHE Governador Ney Braga. Localizada a margem direita do reservatório da UHE Governador Ney Braga (Salto Segredo), município de Reserva do Iguaçu, no Paraná.
Em 19 de julho de 2000 foi decretada a criação do Parque Estadual do Rio Guarani, para compensação ambiental da UHE Governador José Richa. Localizada Margem direita do reservatório da UHE. Governador José Richa (Salto Caxias), município de Três Barras do Paraná, 
A Copel se preocupa em controlar os impactos ambientais da construção e operação de seus empreendimentos, afim de mitigar os impactos socioambientais negativos e potencializar os positivos.
Realiza todas as etapas do licenciamento ambiental junto aos órgãos competentes, cumprindo a legislação em vigor. Trabalha com equipe multidisciplinar formada pela engenharia e profissionais da área socioambiental, desde a concepção do projeto, visando minimizar os impactos negativos.
Executa uma gestão robusta de seus licenciamentos, contando com metodologia de gestão de riscos e acompanhamento de indicadores de desempenho.
O desenvolvimento sustentável é parte essencial dos objetivos estratégicos de crescimento da Copel. A Companhia acredita que os resultados financeiros devem ser obtidos de maneira alinhada com diretrizes de responsabilidade socioambiental como parte de um compromisso com a população do Paraná, demais estados em que atua e as futuras gerações. A atuação da Copel é transversal e envolve todas as frentes de negócios da Holding nas áreas de energia e de telecomunicações.
Compromissos Assumidos em 2016
■ Gerenciar anualmente as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE);
 ■ Realizar estudos e projetos vinculados a mudanças climáticas; ■ Reduzir a emissão de GEE das atividades da Copel;
 ■ Sensibilizar a cadeia de valor quanto às emissões de GEE; 
■ Avaliar os riscos e oportunidades de novos projetos, aquisições a fusões de ativos em função do carbono; 
■ Avaliar os riscos e oportunidades das alterações climáticas para os negócios da Companhia
Gestão de resíduos
Os resíduos gerados nas operações da Companhia são segregados, acondicionados e enviados a um dos almoxarifados, onde é feito o armazenamento até o momento da destinação. Todo o processo adota critérios de acordo com normas e leis vigentes.
Em 2016, a Copel atingiu as metas estabelecidas para o reuso ou reciclagem de 90% dos resíduos industriais da distribuição e de 70% dos resíduos industriais da Copel Geração e Transmissão
A alienação de resíduos gerou uma receita de aproximadamente R$ 5 milhões.
Sistema de gestão integrado
A Superintendência de Operação e Manutenção da Geração da Copel obteve certificação na ISO 9001 em 2005. Em 2009 iniciou a implantação da certificação de seus processos também na ISO 14001 (meio ambiente) e na OHSAS 18001 (segurança e saúde no trabalho), através do Sistema de Gestão Integrado (SGI).
Sistema de ecoefiência
água
Ciente da importância de preservar e economizar esse recurso natural fundamental à vida, a Copel tem adotado medidas para reduzir seu consumo.
As metas de redução foram estabelecidas com base no consumo do ano de 2014, sendo definido -5% em 2015 e 2016; -2% em 2017 e -1% em 2018 e 2019.
Ações já realizadas
Instalação de cisternas para captação da água da chuva em algumas unidades;
Substituição de torneiras comuns por temporizadas, de acordo com cronograma de manutenção;
Acompanhamento mensal da redução do consumo de água dos prédios administrativos.
energia
 A Copel discute novas formas, para mostrar que é possível consumir energia de forma consciente. Por isso, o Programa Ecoeficiência definiu metas e ações para a redução no consumo de energia nas instalações da Copel.
Redução de 10% no consumo de energia nas unidades da Copel no Paraná, até 2019.
Em 2015 foi observada redução de cerca de 3% no consumo de energia.
Já em 2016 a redução foi de 8%, superando a meta estabelecida.
Em 2017, o consumo aumentou em 11% e, para 2018, a meta é reduzir 2% em relação ao ano anterior.
Ações já realizadas
Redução do horário de funcionamento do ar condicionado no maior polo da Copel, localizado em Curitiba;
Implantação do módulo de gerenciamento de energia dos equipamentos de informática;
Substituição de lâmpadas comuns por LED, de acordo com demanda da manutenção;
Modernização dos elevadores do prédio sede.
Em 2018 planeja reduzir em 2 % do consumo de energia.
Combustível
A Copel tomou uma decisão muito importante em 2017: abastecer toda a frota de veículos flex prioritariamente com etanol.
De dezembro de 2016 a dezembro de 2017 foram realizadas mais de 6 mil reuniões por videoconferências na Copel. Cada uma dessas reuniões virtuais evitou que fossem rodados, em média, 270 km. Isso representou uma economia de quase 140 mil litros de combustíveis e evitou a emissão de cerca de 290 toneladas de CO2 na atmosfera (considerando-se que os deslocamentos fossem feitos em veículos flex abastecidos com gasolina).
Programa Power bike
Lançado em 2015, o Power Bike permite que oscolaboradores do maior polo da Companhia possam emprestar a bicicleta elétrica da Copel para realizar seus trajetos. Em 2017 foram adquiridas 2 novas bicicletas elétricas para uso dos colaboradores.
Dia Mundial sem Carro
Celebrado no dia 22 de setembro, esta data tem como objetivo fazer as pessoas refletirem sobre o uso excessivo e a dependência que criamos de automóveis e motos particulares. A Copel participa destas comemorações, incentivando seus colaboradores a utilizarem meios de transporte mais sustentáveis, como bicicletas, caronas e transporte público, que contribuem para melhorar a saúde das cidades e das pessoas. Em 2017, 167 empregados de 36 localidades participaram da campanha Dia Mundial sem Carro na Copel.

Continue navegando