Buscar

Sociologia e Positivismo

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201803771166)
	Pontos: 0,1 / 0,1 
	Auguste Comte, Karl Marx e Émile Durkheim são considerados os grandes pilares da Sociologia como ciência burguesa. Nessa época, a Sociologia, para se afirmar no campo das ciências, adotou o Positivismo. Assinale a assertiva que melhor expressa o sentido do Positivismo sociológico.
	
	Busca da complexidade e singularidade - sociedade e seus sistemas não atemporais. Privilégio da parte sobre o todo.
	
	Busca da complexidade e dualidade - sociedade concebida como prenhe de conflitos e contradições; há uma circularidade entre todo e parte, ou seja, um determina o outro simultaneamente.
	
	Busca de subjetividade e pluralidade - sociedade é uma verdadeira máquina organizada, cujas partes, todas elas, contribuem de uma maneira diferente para o avanço do conjunto, adequando-se às demandas do mercado.
	
	Busca da singularidade e objetividade - sociedade concebida como mutável, visto que não há homem e nem sociedade ideal isolados na natureza, mas ambos conjugados concretamente a um momento histórico definido.
	 
	Busca da objetividade e neutralidade - sociedade concebida como um organismo combinado de partes integradas e coesas que funcionam harmoniosamente, de acordo com um modelo físico ou mecânico de organização.
	2a Questão (Ref.:201803769857)
	Pontos: 0,1 / 0,1 
	"Há leis tão determinadas para o desenvolvimento da espécie humana como para a queda de uma pedra". "(...) Na ordem natural que devem seguir para tal fim, ou seja, na ordem do grau maior ou menor de suas relações com o homem. Foi assim que a Astronomia em primeiro lugar, a Física em seguida, mais tarde a Química, e em nossos dias enfim a Fisiologia [Biologia], constituíram-se ciências positivas. Esta revolução encontra-se plenamente efetuada em todos os nossos conhecimentos particulares, e tende, evidentemente, a operar-se agora na Filosofia, na Moral e na Política, sobre as quais a influência das doutrinas teológicas e da metafísica já foi destruída aos olhos de todos os homens instruídos, sem que, todavia, sejam ainda fundadas em observações. É a única coisa que falta ao desenvolvimento espiritual do novo sistema social". (Auguste Comte, em carta a seu amigo Valat, 1820) Baseando-se no texto acima, quais são os "três estados" nos quais Comte afirma que a sociedade pode passar:
	
	Estado metafísico, teológico e moderno
	
	Estado antigo, medieval e moderno
	
	Estado teológico, transcendental e metafísico
	 
	Estado teológico, metafísico e positivo
	
	Estado positivo, teológico e metafísico
	3a Questão (Ref.:201803770471)
	Pontos: 0,1 / 0,1 
	Ordem e progresso são questões fundamentais que norteiam a teoria Comtiana. Assim como na Europa, o positivismo teve grande influência no Brasil, sendo demonstrado em símbolos como nossa bandeira, nosso Hino. Deste modo é correto afirma que:
	
	O positivismo não teve relevância na formação do pensamento sociológico.
	
	O positivismo apenas é contextualizado na Europa.
	 
	O positivismo foi uma corrente que valorizava as ciência e exaltava a razão.
	
	O positivismo explicava a diversidade cultural no Brasil.
	
	O positivismo apenas está no lema da bandeira.
	4a Questão (Ref.:201803770570)
	Pontos: 0,1 / 0,1 
	A chamada Segunda Revolução Industrial, ocorrida na segunda metade do século XIX, ensejou a necessidade de garantir novos mercados consumidores e fornecedores de matéria-prima para os países industrializados. Os países europeus, em especial a Inglaterra, iniciou, então, uma expansão em direção a outros continentes que foram dominados e subordinados aos interesses desses países. Esse processo histórico ficou conhecido como:
		
	
	Darwinismo social
	
	Cientificismo
	
	Neoliberalismo
	 
	Neocolonialismo
	
	Positivismo
	5a Questão (Ref.:201803770344)
	Pontos: 0,1 / 0,1 
	(UNESP) A pesquisa e a produção de informações realizadas pelo sociólogo estão baseadas em um compromisso científico com a realidade social. A divulgação pública da pesquisa e da produção de informações deve ser:
	 
	precisa e correta, sobretudo porque o cidadão tem o direito à informação.
	
	filtrada politicamente pela classe social detentora do poder e depois transmitida à população.
	
	correta, sem no entanto haver grandes aprofundamentos técnico-científicos e teórico-metodológicos, pois o povo não entenderia.
	
	precisa, no entanto deixando de lado questões polêmicas. Estas devem ser transmitidas apenas às agências de financiamento da pesquisa
	
	filtrada ideologicamente, pois pode acarretar maiores conflitos sociais.

Continue navegando