Buscar

HISTÓRIA DA CULTURA E DA SOC. NO MUNDO CONTEMP av2 gabarito

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0028_AV2_201601396864 » HISTÓRIA DA CULTURA E DA SOC. NO MUNDO CONTEMP.
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	ANTONIO SERGIO DE GIACOMO MACEDO
	Turma: 9015/AO
	Nota da Prova: 5,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 02/06/2017 18:31:03
	
	 1a Questão (Ref.: 201601684721)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Como ficaram as relações entre os EUA e a América Latina durante a Guerra Fria?
		
	
Resposta:
	
Gabarito: Os EUA voltaram suas atenções para a América, intervindo nos governos e depondo chefes de Estado com tendências socialistas, como no caso da Guatemala, apoiando a instalação de uma ditadura, e até mesmo Cuba, embora não tenha derrubado o regime, criou uma série de embargos para prejudicar o país.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601678265)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"Em um ano marcado por cenário econômico desafiador, a Vale surpreendeu positivamente e fechou 2013 com geração de caixa de US$ 22,7 bilhões. Foi o terceiro melhor desempenho da nossa história, com crescimento de cerca de 18% em relação a 2012. Esse indicador mensura o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização e elimina efeitos não recorrentes do nosso fluxo de caixa. No quarto trimestre do ano passado, atingiu US$ 6,6 bilhões..."
(Site da Vale, em 26/02/14)
Esta empresa foi privatizada em 1997, quando ainda se chamava Cia Vale do Rio Doce. Este processo caracterizou a entrada efetiva do Brasil no contexto do Neoliberalismo.
Além desta característica - privatização da empresas - escolha uma outra característica deste processo e comente-a:
 
		
	
Resposta:
	
Gabarito:
Diminuição do poder do Estado: Estado deixa de intervir, principalmente na economia, permitindo que o "mercado" regule os preços. Exige uma "maturidade social" para que o controle seja exercido pelos próprios consumidores.
Circulação de capital internacional: Objetivo de diminuir as barreias econômicas e favorecer criação de mercados comuns entre as nações.
Multinacionais: Entrada de empresas internacionais no país, com objetivo de desenvolvimento do mesmo. Risco de exploração da mão de obra local, mais barata - e com regularização trabalhista instável - que nos países de origem das empresas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601673583)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	
"GENEBRA - Em uma comunicação sigilosa, a Organização das Nações Unidas (ONU) cobrou explicações do Brasil por causa do "uso excessivo de força policial", afirmou estar "profundamente preocupada" e denunciou supostas violações de direitos humanos por parte das autoridades para conter as manifestações ainda em meados de 2013. Mas até o dia 1º de fevereiro deste ano, a queixa da ONU sequer foi respondida oficialmente pelo governo brasileiro". (Jornal Estado de São Paulo, 25/02/14)
Não é incomum vermos a ONU apresentar este tipo de "intervenção" na política interna dos países, embora esta atitude seja questionada por muitos estudiosos de Relações Internacionais. Além disso, sabemos que o objetivo específico de sua criação (1945) não previa este tipo de atitude; ao menos não de forma tão enfática.
Acerca destes objetivos de sua criação, podemos afirmar:
I   -  O foco de sua atuação, a partir da publicação da Carta das Nações Unidas, deveria ser a manutenção da paz e o desenvolvimento dos países.
II  -  Sua responsabilidade em manuitenção da paz no mundo está intimamente ligada às consequências da Primeira Guerra Mundial.
III -  A ONU não foi pensada como uma instituição de poder internacional, tendo como objetivo evitar conflito entre as nações.
 
		
	
	Somente III é verdadeira.
	
	Somente II é falsa.
	 
	Somente I é verdadeira.
	
	Todas são verdadeiras.
	
	Todas são falsas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601684713)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A luta constante pela manutenção da hegemonia capitalista e socialista fez com que Estados Unidos e União Soviética criassem formas de exportar e manter seus modelos políticos e econômicos, utilizando planos de ajuda, quais foram eles?
		
	 
	Plano Marshall e COMECON;
	
	Pacto de Varsóvia e Wellfare State;
	
	Pacto Colonial e Plano Marshall;
	
	OTAN e Wellfare State.
	
	OTAN e Pacto Colonial;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601703299)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre o movimento Hippie é correto afirmar que:
		
	 
	tratou-se de um movimento extremamente politizado que se colocou contrário às armas nucleares e à Guerra do Vietnã.
	
	tratou-se de um movimento amplamente politizado que chegou a disputar as eleições presidenciais norte-americanas em 1963.
	
	tratou-se de um movimento exclusivamente socialista que defendeu a total privatização das empresas públicas.
	
	tratou-se de um movimento completamente despolitizado e marcado pela proposta de expansão do socialismo agrário.
	
	tratou-se de um movimento exclusivamente liberal que defendeu a estatização das empresas públicas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201601703304)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Entre as opções abaixo, assinale aquela que apresenta a principal característica do neoliberalismo naquilo que se refere às relações entre os interesses públicos e privados.
		
	 
	O neoliberalismo sobrepõe os interesses privados aos interesses públicos.
	
	O neoliberalismo não toca no tema dos interesses público e privado.
	
	O neoliberalismo sobrepõe os interesses público aos interesses privados.
	
	O neoliberalismo defende o fortalecimento do espaço público em detrimento ao espaço privado.
	
	O neoliberalismo confere igual importância aos interesses público e privado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201601684716)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre a Constituição brasileira de 1988 podemos afirmar:
		
	
	no período de formulação da Constituição, que durou dezoito meses, a população nãofoi estimulada a participar pelos partidos políticos;
	
	no período de formulação da Constituição, que durou dezoito meses, a população foi estimulada a participar por meio de greves convocadas pelos militares.
	 
	No período de formulação da Constituição, que durou dezoito meses, a população foi proibida de participar;
	 
	no período de formulação da Constituição, que durou dezoito meses, a população foi estimulada a participar por meio de grupos que levavam as ideias à Assembleia Constituinte: sindicatos, entidades religiosas, e demais seguimentos da sociedade;
	
	no período de formulação da Constituição, que durou dezoito meses, a população foi estimulada a participar pegando em armas para derrubar a ditadura;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201601461464)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	China e União Soviética, durante a Guerra Fria, discordavam em muitos aspectos, na economia e no próprio modelo político que seguiam, chegando a cortar relações. Identifique a alternativa que corresponde à situação econômica da China com o fim da Guerra Fria.
		
	 
	A China já mantinha relações com os Estados Unidos desde 1971, o fim da Guerra Fria representa um momento de crescimento econômico causado pelos investimentos estatais e estrangeiros.
	
	A dissolução da União Soviética e idéia de "vitória do capitalismo" não altera o panorama econômico chinês, em crise desde a década de 1970 causada pela abertura da economia.
	
	Embora não fossem aliadas e ocorressem muitas divergências, a China apóia a União Soviética, agora Rússia a estabilizar a economia.
	
	A China perde importante parcela do mercado externo com a dissolução da União Soviética durante a década de 1990 e só consegue fazer a economia crescer novamente através de empréstimos concedidos pelos Estados Unidos.
	 
	Com o fim da Guerra Fria a China passa por um período de grande instabilidade, já que a URSS é desfeita e o comunismo passa a ficar desacreditado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201601686423)
	Pontos: 1,0/ 1,0
	"A principal característica desse processo desenfreado por ampliação de espaços era a de que a expansão dos Estados europeus tinha sido motivada por uma necessidade irrefreável de ampliação de mercados das economias competitivas (...). Isto significava uma mudança radical no modo de organização política dos Estados-nação, uma vez que suas fronteiras tornaram-se restritivas e constrangedoras para a expansão dos mercados." (REIS FILHO, 2011). Acerca do processo de expansão de mercados que caracterizou o neocolonialismo no século XIX, podemos apontar como fator primordial para esse processo a consolidação do:
		
	 
	Capitalismo
	
	Anarquismo
	
	Cientificismo
	
	Racionalismo
	
	Socialismo
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201601703177)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Nas últimas décadas, vimos uma revalorização dos acontecimentos por parte dos historiadores. Isso se deve, em parte, ao impacto político e diplomático que alguns episódios, como o 11 de setembro, proporcionaram. Podemos assinalar como um dos impactos do 11 de setembro:
		
	
	O fortalecimento do processo de globalização.
	
	O enfraquecimento dos grupos de extrema-direita.
	 
	O estímulo ao maior diálogo entre as potências mundiais.
	 
	A intervenção direta em países como Afeganistão e Iraque.
	
	A maior aproximação entre o mundo Oriental e Ocidental.
	
	
Observação: Estou ciente de que ainda existe(m) 2 questão(ões) não respondida(s) ou salva(s) no sistema, e que mesmo assim desejo finalizar DEFINITIVAMENTE a avaliação.
Data: 02/06/2017 18:45:46

Continue navegando