Buscar

Vacinas gestantes, adultos e idosos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Eletiva Imunizações 2017/1
Mirella Lourencini Palaoro – Medicina UFRJ Macaé
- Vacinas em adultos, gestantes e idosos
Quais as vacinas que são obrigatórias em cada um dos grupos? Só as obrigatórias e não as dependentes de estar em contato ou frente a epidemias. Cite apenas as disponíveis no PNI. Lembrando que os calendários enviados são todas, as particulares e as disponíveis no Ministério da Saúde.
As vacinas obrigatórias para as gestantes são: 
Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (difteria, tétano e coqueluche) dTPA ou dTPA VIP, que deve ser administrada o mais precocemente possível a partir da 20ª semana de gestação para as grávidas previamente vacinadas. Em gestantes com vacinação incompleta tendo recebido uma dose de vacina contendo o componente tetânico é recomendado uma dose de dT (dupla adulto – difteria e tétano) e uma de dTPA. Em gestantes com vacinação incompleta tendo recebido duas doses de vacina contendo componente tetânico, uma dose de dTPA é suficiente. E, em gestantes não vacinadas é recomendado duas doses de dT e uma de dTPA.
Hepatite B que é recomendada para todas as gestantes, sendo três doses no esquema 0 – 3 – 6 meses, precocemente, seria ideal que toda mulher em período fértil estivesse adequadamente imunizada contra a hepatite B antes de engravidar, mas, devido a baixa taxa de imunização essa vacinação é feita em gestantes.
Influenza (gripe) também é recomendada para gestantes, porém, uma dose única anual.
No grupo de adultos, as vacinas recomendadas são: 
Hepatite B contendo 3 doses em não vacinados (0 – 30 – 180 dias), os que estiverem com o esquema incompleto deve completar até a terceira dose.
dT (Difiteria e Tétano) para não vacinados, também sendo 3 doses com intervalos de 0 – 30 – 180 dias e um reforço a cada 10 anos. Adultos com as 3 doses devem receber apenas o reforço, com doses incompletas deve-se completar até a terceira dose.
Febre amarela com uma dose em não vacinados e reforço a cada 10 anos.
Tríplice viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) com duas doses em não vacinados, contendo um intervalo de 30 dias para aplicação de cada uma delas.
No grupo de idosos, as vacinas recomendadas são as vacinas citadas anteriormente no grupo dos adultos, além da Gripe (influenza) sendo uma dose anual e, a Pneumocócica que é administrada como uma e reforço após 5 anos. Além dessas, também há a Herpes zoster que é apenas uma dose, indicada até para aqueles que já desenvolveram a doença.

Outros materiais