Buscar

Combinação de Vacinas

Prévia do material em texto

Eletiva: Imunizações 2017/1
Mirella Lourencini Palaoro
DRE: 116019034
- Qual a sua opinião em relação à combinação de vacinas?
As vacinas combinadas consistem em um agrupamento de algumas vacinas (de 2 a 6) que são essenciais para o indivíduo, dessa forma, numa única aplicação, é possível garantir a imunização contra mais de um agente patógeno. Sendo assim, o paciente fica protegido de várias doenças em apenas uma dose. Além de que, essa combinação diminui os efeitos colaterais, tais como mal-estar, febre, dores, entre outros. Entretanto, não é qualquer tipo de vacina que pode ser misturada, há estudos clínicos que conferem a permanência da segurança e da imunidade de cada antígeno, para que os mesmos não interfiram na imunogenicidade do outro.
A combinação de vacinas reduz o número de “picadas” que um indivíduo levaria para a aplicação de cada vacina separadamente, esse benefício visa principalmente recém-nascidos e crianças, minimizando os transtornos e efeitos colaterais advindos da aplicação das vacinas. Vale ressaltar que, muitas vezes, a falta de conhecimentos de pais e responsáveis deixem os mesmos receosos e com medo quanto a essas vacinas, porém, elas contém uma excelente eficácia. Logo, há uma gama de benefícios proporcionados pelas vacinas combinadas, sendo interessante desenvolver cada vez melhores técnicas de combinações visando agrupar cada vez mais antígenos numa mesma aplicação desde que não tragam efeitos colaterais e nem desvio de funcionalidade de alguns deles para o organismo.
Porém, há um cuidado especial que deve ser levado em consideração, uma vez que, é necessário ter a certeza de que o que está sendo desenvolvido nos estudos com essas vacinas estão de fato surtindo efeito. Para isso, é imprescindível que órgãos estatais fiscalizem e cobrem das instituições responsáveis um retorno desses estudos que são realizados a fim de monitorar as vacinas, principalmente quando combinadas.

Continue navegando