Buscar

Trabalho Engenharia Social e Conscientização em Segurança da Informação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PÓS-GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Fichamento de Estudo de Caso
André Luiz Moura de Lima
Trabalho da disciplina de Engenharia Social e Conscientização em Segurança da Informação
 Tutor: Prof. Marcelo Vasques de Oliveira
São Carlos - SP 
2018
Estudo de Caso:
Engenharia Social e Conscientização em Segurança da Informação
Conflito no Andar de Derivativos (A)
REFERÊNCIA: BADACCO JR. L. Joseph; USEEM, Jerry. Conflito no Andar de Derivativos. Harvard Business School. 2006.
 
O artigo mostra a narrativa de um vendedor do First America Bank, em Nova York USA. Ele trabalha em um grande banco americano e mostra em seu relato o envolvimento em um grande negócio de milhões de dólares, que vão beneficiar a todos. 
O vendedor se orgulhava por trabalhar em um grande banco, começou como um assistente e após seis meses foi trabalhar com a vendedora, Linda. Ela era uma pessoa muito respeitada na instituição e um de seus maiores clientes era a empresa Poseidon Cruise Lines. Como ela possuía uma relação muito próxima com o tesoureiro e com o CFO – (Chief Financial Office) o Financeiro da empresa, ela pensava que seria mais fácil essa transação. 
A empresa Poseidon queria financiar a construção de um novo navio para sua frota de cruzeiro, que ia ser feito em um estaleiro na França e com um custo aproximado de US$ 700 milhões. Esta seria uma das maiores transações já realizadas no banco e renderia uma grande quantia em dinheiro.
Não seria fácil e para que isso acontecesse, a empresa Poseidon teria que fazer os pagamentos ao estaleiro que recebia em Francos. Mas a empresa tinha um caixa em Dólares, então precisaria fazer um empréstimo para efetuar o pagamento. O Governo francês propôs um empréstimo com taxas de câmbio abaixo do mercado, os funcionários CFO e o Tesoureiro como nunca tinham feito uma transação desse porte, ficaram com medo e também não sabiam se a moeda era estável o bastante. Linda queria essa conta, trabalhou bastante com custos menores em dólares e criou uma estrutura para que Poseidon, realizasse pagamentos de 10 % ao estaleiro, pagamentos mensais iguais de juros ao estaleiro e grandes pagamentos iguais em três, quatro e cinco anos, ficando o First America Bank responsável em fazer os pagamentos mensais em francos ao estaleiro e receber em dólares da Poseidon, além de vender francos à linha de cruzeiros para os grandes pagamentos. 
Como uma grande vendedora que era, Linda tentou de qualquer maneira mostrar que o plano que tinha feito, era benéfico e que traria lucros a empresa Poseidon, mesmo assim o 
CEO e Linda analisaram outras maneiras, ela por sua vez falou que eles poderiam estudar proposta de outras instituições, mas que a proposta dela era a melhor já feita.
O narrador e Auxiliar de linda ao mesmo tempo em que trabalhava, escutava e estudava as proposta de sua supervisora, e percebeu que os lucros que o banco ganharia eram exorbitantes e altos. Linda era muito boa no que fazia, mas mesmo assim a empresa Poseidon não estava certa dos números de linda e ficaram com medo e não fechariam negócio antes de terem a certeza se o empréstimo francês teriam taxas melhores que as de dela. 
	Linda fica perplexa e muito brava quando ficou sabendo, então manda o seu auxiliar enviar por fax, uma página de um serviço amplamente utilizado de negociação de taxas de juros pelo mundo, a Telerate, e pede para que ele telefone para o CFO imediatamente. Ele por sua vez não queria ligar e disse que ela poderia fazer o contato e ligar para o mesmo, e com isso seria mais bem visto pela empresa e afirmaria ainda mais o negócio. Sabendo que a negociação não estava concretizada. Ela ficou brava e falou que apenas era para ele ligar e não fazer perguntas e que ela tinha mandado. 
	O Auxiliar pegou o documento e percebeu que existia irregularidade e não queria sujar sua reputação na empresa. Mas ao mesmo tempo tinha medo, por ser um funcionário novo e saber que ele era Junior, abaixo da grande maioria de seus supervisores. Ele pensou no primeiro momento em falar para alguém. E lembrou-se da sua educação de quando estagiou em Israel depois que saiu da faculdade, de seus conceitos como Judeu. De não mentir e não fazer o mau para outras pessoas e de falar a verdade mesmo que isso custasse seu trabalho. Mas também lembrou que foi Linda, que conseguiu o emprego para ele, e que ela era sua superior e lhe tinha dado uma ordem direta e clara para enviar o fax para Poseidon. 
	Pensou em diversas opções, e teve a ideia de procurar alguém que pudesse ajudar a não perder a grande negociação e ao mesmo tempo fazer a coisa certa. Pensou então em falar com o negociador Roger, mas sabia que ele não gostava que funcionários Juniores intrometesse nos negócios de Seniores e também ela como supervisora sabia e podia fazer do jeito dela. 
	Pensou também no gerente de venda de derivativos, o Peter. Mas Infelizmente ele era muito medíocre e ineficaz. Só tinha chegado ao cargo por ser o mais velho na repartição e também não intendia muito dos produtos derivativos e não estava atualizado. Então a única opção que lhe restava, era o vice-presidente que gerenciava toda a equipe, mas que tinha visto uma vez em sua vida em um café, mas ele sendo Junior teria uma controversa e seria muito imaturo e mau visto. 
	Vendo que assim, todas as empresas tem a detenção dos direitos dos cargos, dos pensamentos e de suas ações. Para fazer, falar ou questionar dentro da empresa é preciso que o supervisor ou cargo maior deixe. Esse é um dos problemas maiores que os funcionários levam diariamente. Com medo de perder o emprego, com medo de falar algo que vai denegrir ou ofuscar o nome da instituição. A maioria das pessoas está vulnerável ou mesmo não conhecem os seus direitos. É preciso intender e ser intendido...

Outros materiais