Buscar

tanques pressao atmosferica e temperatura ambiente

Prévia do material em texto

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL TIQUATIRA
TANQUES PARA LIQUIDOS TA E PA
TEMPERATURA AMBIENTE E PREÇÃO ATMOSFERICA
SÃO PAULO
2014
TANQUES PARA LIQUIDOS TA E PA
TEMPERATURA AMBIENTE E PREÇÃO ATMOSFERICA
Trabalho de apresentação ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, à Escola Técnica Tiquatira, como requisito à disciplina de Tecnologia dos Materiais Inorgânicos II. 2º Módulo – Química/Tarde.
SÃO PAULO
2014
Introdução
Os tanques são locais de armazenamento de substâncias geralmente próximas à pressão atmosférica. Eles são destinados principalmente para o armazenamento de petróleo e derivados, como gasolina além de outros produtos inflamáveis. Estes tanques são divididos em outras classes, como o formato, tipo de teto, além de alguns componentes dos tanques.
Existem vários tipos de tanques, eles são classificados de acordo com os tipos de líquidos que são armazenados ou transportados que fazem parte das operações unitárias. O objetivo nesse trabalho é mostrar os locais onde cada um desses tanques são encontrados. 
Modelos de tanques
	Os taques à Pressão Atmosférica podem ser de diversos formatos. Eles encontram-se na forma de cilíndricos horizontais, cilíndricos verticais e esféricos.
	Os tanques cilíndricos são todos aqueles cujo formato tem a forma cilíndrica, ou seja, corpo longo e arredondado de igual diâmetro em todo o comprimento. Os horizontais são mais utilizados nos casos onde o consumo do fluído é pequeno, e onde o peso em questão é pequeno. Já os tanques verticais são mais utilizados em casos onde consumos mais elevados e onde são utilizados estoques operacionais maiores. Estes suportam fluídos de mais densidade, e por conseqüência, maior peso.
	Caracterizado em tanques esféricos estão todos aqueles que possuem sua forma circular.
	Os tanques de armazenamento são classificados de diversas formas, uma delas, é quanto ao tipo de teto que possui. 
	Quando o tanque possui uma sustentação, ele tem um tipo de teto determinado fixo, esse tipo de teto, mais especificamente quando o teto é cônico, é usado em refinarias de petróleo para armazenar derivados mais pesados.
	Nos tipos de tanque de teto flutuante, o teto flutua sobre o produto que está armazenado. Assim o teto movimenta-se conforme o tanque enche e esvazia. A razão principal pelo qual são utilizados é por reduzirem as perdas do produto em conseqüência da evaporação. 
Acessórios dos tanques
- Respiro: Como se fosse um buraco aberto, com ou sem válvula, que está presente em tanques de teto fixo.
- Válvula de pressão e vácuo: Dispositivo obrigatório em tanques de teto fixo e opcional para tanques de teto flutuante, tem a função de liberar o vácuo, liberando os gases.
- Agitador: Tem a finalidade e agitar o produto, com o intuito de homogeneizar o fluido.
- Sistema de medição: Sistema que controla o nível dos tanques, além de também controlar o volume, temperatura, pressão.
Materiais para tanques
Existem duas famílias de resinas para tanques em polietileno.
Tanques rotomoldados podem ser fabricados com polietileno de alta densidade reticulado (PEX) ou polietileno linear. O tipo de resina reticulado é apenas um, enquanto o tipo linear de resinas está disponível em baixa (PEBDL), média (PEMD) e alta densidade (PEAD).
Por outro lado, quando se analisa um tanque de fibra de vidro (PRFV) existem diversas resinas e combinações de materiais a considerar.
O material do tanque varia de acordo com a substância dentro dele, se o líquido em questão for oxidante, obviamente deve ter uma proteção no interior do tanque que seja antioxidante como aço inoxidável, *cobre, *alumínio;
O revestimento do interior do tanque pode ser um metal de sacrifício, nesse caso o revestimento externo deve ser de aço carbono ou aço misturado com outro metal que deve ser pesquisado, ou totalmente do mesmo material revestido internamente;
Resistência química
Ao selecionar o material para a fabricação do tanque é importante considerar o produto químico, a concentração do produto químico e a temperatura.
O método mais eficaz de descobrir qual melhor material a usar, é o método de compatibilidade, que consiste em fazer teste em pequena escala.
Exemplo:
NaOH não deve ser armazenado em vidro pois reage com a sílica (SiO), um dos compostos principais do vidro. Portanto deve ser armazenado em tanques revestidos internamente de polietileno:
2NaOH + SiO2 ---> Na2SiO3 + H2O 
 	Já o HCl não reage com o vidro, mas reage com o polietileno, formando o cloroetano ou cloreto de etila:
HCl + C2H4 ---> C2H5Cl
Por isso a necessidade dos testes de compatibilidade, por que nem sempre o que ser para um serve para outro.
 
Onde são encontrados
Tanques de armazenamento de produtos químicos para utilização em indústrias químicas, alimentícias, têxteis, entre outras.
Nas indústrias de petróleo, ou seja, em refinarias, facilitando a manutenção de estoques ajudando a manter o nível de operação elevado nas unidades de refino.
Os tanques subterrâneos são usados para o armazenamento de combustíveis, sendo assim, esses tipos de tanques geralmente são utilizados em postos de gasolinas.
São usados em empresas e indústrias de armazenamento de gás.
Geralmente utilizados para transportar combustíveis para aviões, e também muito utilizados para transporte de fertilizantes. 
Pequenos tanques parafusados ou soldados podem ser ideais para campos de produção, enquanto tanques de armazenamento maiores, soldadas são usados ​​em terminais de distribuição e refinarias em todo o mundo. Condições de funcionamento do produto, capacidades de armazenamento e questões de design específicos podem afetar a processo de seleção do tanque.
Os tanques de teto fixo são facilmente encontrados em refinarias, oleodutos, terminais, polos e etc. Os mesmos são subdivididos em: tanques de teto fixo, tanques de teto móvel, tanques de teto flutuantes, tanques de teto fixo com diafragma flexível.
Os tanques de teto flutuante apesar de não serem normalmente utilizados em operações de produção, tanques com teto flutuante são frequentemente utilizados em estações de bombeio ou em terminais de estabilização de óleo bruto a pressões de vapor inferior a 11,1 psia.
Quando a pressão de vapor do produto é superior a 0,5 psia, mas menos do que 11,1 psia, a Agência de Protecção Ambiental dos EUA permite a utilização de tetos flutuantes como um dispositivo primário de controle de vapor do tanque de armazenamento. Tanques de teto flutuante são destinados a determinados produtos. Em geral, eles não são adequados para aplicações em que os produtos não foram estabilizados (vapores removidos).
De acordo com a norma N-270, recomenda-se o tipo de tanque a ser usado de acordo com o produto que vai ser armazenado.
Tanques de tetos flutuantes, teto cônico, para pequena pressão interna: Nafta e produtos leves de gasolina, petróleo, álcool e diesel leve.
Tanques teto cônico com teto flutuante, baixa pressão de teto cônico: Gasolina de aviação (GAV).
Tanque sem teto: Água bruta.
Tanques de teto cônico: Querosene, nafta pesada, querosene, querosene de aviação (QAV), óleo diesel, resíduo de vácuo, óleo combustível, óleo lubrificante, asfalto e lastro de navio.
Produtos perigosos:  É considerado produto perigoso todo aquele que oferece risco à segurança pública, à saúde de pessoas e ao meio ambiente. Esse tipo de produto é transportado em caminhões tanque.
Gás liquefeito: o transporte é feito sob pressão, a granel, em caminhões-tanque ou fracionado em botijões que respeitam as normas de segurança de recipientes e carrocerias utilizadas.
Líquidos como sucos e água, são transportados em caminhões com tanque de aço, conhecidos como caminhões-pipa, caminhões-cisterna ou caminhões-tanque.
Conclusão 
Ao longo do trabalho nota-se que é muito importante saber quais são os tipos de líquidos, o material em que são feitos para definir onde cada liquido pode ser armazenado corretamente,podemos encontrar esses tanques em diversos locais, em diversas indústrias e até mesmo nas avenidas que é o caso dos caminhões tanque, e também em postos de gasolinas, em refinarias de petróleo, na qual passam frequentemente em jornais, televisões. 
A variedade de tanques de armazenamento é muito grande, porém cada um tem suas próprias características que os faz ser únicos e mais apropriados para determinado tipo de produto.
	É de grande importância que se conheça todos os tipos de tanque para que quando houver necessidade de armazenar algum líquido, guardá-lo no tanque correto.
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL TIQUATIRA

Continue navegando