Buscar

protozoa

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VILA VELHA - UVV
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
 Protozoários 
 
Disciplina: Zoologia dos invertebrados I
Professor: Raphael Mariano Macieira 
VILA VELHA
ABRIL – 2018
 Protozoários 
 
Relatório do Curso de Graduação em Ciências Biológicas apresentado ao Centro Universitário Vila Velha - UVV, como parte das aulas práticas da Disciplina Zoologia dos invertebrados I, sob orientação do Professor Raphael Mariano Macieira.
VILA VELHA
 ABRIL - 2018 
INTRODUÇÃO
Pertencentes ao Reino Protista, os protozoários são seres microscópicos, eucariontes e unicelulares, apresentam apenas uma célula, sendo a maioria heterotrófica, ou seja, necessitam de matéria orgânica para se alimentarem. Os protozoários fazem reprodução sexuada, mas a maioria realiza reprodução assexuada onde ocorre a divisão celular através do processo conhecido como mitose, que de uma célula são originadas duas novas células idênticas, fazendo com que cada nova célula possua o mesmo material genético da “célula-mãe”. A sua classificação é baseada fundamentalmente nos tipos de reprodução e organelas locomotoras. A locomoção se faz por batimentos ciliar ou flagelar, por emissão de pseudópodos ou até por simples deslizamento de todo o corpo celular. Em alguns ciliados há, no lugar do citoplasma, filamentos contráteis, os mionemas. Os pseudópodos, embora sendo expansões variáveis do citoplasma, podem se apresentar sob diferentes formas.
 
.
 
MATERIAIS E MÉTODOS
 Para realizar essa aula prática, foi utilizado: 
Laboratório de microscopia 
Microscópio óptico 
Laminas 
Lamínula 
Conta gota 
Amostra de protozoários 
Folha A4
Lápis n°02
 Com os materiais disponíveis, as laminas foram montadas para que pudessem observar e desenhar os protozoários encontrados. 
RESULTADO E DISCUSSÃO 
Através das observações feitas nas lâminas, foram encontrados protozoários ciliados (Fig. 1), e flagelados (Fig. 2)
Observou-se na primeira lamina que o protozoário (Fig. 1) poderia ser classificado como ciliado, pois se locomovem através da movimentação de cílios. Em algumas espécies de ciliados, os cílios também são usados para a ingestão de alimentos. O cílio pode revestir todo o corpo do microrganismo ou apenas parte dele. Possuem dois tipos de núcleo, sendo eles micronúcleo ou macronúcleo. O micronúcleo faz parte do processo de reprodução, assexuada ou sexuada, já o macronúcleo, participa no processo de reprodução assexuada e atua também no metabolismo das células. Ingerem o alimento através do processo de fagocitose, se alimentando de algas, bactérias e leveduras. Em seu interior podem ser encontradas organelas como: vacúolo digestivo, macronúcleo e micronúcleo. 
Alguns ciliados podem viver no corpo humano como parasitas e podem gerar doenças. A melhor forma para evitar é procurar consumir apenas agua filtrada. 
Na segunda lamina, foi possível observar um protozoário flagelado (Fig. 2), que podem ser reconhecidos como mastigóforos. A locomoção desses protozoários ocorre por batimento de um ou mais flagelos, compridos e com forma de chicote. Os flagelos também ajudam na captura de alimento e na recepção de estímulos ambientais; alguns flagelados também podem apresentar pseudópodes e apresentam um núcleo envolvido por uma membrana nuclear rigida. Sua reprodução pode ser sexuada, com fusão de dois gametas, ou assexuada, principalmente por bipartição. 
 
CONCLUSÃO 
Portanto com a observação feita no microscópio visualizamos que as células do Reino Protista tem em sua maioria observada, o formato alongado em extremidades arredondadas e difícil visualização do núcleo devido sua disposição e complexidade. Ocorrem cílios e flagelos para sua locomoção. E a grande maioria é de partes aquáticas. 
REFERENCIAS
https://planetabiologia.com/reino-protista/
https://biosom.com.br/blog/saude/o-que-sao-os-protozoarios/
https://www.todabiologia.com/microbiologia/ciliados.htm
https://www.todabiologia.com/microbiologia/ciliados.htm

Continue navegando