Buscar

Trabalho Sociedade e Meio ambiente

Prévia do material em texto

7
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CENTRO DE INTEGRAÇÃO MERCOSUL
BACHARELADO EM GESTÃO AMBIENTAL
SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE – CONCEITOS NA PRÁTICA
Beatriz Sanchez M. de Souza, Samantha Plamer Larrossa, Samuel Albinelli, Werison Vinicius de Vos.
Pelotas, 2017
Conceitos sociológicos, suas definições e exemplos
Papel social
O papel social explica basicamente os direitos e deveres de determinado status social. Ele envolve todo tipo de ação que a sociedade espera, perante a posição que ocupa.
E vale lembrar, que nem sempre individuos que ocupam o mesmo status social, terão o mesmo mesmo papel social.
Exemplos :
Uma mulher que tem filhos e trabalha como professora desempenha os papéis sociais específicos que lhe são atribuídos, como mãe (cuidar dos filhos, gerir a trabalho da casa), e no meio profissional (dar aulas).
Perante a esse tipo de exemplo, vem a tona a discussão sobre os padrões comportamentais impostos pela sociedade:
“Uma mulher obrigatoriamente terá o papel social de cuidar da casa ?” 
“Por quê vemos a mãe como a personagem principal da criação dos filhos, e não o pai ?”
Nos últimos anos questionamentos sobre padrões tem se tornado cada vez mais frequentes, oque é de extrema importância para a sociedade enxergar que nós somos iguais e únicos ao mesmo tempo. A sociedade impõe padrões e estigmas, mas esquece que não necessariamente todos devem seguir os mesmos caminhos. 
 your reader’s attention with a great quote from the document or use this space to emphasize a key point. To place this text box anywhere on the page, just drag it.]
Comportamento Social
O comportamento social necessita de outras logias para ser entendido pois ele é definido pela maneira de agir do ser, assim interação social, grupos sociais e entre outros ajuda a definir comportamento social
Em fisiologia e sociologia, comportamento social é aquele que é direcionado à interação com outros da mesma espécie. A predação não pode ser considerada como comportamento social, já que é direcionada entre espécies diferentes. Enquanto muitos comportamentos sociais são formas de comunicação, comunicação entre membros de diferente espécies não é comportamento social. Em sociologia, "comportamento" se refere muitas vezes a repostas desprovidas de significado e contexto social, em contraste com "comportamento social", que possui ambos. Em uma hierarquia sociológica, o comportamento social é seguido por ações sociais, que são direcionadas a outras pessoas e induzem respostas. Por essa escala, em seguida vem a relação social. Em conclusão, o comportamento social, na verdade, é um tipo de comunicação.
Esses mesmos conceitos resultam sempre na formação de um ser humano civilizado e coerente (ou não) com as regras estabelecidas socialmente. Alguns pontos envolvem o assunto e definem um comportamento. 
São esses:
Natureza humana
Componentes somáticos
Sistema sensorial
Personalidade
Auto-estima
Caráter
Sentimentos
Aprendizado
Grupos sociais
Os grupos sociais são definidos pela interação estabelecida entre as pessoas e o sentimento de identidade existente onde em todo grupo existe uma ligação de união, ao contrário, o grupo perde sua essência permitindo também que sofra uma evolução constante da mesma forma que qualquer pessoa experimenta uma evolução notável se dividindo em:
° Grupos primários - família, amigos, amigos de infância, de escola, ou seja, pessoas com quem o indivíduo interaja mais pessoalmente.
° Grupos Secundários - Colegas em geral, vizinhos, professores, patrões, motoristas, secretárias, ou seja, pessoas que o indivíduo trata de maneira impessoal por não ter pouco ou nenhum contato íntimo, restrito.
O maior exemplo de um grupo primário é a família. Grupos secundários são aqueles em que os contatos sociais são diretos, mas não há intimidade.
Com isso em mente percebemos que os grupos sociais possuem alguma forma de organização. Eles compartilham normas, hábitos, valores, costumes próprios e objetivos. Os grupos sociais se diferem quanto ao grau de contato entre seus membros.
Status Social
Status Social é a posição do indivíduo na estrutura da sociedade, todos nós ocupamos um espaço que nos dão maior ou menor valor, poder e prestígio social. 
Segundo Max Weber neste conceito a sociedade é divida em grupos de status, que são determinados pela honra de seus integrantes, que ditam regras e estilos de vida para os demais pertencentes.
Para autores como August B. Hollingshead (1975) o status social pode ser determinado de acordo com a combinação de quatro fatores: grau educacional, ocupação, sexo e estado civil. Esses quatro fatores são fundamentais porque: o grau educacional varia muito pouco durante a fase adulta e indica o nível de conhecimento formal adquirido por um indívuo, o que provavelmente determina seus gostos, hábitos, e outras características. Muitas ocupações de grande prestígio social exigem um alto nível de formação educacional, elas podem até variar ao longo da vida, mas normalmente estão atreladas ao nível educacional do indivíduo. A partir da ocupação profissional de uma pessoa é possível mensurar o grau de poder que ela possui. O sexo determina o nível de poder que o indvíduo pode ter, principalmente se considerarmos as desvantagens que as mulheres enfrentam no mercado de trabalho e em outros espaços da sociedade ocidental. Por fim, o estado civil determina o status individual no sistema familiar.
Pode abranger aspectos políticos, culturais entre outros, como o exemplo a seguir:
Um estudante universitário também pode ter status de filho, no ambiente familiar, de amigo na vizinhança onde vive, de professor em alguma escola e até mesmo de religioso na igreja que frequenta.
Critérios para determinar status social
- Parentesco: origem familiar, classe baixa ou alta.
- Riqueza: pode ser adquirida de maneira aprovada socialmente (herança, trabalho) ou por meios reprováveis (assaltos, roubo).
- Função Profissional: patrão, empregado, diretor, gerente
- Religião: Posição de uma religião frente a outra
- Política: Posição de um partido político frente ao outro.
- Locais de lazer: Os locais que o individuo frequenta, podem definir o seu status.
Classificação
De acordo com a origem do status social, ele é classificado de duas maneiras:
°Atribuido: quando independe da capacidade do indivíduo para sua obtenção; ele recebe este status quando nasce. Um exemplo de sociedade em que ainda imperam os status atribuídos é a índia, onde as pessoas já nascem dentro de uma categoria social- a casta - e nela permanecem até a morte, sem possibilidade de mudança de status.
°Adquirido: quando depende do esforço pessoal para sua obtenção. Dentro de uma perspectiva liberal, através de suas habilidades, conhecimentos e capacidade pessoal, o indivíduo pode alterar seu status ao competir com outras pessoas ou grupos e triunfar sobre eles. 
Em nossa sociedade, os indivíduos geralmente buscam status mais elevados. Isso explica a insistência com que se procura "subir na vida". Quanto mais escassas as oportunidades para se conquistar determinado status, mais intensa a competição entre os concorrentes em disputa por ele.

Continue navegando

Outros materiais