Buscar

Fichamento UMA NAÇÃO QUE SE EXPANDE E SE DIVIDE – Leandro Karnal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fichamento: UMA NAÇÃO QUE SE EXPANDE E SE DIVIDE – Leandro Karnal
DE NOVO, A ESCRAVIDÃO
O jornal fundado pelos antiescravistas em Nova York, THE LIBERATOR, sendo William Garrison seu fundador, somente deixou de circular em 1865 e a maioria dos assinantes era negro, uma vez que o nível de alfabetização era grande até mesmo entre os escravos. Isso se deve ao fato do protestantismo ser a religião dominante e a leitura da bíblia fundamental. 
A maior parte dos abolicionistas, na época, era formada por pessoas religiosas. A ideia de ser salvo e obter o perdão fazia com muita gente se preocupasse em realizar boas obras.
A questão da escravidão acirrou ainda mais as disputas de opinião no país na primeira metade do século XIX, o que direcionou a formação de uma identidade comum que pudesse unir a nação dividida por questões raciais. Os inimigos externo contribuíam para isso. Assim, a união do povo começou pelo discurso religioso.
NOVO TERRITÓRIOS
Desenvolveu-se a ideia do DESTINO MANIFESTO: seria uma missão espalhar a concepção de sociedade norte-americana para as regiões vistas como carentes e necessitadas de ajuda.
Louisiana e Flórida – compradas dos franceses.
Texas – território anexado por colonos estadunidenses. O México, depois da derrota para os Estados Unidos, tive que ceder outros territórios como o Novo México e a Califórnia.
=> Além do discurso religioso, o forte expansionismo estadunidense representou uma tentativa de união de todos os americanos em nova onda de nacionalismo. Porém, isso representava também deter a área de atuação dos escravocratas. A questão era formar uma unidade, uma nação, pois os sulistas ameaçavam se separar da União dos Estados e os nortistas queriam barrar o avanço de áreas escravocratas.
A “CASA DIVIDIDA” E A GUERRA DE SECESSÃO
O Sul querendo aumentar seu império do algodão e da escravidão e Norte querendo a expansão das chamadas terras livres.
O Norte mais industrializado, tinha uma classe média nascente e uma indústria de importância crescente.
O Sul tinha uma economia baseada na Plantation e escravidão, onde o escravo era visto como mercadoria. O sul interagia com o norte economicamente e participava do comércio internacional, principalmente com a Inglaterra.
O Norte com trabalhadores livres, assalariados e pequenos proprietários formando uma classe média consistente.
O Sul escravista e senhorial, tinha a ideia de superioridade do homem branco.
Em ambos os negros estavam fora das decisões políticas e eram vítimas de preconceito, principalmente no sul onde a escravidão era garantida por lei. Um juridicamente determinado no sul e o outro um pouco velado mas sempre presente.
Em 1850 o Norte superava o Sul em população. O Sul dispunha de maior força política no governo federal. O exemplo disso foi a aprovação de uma lei para as novas regiões do Kansas e Nebrasca, admitindo a escravidão nessas regiões. Esse foi um estopim. O território do Kansas virou um palco de disputas políticas pelo controle da região. Aí se deu a DIVISÃO DA CASA. O Presidente Abraham Lincol pode ser considerado um antiescravista, mas nunca uma abolicionista aberto e declarado, mas o Sul acreditava que Lincoln era abolicionista e sendo eleito, teve início as hostilidades entre as duas regiões.
Estados como Carolina do Sul, Alabama, Flórida, Mississipi, Geórgia e Texas se declaram separados da União, formando os Estados Confederados da América e elegeram Jefferson Davis como seu presidente.
A guerra estava declarada. O Norte possuía a vantagem em número de pessoas aptas ao serviço militar. Como os negros não podiam integrar o exército sulista, estavam em menor número. Mas, grandes nomes da estratégia militar estavam ao lado do Sul, como General Robert Lee, que no início impediu várias invasões do norte, mesmo com menos soldados.
Aos poucos os investimentos exigidos pela guerra e a falta recursos devastaram o sul que não contaram com o apoio europeu, principalmente da Inglaterra seu principal parceiro na exportação do algodão. A França também negaram ajuda sem o apoio inglês. Também foi feito um bloqueio pelo Norte dificultando a entrada e saída de produtos do Sul. Isso resultou nas fugas do serviço militar do Sul e a vitórias nortistas.
Lincoln propôs uma emancipação dos escravos de modo lento, gradual e indenizado, evitando maiores perdas por entender que os escravos eram verdadeiras mercadorias e perde-lo representaria perder um bem, um investimento. Lincoln reafirmava, assim, que seu objetivo era manter a união. Em 1861 foi aprovada a LEI DO CONFISCO em que qualquer propriedade utilizada pelos confederados que caísse em mãos nortistas seria confiscada. Em 1862 a escravidão foi abolida e nesse mesmo ano foi aprovada Nova Lei do Confisco que dava terras no Oeste para qualquer família ou indivíduo maior de 21 anos que quisesse migrar para a região. 
Os escravos se utilizaram da Guerra Civil para se tornarem livres, fugindo das fazendas invadidas e assim colaborando para o fim da escravidão. Lincoln percebeu que a emancipação total dos escravos lhe traria popularidade e poderia acelerar o fim da guerra. Assim, em 1º de janeiro de 1863 foi proclamada a Lei de Emancipação dos Escravos. A lei que extinguiu a escravidão em todo território nacional seria promulgada apenas em 1865, como a 13ª Emenda da Constituição Norte-Americana.
Como explicar a vitória nortista?
- A Revolução Industrial estava em andamento no Norte desde 1820. Havia ferrovias, barco a vapor e telégrafo. 
- A região conseguiu enriquecer ainda mais com a Guerra Civil, fortalecendo a indústria têxtil, de calçados e principalmente a bélica.
- Muitos europeus se integraram as tropas da União.
- Os enfrentamentos ocorreram principalmente no Sul, o que livrou o norte de maior destruição de cidades e mortandade de pessoas.
- A Guerra representou para o Sul o Colapso econômico e desestruturação. 
- As milícias e os regimentos eram compostos de homens brancos e de baixa condição social, que não possuíam escravos e precisavam ser alimentados.
- A política de aquisição de gêneros alimentícios a baixos preços, resultou em prejuízo de seus produtores, comerciantes e proprietários de terras.
- A liberdade de imprensa foi mantida no sul e assim críticas ao governo e ao exército criam um clima desfavorável a união exigido em tempos de guerra.
O Conflito elevou Lincoln a categoria de mito como grande estadista e defensor a liberdade, capaz de forjar um sentimento de identidade nacional baseada na superioridade do “mundo” do Norte.
Após a independência de 1776, a nação estava incompleta e só foi decididamente formada com o fim da Guerra Civil.

Outros materiais