Buscar

amor em prova

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ
RICARDO SOARES DE ALMEIDA
DISCIPLINA DE TANATOLOGIA
RESUMOS
BELO HORIZONTE 30/04/18
FILME 
UMA PROVA DE AMOR
A história começa como todo casal,se conhece,namora e casa,e logo vem os filhos,então começa a história,de uma menina que fica doente quando pequena de leucemia,então começa a luta incessante de uma mãe para conseguir a sobrevivência de sua filha kaite,logo mais velha kaite tem complicações de insuficiencia renal a qual precisaria de um transplante de rim,para poder lidar com essa situação de sobrevivência da filha, a única chance de sobrevivência seria a compatibilidade de algum doador,mais ninguém da família era compativel para doar as células nem a mãe,nem o pai e nem o irmão,a esperança era que a mãe engravidasse novamente para ter outro filho para poder retirar células tronco para que ai sim a filha kaite recebesse a doaçao,então logo os pais se disporam a fazer um bebe de proveta para que geneticamente fosse manipulada e tivesse as mesma caracteristicas da irmã para ser compativel em suas doaçoes para irma.
Cegamente a mãe usava sua filha para que fosse então a doadora,das celulas e deixa-va a Ana se submeter a vários procedimentos de retirada das celulas,procedimentos invasivos e dolorosas para salvar a primeira filha kate,pois sua mente estava voltada a sempre a primeira filha e não importanto com os demais,sua opiniao no casa da mãe era o que contava e com egoismo do eu não via o quanto os demais estava sofrendo.Logo mais o quadro de kate vai se agravando,tendo complicaçoes renais,fazendo dialise,entao a mae começa a preparar tudo para que sua filha Ana fosse a doadora de rim,sem que sua filha podesse opinar a respeito,então Ana procura um advogado para que entrasse com um pedido judicial para que ela tomasse suas próprias decisões e não fosse a doadora,sua irmã kate participava do processo sem que sua mae soubesse,pois kate já estava cansanda de tudo aquilo,medicos,exames e vários procedimentos,so estava lutando com a morte por causa de sua mãe que não queria deixar ela partir,sua mae largou tudo para poder viver a vida da filha,esquecendo completamente de todo o resto da vida,e muito menos viu o quanto suas filhas estavam sofrendo ambas as duas.
No leito do hospital kate conhece um cara e logo se envolve com ele,sua mãe ate deu apoio,kate estava vivendo seus ultimos dias,ja conhecendo seu problema e aceitando que a qualquer momento partiria,kate viveu como se fosse seus ultimos dias,e Ana lutando contra seus direitos de poder opinar sobre sua vida,a mãe e claro ficou revoltada e não aceitando essa situação,do processo,depois de tanta lutar contra o processo da filha,o filho vendo a situaçao e abriu todo o jogo no tribunal e falou o que deveria ser dito há muito tempo,mais a mãe não conseguia enchegar as coisas em sua volta,então o filho abriu seu coração e compartilhou naquele momento o que realmente sua irmã kate queria para sua vida,e que sua mãe deixa-se ela partir,logo kaite sonha durante a a noite no hospital em ir a praia seu pai chega e ver ela falando da praia,entao o mesmo conversa com o médico e realiza suas ultimas vontandes mesmo contra a vontade da mãe,kate realiza sua vontande e logo após volta novamente para o hospital,onde permaneceria ate suas ultimas horas,depois todos os familiares se reune em volta do leito e fica ali conversa,então o pai pede uma pizza,onde todos comem a enfermeira então,avisando que a visita acabou e kaite pede para família que gostaria de ficar as só com sua mãe,então kaite olha para sua mãe e pergunta se ela esta com raiva, a mãe disse não dela,mais da situação,então sua mãe deita no leito com kaite a mesma abraça ela falando que ficaria tudo bem,e naquela noite kaite partiu e finalmente descansou.
Perguntas
1-Como os familiares se dava com o processo de doença e morte?
R:A principio a família ficava em prol da doença de kaite,tudo era feito de acordo como a mae queria,a mãe cegamente sacrificava a vida pela filha e colocando as outras vidas para viver a vida de kaite,e principamente Ana que foi a que mais sofreu,por ser doadora e compativel com a irmã,não e por os outros queria que ela se fosse mais eles enchegava o quanto kaite estava sofrendo,mais sua mãe era quem não queria que kaite parti-se,não conseguia ver a dor e sofrimentos dos demais e a morte de kaite para ela seria uma derrota pra ela,em sacrificar tanto e deixar que ela fosse embora.
2- E como kaite via seu processo de doença e morte?
R: kaite lutava contra sua doença por ver sua mãe lutar tanto,então enquanto a mãe podia dar sua opiniao exigindo que fosse assim,kaite se submetia a tantos procedimentos tambem para não ver sua mãe sofrer,mais chegou uma hora que kaite já estava cansada de tudo e já aceitando que partiria em breve,fez com que tudo fosse voltada a seu desejo de partir mesmo que fosse nos tribunais,por que só ai sua mâe entendeu que a vida que a filha estava vivendo era pra ela mais sofrendo e suportando ,para que seu processo de morte fosse o mais rapido,ela só não keria sofrer como perguntou para o medico se ia doer,essa passagem,e kaite então partiu dormindo. 
Filme 
Elena
O filme e um documentario sobre a vida de Elena,e sua irmã Pietra e quem faz essas lembranças,atraves de fotos,agenda que sua irma escrevia e alguns videos de família.
Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade durante a ditadura militar e uma adolescência vivida entre peças de teatro e filmes caseiros. Também deixa Petra, sua irmã de sete anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas: fitas de vídeo, recortes de jornais, diários e cartas. A qualquer momento, Petra espera encontrar Elena andando pelas ruas. Aos poucos, os traços das duas se confundem. Já não se sabe quem é uma e quem é a outra. Elena é um filme sobre a persistência das lembranças de Petra em relação à irmã, sobre a irreversibilidade da perda, e o impacto causado na menina de sete anos pela ausência da irmã, a quem Petra chama de sua “memória inconsolável”.
O documentário trata de questões como o feminino, o luto, a família e muito do que permeia a vida – não só dela e de sua família – mas a de todos nós, na ocorrência inexorável das perdas, da existência de vivências emocionais dolorosas e do nosso lado escuro (a depressão de Elena, a negação da depressão de Petra como reação à morte da irmã, a culpa e tristeza escancarada nos olhos da mãe).
Ela faz um resgate não só da história de sua irmã por meio de memórias, mas, sobretudo nos diz como mensagem de fundo acerca da sobrevivência dos que ficam após o suicídio de um familiar. O documentário fala de perto sobre as reações às perdas reais e simbólicas. Petra conseguiu com o documentário resignificar a vivência da morte trágica e precipitada de Elena aos 20 anos, e também a colocou no seu devido lugar, como já pontuei.
Tive a impressão que o documentário foi realizado, mesmo que como estratégia inconsciente, não só para amenizar a dor da culpa que a irmã e a mãe sentiam pela morte de Elena, mas também como forma de Petra conhecer Elena e a si mesmo. Ao reviver tantas memórias da irmã deixadas em vídeos e diários. Para mim um dos momentos mais doces do filme é a dança na água, quando a narradora Petra diz: “As dores viram água, e pouco a pouco viram memória”.
A água nas cenas da dança simboliza exatamente nossas emoções, que para mantermos fluídas precisamos deixa-las escorrer. Se represarmos o rio nesse ponto, ele pode sair do leito e, assim, adoecermos, mas se vamos ao encontro delas, as águas voltam para o leito e correm tranquilas. Petra encontrou na realização do filme o seu caminho, fazer terapia pode ser outro meio para as emoções escorrem e encontrarem seu lugar.
Pergunta
1-Qual motivo do suicídio?
R: Foi a depressão
2-E como os familiares encararam o suicídio?
R:A principio muito doloroso a aceitação,a mãe acabou carregando um pouco da culpa mais a irma dela ter cometido esse suicídio,por achar em ter fracasso em alguma coisa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando