Buscar

001 CCT0684 OAC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO: ADS, CIENCIAS DA COMPUTAÇÃO, SISTEMAS DA INFORMAÇÃO, REDES, JOGOS DIGITAIS
DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES
ALUNO (A): 
DATA DE ENTREGA: 02 / 04 / 2018 
TURMA: 
SEMESTRE: 2018.1
Nº: 
UNIDADE MOREIRA CAMPOS
PROF: André Lima
TURNO: Manhã
ATIVIDADE 001
QUESTÃO 1 ()
Suponha que os arquivos de instalação de um programa estejam em um computador e precisem ser instalados em outro computador. Sabe-se que o tamanho, em megabytes, dos arquivos são de 22.528Mbytes. 
Com relação a esses arquivos, marque a alternativa que contenha um dispositivo que possa armazená-los para fazer a transferência.
(A) ⃝ Um pendrive de 20GB.
(B) ⃝ Um pendrive de 10GB.
(C) ⃝ Um pendrive de 2GB.
(D) ⃝ Um pendrive de 30GB.
(E) ⃝ Um pendrive de 21GB.
QUESTÃO 2 ()
Entre os dispositivos que podem ser conectados a um microcomputador, dois exemplos que operam, exclusivamente, na entrada de dados são:
(A) ⃝ mouse e teclado
(B) ⃝ teclado e pendrive
(C) ⃝ pendrive e deskjet
(D) ⃝ deskjet e mouse
(E) ⃝ NDA
QUESTÃO 3 (0,5 ESCORES)
Quais das afirmativas a seguir é, em geral, a mais provável consequência da alteração da capacidade da memória RAM (Random Access Memory - memória de acesso aleatório) de 8 GB (GigaBytes) para 16 (GigaBytes): (A) ⃝ Melhorar o clock do processador principal.
(B) ⃝ Melhorar o desempenho da Rede Ethernet.
(C) ⃝ Melhorar o desempenho de games. 
(D) ⃝ Melhorar a velocidade da USB.
(E) ⃝ Melhorar o desempenho do computador
QUESTÃO 4 (0,5 ESCORES)
A quantos bytes equivalem 2 megabytes? 
(A) ⃝ 220
(B) ⃝ 221
(C) ⃝ 222
(D) ⃝ 223
(E) ⃝ 224
QUESTÃO 5 (0,5 ESCORES)
"O Core i7 marcou a introdução do Nehalem, baseado em uma arquitetura com muitas modificações em relação ao Penryn, incluindo um controlador de memória integrado e a tão esperada migração do FSB para um barramento serial ponto a ponto, duas melhorias que foram introduzidas anos antes pela AMD, às quais a Intel vinha resistindo até então." Core i7 refere-se a uma: 
(A) ⃝ Categoria de memória.
(B) ⃝ Marca de disco rígido.
(C) ⃝ Linha de processadores.
(D) ⃝ Categoria de modem.
(E) ⃝ Marca de registradores.
QUESTÃO 6 ()
As informações processadas nos computadores são compostas por caracteres, sendo que cada caractere, representado por 0 ou 1, é chamado de byte, portanto um conjunto de oito bytes constitui um bit.
(A)⃝ as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
(B)⃝ as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira
(C)⃝ a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
(D)⃝ a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira
(E)⃝ as duas afirmações são falsas.
QUESTÃO 7 ()
Foi definido para servir de elemento de referência para a construção e funcionamento dos dispositivos de armazenamento e como referência para os processos de transferência de dados entre periféricos e Unidade Central de Processamento. 
Assinale a alternativa que corresponda à definição acima. 
(A) ⃝ Byte.
(B) ⃝ Bit.
(C) ⃝ Caractere.
(D) ⃝ MP.
(E) ⃝ MegaByte
QUESTÃO 8 ()
Em data centers espalhados pelo mundo, a Google processa, diariamente, vinte petabytes de dados gerados por usuários 
(http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/tag/google/ 04/02/2013).
Um petabyte equivale a 
(A) ⃝ 1000 terabytes ou 1010 bytes 
(B) ⃝ 1024 terabytes ou 1015 bytes 
(C) ⃝ 1000 terabytes ou 1015 bytes
(D) ⃝ 1024 gigabytes ou 1010 bytes
(E) ⃝ 1000 gigabytes ou 109 bytes
QUESTÃO 9 ()
Os computadores necessitam de um software denominado sistema operacional para que possam executar as tarefas para as quais eles foram projetados. Nesse contexto, pode-se concluir que o computador é um equipamento _______________ cuja finalidade é processar___________:
Assinale alternativa correta:
A)⃝ não programável – informações
B)⃝ programável – informações
C)⃝reprogramável – dados
D)⃝programável – dados
E)⃝ programável – processadores
QUESTÃO 10 ()
Considere: 
As quantidades que os dispositivos de armazenamento podem armazenar são medidas em unidades na base 2, derivadas do Byte. Um Byte armazena uma sequência de 8 bits, ou 8 dígitos binários (0s e 1s). Quando falamos em uma grande quantidade de bytes, utilizamos prefixos como Kilo, Mega e Giga, para denominar as ordens de grandeza que as representam, como KiloByte, MegaByte e GigaByte (também abreviados como KB, MB e GB ou mesmo KBytes, MBytes e GBytes). 
Sobre unidades de armazenamento de dados em Informática e com base no texto apresentado, é correto afirmar:
A)⃝ 1 GigaByte corresponde a cerca de 1 milhão de bytes ou 210 bytes.
B)⃝ Bancos de dados que armazenam TeraBytes são raros nos dias de hoje e ainda não existem bases de dados capazes de armazenar PetaBytes.
C)⃝ Um DVD de 2.7 GigaBytes consegue armazenar um filme 3D produzido em alta definição como Avatar, sem compressão.
D)⃝ Se você considerar que um CD armazena 700 MegaBytes, perceberá que é capaz de armazenar todo o seu álbum de 500 fotos de 1 GigaByte cada uma.
E)⃝ Quando alguém diz: "este computador tem um disco rígido de 700 Giga", o que está querendo dizer é que o disco rígido pode armazenar 700 GigaBytes, aproximadamente 700 bilhões de bytes.
QUESTÃO 11 () 
Assinale V para verdadeiro e F para Falso para as seguintes sentenças:
□ A grande inovação introduzida pela quarta geração foi a de que agora o computador poderia executar cálculos matemáticos, que antes eram feitos manualmente por pessoas. Isso era feito através do uso exclusivo do computador pelo programador, que manipulava diretamente os componentes do hardware. 
□ A principal inovação da terceira geração foi a introdução do conceito de multiprogramação. Este conceito não somente permitiu que diversos programas fossem executados concorrentemente no computador, como também permitiu que o processador deixasse de ficar ocioso quando o programa em execução fazia operações de E/S. 
□ Já na segunda geração, a principal inovação foi a introdução do primeiro sistema operacional, o sistema de gerenciamento em lote. Neste sistema, os usuários submetiam os programas para execução, que posteriormente eram organizados em lotes pelo operador. Mais tarde, os lotes eram executados no computador pelo sistema operacional, e depois os resultados dos programas eram coletados pelo operador para serem impressos e disponibilizados aos usuários. 
□ Finalmente, a principal inovação da primeira geração foi o surgimento dos computadores pessoais, o que permitiu a indivíduos possuírem os seus próprios computadores. Isso não somente causou o ressurgimento dos sistemas operacionais monousuários, como também permitiu o surgimento das redes de computadores o que, em consequência, causou a criação dos sistemas operacionais de rede e distribuídos. 
□ A quinta geração está sendo marcada pela inteligência artificial e por sua conectividade. A inteligência artificial pode ser verificada em jogos e robores ao conseguir desafiar a inteligência humana. A conectividade é cada vez mais um requisito das indústrias de computadores. Hoje em dia, queremos que nossos computadores se conectem ao celular, a televisão e a muitos outros dispositivos como geladeira e câmeras de segurança. 
QUESTÃO 12 () 
Julgue os itens abaixo justificando os errados.
a. São considerados dispositivos de entrada ou de saída de dados: 6, 7, 8, 9 e 10. ( ) Certo ( ) Errado
b. A capacidade ou velocidade dos dispositivos 3, 4, e 6 é usualmente medida usando-se as seguintes unidades, respectivamente: megabyte, megabyte, volt.. ( ) Certo ( ) Errado
c. Podemos encontrar no dispositivo 7 um exemplo claro de memórias ROM são elas: CD, DVD, Blu -ray, CDRW, DVDRW. ( ) Certo ( ) Errado
d. É correto afirmar que no dispositivo 5 são encontradas placas de expansão (on-board) exemplo vídeo, som, rede. ( ) Certo ( ) Errado
QUESTÃO 13 ()
Considerando as informações da figura abaixo e, considerando que não haja processos de compactação do conteúdo, encontre o espaço mínimo necessáriopara armazenamento deste conteúdo em MB. 
“A única forma de estar verdadeiramente satisfeito é fazer o que 	você acredita que seja bom trabalho”
Steve Jobs
 André Lima
Professor Estácio
Analista de Sistemas

Outros materiais