Buscar

QUESTIONARIO RESPONDIDO PRE AULA PRIMEIRO MODULO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONARIO PRIMEIRO MODULO
Quais eram as classes sociais, chamadas de estamentos, no período do Feudalismo?
Escolha uma:
a. Reis, burgueses e camponeses.
b. Clérigos, nobres e camponeses. 
c. Reis, clérigos e burgueses.
d. Senhores feudais, burgueses e camponeses.
e. Rei, senhores feudais e vassalos.
(FEI) A famosa frase atribuída a Luís XIV: "O Estado sou eu", define:
Escolha uma:
a. O patriotismo do rei.
b. A igualdade democrática.
c. O iluminismo.
d. O liberalismo.
e. O absolutismo. 
(ENADE, 2012 - Ciências Econômicas – Adaptada). De acordo com historiadores como Eric Hobsbawn, a Revolução Industrial eclodiu na Inglaterra ao final do século XVIII devido à existência, naquela nação, de condições políticas, sociais e econômicas adequadas.
A respeito de tais condições, avalie as afirmações abaixo.
I. A acumulação primitiva de capitais, fenômeno que ocorre entre os séculos XVI e XVIII, foi fundamental para as grandes transformações econômicas da Revolução Industrial na Inglaterra, ao mobilizar o excedente de capital necessário para financiar a grande transformação socioeconômica da Revolução Industrial.
II. Novas técnicas de produção agrícola permitiram o aumento da produção, da produtividade e racionalização do trabalho no campo. Este processo, além de liberar mão de obra para o setor industrial, tornou possível alimentar uma população não agrícola em rápido crescimento.
III. A superioridade tecnológica e científica inglesa — motivada pelo avanço das ciências naturais e sociais — em relação aos demais potenciais Estados competidores foi o ponto fundamental da Revolução Industrial na Inglaterra.
IV. A divisão do poder político e a constituição de um Estado liberal aprofundou na Inglaterra o desenvolvimento de uma ética burguesa, que pregava o desenvolvimento econômico e a obtenção do lucro.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e II.
b. I e III.
c. III e IV.
d. II, III e IV.
e. I, II e IV. 
Questão4
Correto
Texto da questão
(TJ/SC, 2011 – Adaptado) O ano de 1968 ficou marcado na história mundial e na do Brasil como um momento de grande contestação da política e dos costumes. O movimento estudantil celebrizou-se não só como protesto dos jovens contra a política tradicional, mas principalmente como demanda por novas liberdades. O radicalismo jovem pode ser bem expresso no lema “é proibido proibir”. Esse movimento, no Brasil, associou-se a um combate mais organizado contra o regime: intensificaram-se os protestos mais radicais, especialmente por parte dos universitários, contra a ditadura. Por outro lado, a linha dura providenciava instrumentos mais sofisticados e planejava ações mais rigorosas contra a oposição. Esse ano também foi marcado pela Decretação do Ato Institucional 5. Sobre o Ato Institucional 5, podemos afirmar que:
Escolha uma:
a. Não permitia que o Presidente da República fizesse qualquer intervenção nos Estados e Municípios, sem previsão na Constituição.
b. Deu poder ao Presidente para promulgar novas constituições federal e estadual.
c. Proporcionou ao Governo o poder de mobilizar e organizar as massas em seu apoio e construir um partido político, a ARENA.
d. Esse Ato foi o quinto numa série de decretos promulgados no decorrer do Golpe. A diferença deste para os outros é o excesso de poder resguardado ao Presidente. 
e. Dava ao Governo Federal o poder de criar empresas estatais, além de controlar os empréstimos no exterior.

Continue navegando