Buscar

Conceitos de Sistemas Operacionais

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO PARCIAL
1.Define-se um sistema operacional multitarefa como sendo aquele que possui a capacidade de: R: manter vários programas na memória simultanemente.
2.Para que uma aplicação execute instruções privilegiadas é necessário que esta aplicação faça: R: uma chamada ao sistema (system call)
3.Em sistemas multiprogramáveis os processos podem assumir diferentes estados. Os três estados mais importantes são: running (execução); ready (pronto); e wait (espera). Mudanças entre esses estados podem ocorrer a qualquer momento. Assinale dentre as assertivas seguir a unica mudança de estado que NÃO pode acontecer: R: ESPERA para EXECUÇÃO
4.Marque a opção que melhor representa a afirmação a seguir. "Armazena o conteúdo dos registradores gerais da UCP, além dos registradores de uso específico, como program counter (PC), stack pointer (SP) e registrador de status". R: Contexto de Hardware
5.Starvation é uma situação que ocorre quando: R: Pelo menos um processo é continuamente postergado e não executa.
6.Na política de escalonamento First-In-First-Out (FIFO), é selecionado para execução o processo que: R: Chegar primeiro ao estado de pronto
7.Os sistemas operacionais dos microcomputadores possuem como uma de suas principais características o gerenciamento da memória principal. Analise as sentenças sobre gerenciamento de memória e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. A divisão do programa em módulos que executavam de maneira independente, utilizando áreas de memória diferentes, faz parte da técnica chamada de memória virtual.
II. O movimento de transferência de processos, entre a memória e o disco e vice-versa é denominado swapping
III. Com a criação do conceito do espaço de endereçamento virtual, os programas passam a utilizar endereços fora dos limites da memória física. Porém, todas as páginas/segmentos do programa devem estar na memória física no momento da execução R: Somente as sentenças II e III estão corretas
8.Não é uma técnica de gerência de memória: R: Alocação circular por prioridade
9.Criar , apagar, renomear, imprimir, descarregar,listar, manipular arquivos e diretórios, são características de qual componente do sistema operacional? R: Gerenciamento de arquivos;
10.Um device driver, ou simplesmente driver, tem como função implementar a comunicação do subsistema de E/S com os dispositivos de E/S. Sendo assim, um device driver é bem definido na alternativa: R: Recebe comandos gerais sobre acessos aos dispositivos, traduzindo-os para comandos específicos que poderão ser executados pelos controladores
11.Os sistemas operacionais podem ser classificados em relação a possibilidade de concorrência entre processos e a possibilidade de uso concorrente por mais de um usuário. Neste contexto podemos afirmar que: R: Todo sistema multiusuário é também multitarefa.
12.Em um sistema multiprogramável há um padrão de compartilhamento do processador entre os diversos processos em execução. Conforme avança a execução de um processo, o seu estado pode ser alterado. Existem, basicamente, três estados de um processo: Pronto, Executando e Em Espera. Com relação as estados de um processo, é incorreto afirmar que: R: c)Quando um processo que está Executando não pode continuar sua execução por necessitar de algum evento para continuar (E/S, por exemplo) ele passa para o estado de Pronto
13.Processo é um conceito chave no funcionamento de um Sistema Operacional: I.Um processo é um programa em execução. II.Cada processo possui instruções que serão executadas e um espaço de endereçamento em que pode ler e escrever. III.Um processo pode resultar na execução de outros processos, chamados de processos filhos, que compartilham o espaço de endereçamento com o processo pai. Assinale a alternativa correta: R: I e II estão corretas.
14.Os sistemas operacionais criam estruturas de controle, chamadas processo, para controlar a execução dos programas de usuário. Essa estrutura registra informações sobre a situação do processo durante todo seu processamento, sendo uma dessas informações o estado do processo. Quanto aos estados básicos de um processo podemos afirmar que: R: O escalonador seleciona processos que estejam no estado de pronto e os coloca em execução, obedecendo os critérios estabelecidos (tempo, prioridade)
15.Suponha um sistema operacional multiprogramado no qual há vários processos sendo executados de forma concorrente. Imagine que, neste contexto, seja importante que o sistema operacional adote como critério de escalonamento a escolha dos processos que tiverem o menor tempo de processador ainda por executar. Assinale a alternativa que representa o critério de escalonamento adequado para a situação descrita: : Shortest-Job-First (SJF)
16.Um processo faz referência a 6 páginas distintas (A,B,C,D,E,F) na seguinte ordem: C - D - A - B - E - F - B - C - D - A - E - D - B - E Considerando que estarão alocadas 5 molduras para este processo e que este sistema utiliza a estratégia FIFO (primeiro que entra é o primeiro que sai) assinale o item que informa a quantidade de page fault (falha de página) para esta execução e também o conteúdo das cinco molduras após essas referências (não necessariamente na ordem). : 11 - (E,C,D,A,B)
17.m sistema operacional trabalha com gerência de memória por páginas (paginação). O espaço de endereçamento virtual do sistema é dividido em páginas de tamanho 25 bytes. Existem quatro processos a serem executados nesse sistema, todos com códigos relocáveis, cujos tamanhos são: A (113 bytes), B (37 bytes), C (96 bytes), D (100 bytes). Diante desse cenário podemos afirmar que: : O processo D ocasionará menor fragmentação quando todas as suas páginas estiveram carregadas na memória física e caso o novo tamanho de página seja de 10 bytes a fragmento causado por este processo não se altera, apesar do mapeamento ser dificultado
18Define-se um sistema operacional multitarefa como sendo aquele que possui a capacidade de:
a.	gerenciar múltiplos processadores.
b.	executar programas baseados em threads.
c.	R: ter vários programas na memória simultanemente.
d.	executar vários programas simultaneamente.
e.	administrar mais de um usuário simultanemente.
18.Qual dos itens abaixo corresponde a sistemas Monoprogramáveis ou Monotarefas?
a.		R: Os sistemas monoprogramáveis se caracterizam por permitir que o processador, a memóriaU e os periféricos permaneçam exclusivamente dedicados a execução de um único programa ou tarefa.
b.		Os Programas são executados a partir da divisão do tempo do processador em pequenos intervalos, denominados fatia de tempo (time-slice).
c.		Há apenas um único usuário interagindo com o sistema, mas existe a possibilidade de execução de diversas tarefas ao mesmo tempo, como a edição de texto, uma impressão e o acesso à Internet.
d.		Recursos computacionais são compartilhados entre os usuários e aplicações, de forma concorrente aos diversos recursos como: memória, processador e periféricos, de forma ordenada e protegida, entre os diversos programas.
e.		Os sistemas monoprogramáveis se caracterizam por permitir que o processador, a memória e os periféricos permaneçam exclusivamente dedicados a execução de vários programas de forma concorrente em um ambiente monousuário.
19.Um processo é formado por três partes onde guarda todas as informações do programa em execução, analise as afirmativas sobre estas partes:
I. O contexto de hardware não ocorre em sistemas de tempo compartilhado (multiprogramados), no qual há um revezamento na utilização do processador pelos processos.
II. Através do contexto de hardware, o sistema operacional é capaz de efetuar a troca de um processo por outro no processador, esta operação é conhecida como troca de contexto.
III. A troca de contexto envolve os registradores do processador. Um processador possui vários registradores entre os de usos gerais e os especificos, tais como o Program Conter e o stack Pointer.
IV. Quando um processo é criado, o sistema operacional especifica os limites e características de recursosque o processo pode alocar. Estas informações são armazenadas no contexto de software.
V. O espaço de endereçamento, é responsável pela execução das instruções de um programa, para isso as instruções e os dados do programa são carregados em uma área de memória pertencentes ao processo para serem executados.
a.	R: Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
b.	Somente as afirmativas II e V são verdadeiras.
c.	Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. 
d.	Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.
e.	As afirmativas I, II, III, IV e V são verdadeiras.
20.sistemas operacionais criam estruturas de controle, chamadas processo, para controlar a execução dos programas de usuário. Essa estrutura registra informações sobre a situação do processo durante todo seu processamento, sendo uma dessas informações o estado do processo. Quanto aos estados básicos de um processo podemos afirmar que:
a.		Ao solicitar uma operação de E/S (por exemplo, entrada de dados pelo usuário via teclado) um processo que esteja em execução fica aguardando a conclusão da operação no estado de pronto
b.		Sempre que um processo é criado, ele entra no estado de execução sem necessidade de escalonamento
c.		R: O escalonador seleciona processos que estejam no estado de pronto e os coloca em execução, obedecendo os critérios estabelecidos
d.		O estado de execução está diretamente associado aos dispositivos de E/S, ou seja, um processo que aguarda a conclusão de um operação de E/S encontra-se nesse estado
e.		Não há nenhuma relação entre os estados de pronto e de execução
22.Na política de escalonamento First-In-First-Out (FIFO), é selecionado para execução o processo que:
a.		Estiver em modo usuário
b.		Tiver maior prioridade
c.		Tiver o menor tempo de processador ainda por executar
d.		R; Chegar primeiro ao estado de pronto
e.		Ocupar menos espaço em memória
23.Na política de escalonamento First-In-First-Out (FIFO), é selecionado para execução o processo que:
a.		R: chegar primeiro ao estado de pronto.
b.		tiver o menor tempo de processador ainda por executar.
c.		tiver maior prioridade.
d.		estiver em modo usuário.
e.		ocupar menos espaço em memória.
21.Qual conceito está diretamente "ligado" ao conceito de "localidade", onde processos devem manter suas referências em posições próximas?
a.		Segmentação
b.		Trashing
c.		Paginação
d.		R: Working set
e.		Contexto de Software
22.Com relação ao gerenciamento de memória com paginação em sistemas operacionais, assinale a opção correta.
a.		R: O espaço de endereçamento virtual disponível para os processos pode ser maior que a memória física disponível.
b.		As páginas utilizadas por um processo, sejam de código ou de dados, devem ser obrigatoriamente armazenadas na partição de swap do disco, quando o processo não estiver sendo executado.
c.		Um processo somente pode ser iniciado se o sistema operacional conseguir alocar um bloco contíguo de páginas do tamanho da memória necessária para execução do processo
d.		Um processo somente pode ser iniciado se o sistema operacional conseguir alocar todas as páginas de código desse processo.
e.		Todas as páginas de um processo em execução devem ser mantidas na memória física enquanto o processo não tiver terminado.
23.Podemos considerar que a arquitetura de entrada e saída é composta de duas partes: a de software e a de hardware. Analise as sentenças abaixo e marque a resposta correta.
I - A parte de software pode ser dividida entre o que diz respeito ao nível de usuário e ao nível de kernel.
II - A parte de software pode ser dividida entre dependente do hardware e independente do hardware.
III - A parte de hardware é composta pelos dispositivos de E/S.
a.	Apenas a alternativa III está correta.
b.	Apenas alternativa I está correta.
c.	Todas as sentenças estão corretas.
d.	Todas estão incorretas.
e.	R: Apenas as alternativas I e II estão corretas.
24.O gerenciamento dos sistemas de entrada/saída de dados é normalmente implementado em duas camadas: uma responsável pelo controle do dispositivo e outra, pelo gerenciamento de entrada/saída. Por que isso representa um projeto eficiente? 
Escolha a alternativa correta.
a.		Porque permite o uso de duas linguagens de programação na sua implementação, pois o controle do dispositivo exige a programação em linguagem de máquina.
b.		Porque permite o compartilhamento dos dispositivos de entrada/saída através do gerenciamento de entrada/saída.
c.		Porque permite separar as operações de entrada das operações de saída de dados.
d.		Porque permite evitar o uso de DMA para a operação de entrada/saída.
e.		R: Porque permite separar características de hardware de características funcionais do dispositivo de entrada/saída.

Continue navegando