Buscar

avaliando aprendizado 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A História é marcada por continuidades e descontinuidades que mostram as dificuldades encontradas pelos homens na sua luta para construir sua cultura. Para compreender esses processos, marque a afirmativa CORRETA no que diz respeito sobre oque um pesquisdor deve considerar como mais importante para análise científica da história de um povo:
		
	
	A História é um conjunto de fatos que jamais se repetirão, onde o papel das grandes personalidades merece destaque especial, para que se chegue a uma verdade definitiva;
	
	Cada cultura é um reflexo das vontades e das necessidades individuais dos povos, sendo importante destacar que as conquistas materiais determinam mecanicamente a maneira de sentir a pensar;
	 
	A análise dos fatos históricos exige critérios teóricos e metodológicos, para que se possa ter uma melhor compreensão do que aconteceu;
	
	Os processos históricos são um conjunto de comportamentos que se repetem, criando culturas com estruturas semelhantes;
	
	Os povos produzem suas histórias determinadas pelos seus desejos e pelas suas necessidades, mas não conseguem se libertar do domínio das forças da natureza.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201705047357)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marque a alternativa correta a partir desta afimação: De acordo com Heidegger (2001), o cuidado é o caráter existencial mais próprio do ser humano. Entretanto, houve a necessidade de estabelecer o cuidado científico da Enfermagem para:
		
	
	Fundamentar o cuidado passado pelos povos antigos
	
	Estabelecer articulação entre os cuidados praticados de geração a geração, circulando de casa em casa, passados de mãe para filha, de comunidade para comunidade
	
	Dar credibilidade às mulheres enfermeiras, reconhecidas como sábias ao tratar de crianças, idosos, deficientes e pobres.
	
	Criar novas formas de cuidado a partir dos ensinamentos passados de mãe para filha .
	 
	Sistematizar o cuidado, fundamentado nas Teorias  e Conceitos de Enfermagem, para dar suporte às suas práticas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201705059414)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo Geovanini (2001), o desenvolvimento histórico das práticas de saúde obedece à relação do objeto de pesquisa com a realidade histórica e é identificada por pontos críticos, nos quais ocorre uma transformação qualitativa na vida dos povos ao longo dos anos. Assim, os povos primitivos acreditavam que a doença era:
		
	
	Normal para os idosos.
	
	Um desequilíbrio das necessidades humanas básicas do indivíduo.
	 
	Um castigo dos deuses.
	
	Resultado de uma vida mundana.
	
	Um desequilíbrio dos cuidados integrais.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201705050791)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A enfermagem é uma profissão que se desenvolveu através dos séculos, mantendo uma estreita relação com a história da civilização. Em meio a afirmações no parágrafo, podemos assinalar que a enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos da pessoa humana, em todo seu ciclo vital, sem discriminação de qualquer natureza na sua essência de cuidar/cuidado. Marque a opção CORRETA:
		
	
	A evolução da história da enfermagem percorreu um longo caminho. Os contextos socioantropológico, cultural e econômico de cada civilização imprimiram, ao fazer da enfermagem, marcas que não se propagaram nos dias de hoje.
	
	Falar de cuidar/cuidado humano, é despreocupar-se com a condição de ser humano ou homem. É permitir que este possa existir com dignidade, em situações que lhe garantam o viver pleno, saudável com os outros, sem ameaça a sua condição de ser humano.
	 
	Os contextos socioantropológico, cultural e econômico de cada época imprimiram, ao fazer da enfermagem, marcas que se propagaram ainda nos dias de hoje em sua essência e concepção filosófica.
	
	São os choques de crenças, valores universais e individuais que estabilizam o modo de ser do homem, ou seja, um ser sem preocupação, um ser de cuidado pela enfermagem.
	
	A doença e as práticas de cuidado não têm relação com o momento sócio-histórico-político pois a enfermidade não é um fenômeno social.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201705059442)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Em relação a origem dos povos observamos as principais características que permeavam a época medieval deste período. Assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Nenhuma das alternativas esta correta.
	
	Havia a plena convicção de que as doenças eram um castigo do homem pelos seus erros, ou defeitos observados na prática diária voltado para filosofia.
	 
	A mãe como primeira enfermeira da família; Tais crenças levaram os povos primitivos a recorrer a seus sacerdotes e feiticeiros, acumulando estes as funções de sacerdotes, abadessas e sacerdotisas.
	
	Tais crenças levaram os povos primitivos a recorrer a seus sacerdotes e feiticeiros, acumulando estes as funções de sacerdotes, abadessas e  sacerdotisas; utilizavam ervas medicinais para o tratamento medicinal.
	 
	A mãe como primeira enfermeira da família; Tais crenças levaram os povos primitivos a recorrer a seus sacerdotes e feiticeiros, acumulando estes as funções de médico, farmacêutico e enfermeiro

Outros materiais