Buscar

Avaliando aprendizado 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segundo Geovanini (2001), o desenvolvimento histórico das práticas de saúde obedece à relação do objeto de pesquisa com a realidade histórica e é identificada por pontos críticos, nos quais ocorre uma transformação qualitativa na vida dos povos ao longo dos anos. Assim, os povos primitivos acreditavam que a doença era:
		
	
	Um desequilíbrio dos cuidados integrais.
	
	Resultado de uma vida mundana.
	 
	Um castigo dos deuses.
	
	Um desequilíbrio das necessidades humanas básicas do indivíduo.
	
	Normal para os idosos.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201705059441)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considerando o cuidado na Antiguidade, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Por muitos séculos a enfermagem foi exercida de maneira empírica pelas mães, sacerdotes, feiticeiros e religiosos; e, em quase todas as civilizações modernas;
	 
	Os homens tinham a responsabilidade de prover alimentos, caçando, pescando e colhendo frutos, enquanto que às mulheres eram responsáveis pelos cuidados e práticas relacionadas a cuidar da casa, das crianças, dos idosos e feridos;
	
	Desacreditavam que as doenças eram castigo de Deus ou efeitos do poder diabólico exercido sobre aos seres humanos;
	
	Nenhuma das afirmativas esta correta;
	
	Nesta época a enfermagem é vista como profissão remunerada, destinada as idosas, religiosas e virgens, no sentido de caridade;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201705071178)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um povo ignorante de sua História é como homem sem memória. Pode estar condenado a fazer descobertas já conhecidas no passado, a reinventar as mesmas técnicas, lutar com os mesmos problemas, cometer os mesmos erros e privar-se do prazer das reminiscências do passado de seus ancestrais. Diante desta afirmação marque a sentença CORRETA sobre História da Enfermagem:
		
	
	Estudamos História da Enfermagem porque basta conhecer apenas acontecimentos do presente e usufruir de uma fonte perene de interesse.
	
	Estudamos História da Enfermagem porque basta conhecer os acontecimentos atuais que afetam nossa própria carreira.
	 
	Estudamos História da Enfermagem porque precisamos conhecer como a enfermagem surgiu, que diretrizes tem seguido e em que sentido tem se desenvolvido mais amplamente.
	
	Estudamos História da Enfermagem porque o conhecimento do passado é desnecessário, pois as fontes relevantes de informações do presente são importantes para uma atuação de enfermeiros.
	
	O estudo da História da Enfermagem é a exposição da vida em movimento contínuo relacionado ao futuro.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201705050791)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A enfermagem é uma profissão que se desenvolveu através dos séculos, mantendo uma estreita relação com a história da civilização. Em meio a afirmações no parágrafo, podemos assinalar que a enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos da pessoa humana, em todo seu ciclo vital, sem discriminação de qualquer natureza na sua essência de cuidar/cuidado. Marque a opção CORRETA:
		
	
	São os choques de crenças, valores universais e individuais que estabilizam o modo de ser do homem, ou seja, um ser sem preocupação, um ser de cuidado pela enfermagem.
	
	A doença e as práticas de cuidado não têm relação com o momento sócio-histórico-político pois a enfermidade não é um fenômeno social.
	 
	Os contextos socioantropológico, cultural e econômico de cada época imprimiram, ao fazer da enfermagem, marcas que se propagaram ainda nos dias de hoje em sua essência e concepção filosófica.
	
	A evolução da história da enfermagem percorreu um longo caminho. Os contextos socioantropológico, cultural e econômico de cada civilização imprimiram, ao fazer da enfermagem, marcas que não se propagaram nos dias de hoje.
	
	Falar de cuidar/cuidado humano, é despreocupar-se com a condição de ser humano ou homem. É permitir que este possa existir com dignidade, em situações que lhe garantam o viver pleno, saudável com os outros, sem ameaça a sua condição de ser humano.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201705059438)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Com relação a história da enfermagem, assinale a opção VERDADEIRA:
		
	
	Os homens têm a principal função de serem responsáveis pela educação e alimentação das crianças e pelos cuidados dos membros idosos da família.
	 
	Superstição e magia eram incluídas dos tratamentos dos enfermos.
	
	As tribos e as civilizações antigas não tinham necessidade de cuidados com a saúde.
	 
	A primeira imagem folclórica da enfermeira é a figura da feiticeira.
	
	As habilidades da Enfermagem involuíram com a ciência.

Continue navegando