Buscar

GESTAO ATUARIAL

Prévia do material em texto

Pode ser definido como a reunião de um grande número de expostos aos mesmos riscos que possibilita o estabelecimento do equilíbrio aproximado entre as prestações do segurado (prêmio) e as responsabilidades do segurador. De que conceito falamos?
	
	
	
	
	Mutualismo.
	
	
	Gestão.
	
	
	Risco.
	
	
	Franquia.
	
	
	IBNR.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Dentre os itens elencados, assinale a alternativa que se refere as possibilidades de aplicação da ciência atuarial:
	
	
	
	
	Quando a perda ou dano puder ser economicamente dimensionado; quando houver a possibilidade de medir ou estimar por um modelo probabilístico a perda; quando houver interesse em evitar, mitigar ou reduzir os riscos.
	
	
	Quando a perda ou dano puder ser economicamente dimensionado; quando a possibilidade de perda for certa; quando houver interesse em evitar, mitigar ou reduzir os riscos
	
	
	Quando a perda ou dano não puder ser economicamente dimensionado; quando não existir alternativas para medir a perda; quando houver interesse em evitar, mitigar ou reduzir os riscos.
	
	
	Quando a perda ou dano puder ser economicamente dimensionado; quando o evento for certo e determinístico; quando não houver interesse em evitar, mitigar ou reduzir os riscos.
	
	
	Quando a perda ou dano não puder ser economicamente dimensionado; quando houver a possibilidade de medir ou estimar por um modelo probabilístico a perda; quando não se puder evitar, mitigar ou reduzir os riscos.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Em operações de seguro e gestão de risco este conceito reduz o risco, e advém de definição bíblica, contida em O Novo Testamento (Gálatas, 6: 2), que diz: ¿Levai as cargas uns dos outros". De que conceito falamos?
	
	
	
	
	Mutualismo.
	
	
	Prêmio.
	
	
	Sinistro.
	
	
	Franquia.
	
	
	Indenização.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Em relação ao custo do risco é incorreto afirmar que:
	
	
	
	
	Está associado à frequência relativa.
	
	
	Está associado ao custo Monetário da perda.
	
	
	Está associado à probabilidade de dano.
	
	
	Está desassociado à mensuração da perda provocada ao segurador.
	
	
	Está associado a percepção que a seguradora tem do número de acontecimentos dos sinistros.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		O resseguro é uma das mais importantes ferramentas de gerenciamento de risco disponível para todos os tipos de seguros. Dentre as vantagens que o resseguro pode oferecer para uma seguradora, estão: I) Aumento da capacidade de operação. II) Experiência em subscrição de riscos. III) Estabilização das perdas. Agora assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	Somente III é proposição verdadeira.
	
	
	Somente I e III são proposições verdadeiras.
	
	
	Somente II é proposição verdadeira.
	
	
	Somente I é proposição verdadeira.
	
	
	I, II e III são proposições verdadeiras.
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		Após a abertura do mercado de resseguros, o Sistema Nacional de Seguros Privados ficou constituído, EXCETO
	
	
	
	
	Corretores habilitados.
	
	
	Sociedades autorizadas a operar em seguros privados.
	
	
	Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), como órgão regulador
	
	
	Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), como órgão fiscalizador.
	
	
	Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), como órgão normatizador.
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		O valor do risco assumido pela resseguradora é o valor?
	
	
	
	
	Mínimo coberto pela apólice assumido pela resseguradora e que representa o limite máximo de indenização que pode ser exigida no caso de sinistro, referente ao risco assumido pela resseguradora.
	
	
	Máximo coberto pela apólice assumido pela resseguradora e que representa o limite máximo de indenização que pode ser exigida no caso de sinistro referente ao risco assumido pela resseguradora.
	
	
	Máximo coberto pela seguradora e resseguradora e que representa o limite mínimo de indenização que pode ser exigida no caso de sinistro, referente ao risco assumido pela seguradora e resseguradora.
	
	
	De referência coberto pela apólice e assumido pela resseguradora e que representa o limite máximo de indenização que pode ser exigida no caso de sinistro referente ao risco assumido pela seguradora.
	
	
	Mínimo coberto pela cosseguradora e resseguradora e que representa o limite máximo de indenização que pode ser pago no caso de sinistro, referente ao risco assumido pela cosseguradora e pela resseguradora.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		(SOUZA, 2007) A diferença básica entre os seguros de pessoas, como é o caso dos seguros de vida, acidentes pessoais e saúde, e o de não-pessoas, como podem ser agrupados os seguros de danos patrimoniais e prestação de serviços é:
	
	
	
	
	O valor das indenizações em caso de morte ou invalidez estabelecido pelos seguros de pessoas tem de ser escolhidos pelo próprio indivíduo, e não pelo valor de mercado, como no caso de bens e serviços.
	
	
	O prazo de validade da apólice de seguros.
	
	
	Os danos patrimoniais estão divididos em dois grandes grupos: responsabilidade e bens.
	
	
	Os seguros de não-pessoas não têm como finalidade reparar ao segurado a perda financeira ocasionada pelo sinistro.
	
	
	O pagamento da indenização está relacionado ao valor do dano produzido pela ocorrência do sinistro.
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		Com base nos dispositivos contratuais do seguro , o conceito "Utilizado para composição de alterações no risco e na cobrança adicional ou restituição do prêmio " se refere a que dispositivo ?
	
	
	
	
	averbação
	
	
	proposta
	
	
	endosso
	
	
	taxa atuarial
	
	
	apólice
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		O ressegurador, da mesma maneira que as seguradoras, tem limite de capacidade de indenizar. Assim, os excessos de responsabilidades são transferidos por meio de uma operação chamada de?
	
	
	
	
	Cosseguro.
	
	
	Seguro.
	
	
	Cálculo do VR.
	
	
	Retrocessão.
	
	
	Resseguro.
		Sabe-se que ao longo de sua existência, em especial na Idade Média a Igreja proibiu a prática do mutualismo, e consequentemente, do seguro, pois, segundo o clero, somente a vontade divina seria capaz de minimizar as desgraças e infortúnios do homem. Esta breve história de parte do seguro é?
	
	
	
	
	Parcialmente verdadeira, pois a Igreja só intereferia em algums tipos de seguro.
	
	
	Lamentável, pois jamais a Igreja iria contratirar os designos de Deus.
	
	
	Um mentira absoluta.
	
	
	Perfeita e refelte bem a representatividade e importãncia que a Igreja tinha nos negócios e na politica na referida época.
	
	
	Um equivoco.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		(SOUZA, 2007) O ....................., criado após a independência do Brasil, em 1850, pela Lei n.o 556, passou a disciplinar o seguro marítimo, resultando no surgimento de novas seguradoras.
	
	
	
	
	Instituto de Resseguros dos Brasil, IRB.
	
	
	Código Naval
	
	
	Código Comercial Brasileiro
	
	
	Código de Defesa do Consumidor
	
	
	Código Civil Brasileiro
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		De acordo com os fundamentos e práticas de gestão especificas do segmento de seguros, qual o principal instrumento que deve ser utilizado pelo Atuário para cálculo da expectativa de tempo em que o segurado irá continuar efetuado o pagamento do seu prêmio de seguro de vida?
	
	
	
	
	O cálculo da rentabilidade esperada para suprir a necessidade de reserva do seguro.O acompanhamento gerencial das variações atuariais confirmadas na gestão do seguro.
	
	
	A série histórica da taxa de sinistralidade do grupo de seguro.
	
	
	A Tábua de Mortalidade.
	
	
	O cálculo que define a taxa de mutualismo dentro do grupo de seguros.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		O documento expedido pelo segurador, durante a vigência do contrato, pelo qual este e o segurado acordam quanto à alteração de dados, modificam condições ou objetos da apólice de seguros é denominado de:
	
	
	
	
	Franquia
	
	
	Proposta
	
	
	Prêmio
	
	
	Endosso
	
	
	Bônus
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		(SOUZA, 2007) De acordo com o Decreto-lei n.o 73, de 21 de novembro de 1966, compõem o Sistema Nacional de Seguros Privados (SNSP):
	
	
	
	
	Ministério da Fazenda, CNSP, SUSEP, IRB, as entidades abertas de previdência privada, as seguradoras, os segurados e os corretores habilitados.
	
	
	Conselho Monetário Nacional, CNSP, SUSEP, IRB, as entidades abertas de previdência privada, as seguradoras, os segurados e os corretores habilitados.
	
	
	CNSP, SUSEP, IRB, as entidades abertas de previdência privada, as seguradoras, os segurados e o Conselho Monetário Nacional.
	
	
	CNSP, SUSEP, IRB, as sociedades seguradoras autorizadas e os corretores habilitados.
	
	
	BACEN, Ministério da Fazenda, CNSP, SUSEP, IRB, as entidades abertas de previdência privada, as seguradoras, os segurados e os corretores habilitados.
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		No caso de uma seguradora, os tipos de seguros oferecidos, os serviços considerados de alta qualidade, a manutenção de profissionais de seguros motivados e habilitados, processos internos eficientes e consistentes, bem como segurados e corretores de seguros são alguns exemplos do que podemos considerar de passivos da operação. Esta afirmação está ?
	
	
	
	
	Incorreta.
	
	
	Fora da realidade da operação de seguros.
	
	
	Todas as opções acima estão erradas.
	
	
	Correta.
	
	
	Bem fundamentatada e, portanto, perfeita.
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		João contratou uma apólice de seguro de vida e por questões pessoais preferiu não estabelecer os benefi ciários. Em caso de ocorrência de sinistro, o benefício deve ser pago:
	
	
	
	
	ao cônjuge e concubina, desde que se manifestem em prazo não superior a 30 dias após o evento, devendo ser inclusos os filhos legítimos, ficando os demais sujeitos a confirmação de paternidade.
	
	
	de acordo com o termo de partilha, determinado judicialmente, após o inventário e declarado em declaração final de espólio.
	
	
	ao cônjuge, desde que não separado judicialmente.
	
	
	metade ao cônjuge, desde que não separado judicialmente e o restante aos herdeiros do segurado, obedecida a ordem da vocação hereditária.
	
	
	ao cônjuge e aos filhos dividido proporcionalmente conforme a totalidade de herdeiros existentes ou que se manifestarem.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		O mercado de seguros surgiu da necessidade que as pessoas e empresas têm de proteger seu patrimônio. Mediante o pagamento de uma quantia, denominada prêmio, os segurados recebem uma indenização que permite a reposição integral das perdas sofridas. Em relação aos tipos de seguro, analise as afirmações abaixo.

 I - O seguro de vida é idêntico ao seguro do profissional liberal, pois ambos possuem as mesmas coberturas e estão sujeitos à mesma legislação. 
 II - O seguro de veículos pode oferecer coberturas adicionais para o risco de roubo de rádios e acessórios, desde que conste da apólice. Se estes equipamentos são colocados posteriormente à contratação, podem ser incluídos na apólice, através de endosso. 
 III - A única diferença entre o seguro de acidentes pessoais em relação ao seguro de vida é o público-alvo que, no caso do seguro de acidentes pessoais, é direcionado para idosos e gestantes. 
 IV - O seguro imobiliário é realizado para cobertura de possíveis danos ao imóvel do segurado, causados principalmente por incêndios, roubo e outros acidentes naturais. 
 V - O seguro de viagem tem como principal característica a garantia de indenização por extravio de bagagem e a assistência médica durante o período da viagem. 

 Estão corretas APENAS as afirmações
	
	
	
	
	II, III, IV e V
	
	
	I, III e V
	
	
	I, II, III e IV
	
	
	I, IV e V
	
	
	II, IV e V
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		O resseguro de Excedente de Responsabilidade é um tipo de plano?
	
	
	
	
	Não proporcional.
	
	
	Complexo
	
	
	Quota parte.
	
	
	Stop Loss
	
	
	Proporcional.
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		Dentre os mecanismos de pulverização dos riscos inerentes ao contrato de seguro, aquele que é utilizado pelos resseguradores para cessão de parte das responsabilidades por ele aceitas a outras seguradoras é denominada:
	
	
	
	
	Seguro do Seguro
	
	
	Seguro Direto
	
	
	Cosseguro
	
	
	Retrocessão
	
	
	Resseguro

Continue navegando