Buscar

Engenharia de Software - Exercício - Descrição Caso de Uso

Prévia do material em texto

Para a descrição do negócio abaixo, identifique: 
Requisitos funcionais
Requisitos não-funcionais
Regras de negócio
Diagrama de caso de uso
Descrição do Domínio de Negócio para uma Biblioteca
Uma biblioteca possui um conjunto de publicações. Estas são identificadas por código de catalogação, título, nome do autor, editora, área, assunto e se está ativo (em condições de locação). Estas publicações podem ser de dois tipos: os livros, que possuem ainda informações como ISBN, edição, ano e número de páginas, e as revistas, que possuem ISSN, volume, número, data da edição (mês/ano), se está emprestado ou não, e se está reservado ou não.
Primeiramente deverá ser cadastrado o título, para em seguida ser cadastrado a quantidade de exemplares.
Os códigos de catalogação serão atribuídos de acordo com a área e assunto do livro, para tornar a localização dos livros mais intuitiva, já que os livros serão organizados nas prateleiras de acordo com sua área. Ou seja: nos códigos de catalogação serão identificados, em forma de códigos, a área e o assunto da publicação.
 A biblioteca possui sócios, identificados por matrícula, nome, data de nascimento, email, fone de contato, tipo de sócio, data do cadastro, endereço (logradouro, número, bairro, estado, município);
Sócios podem retirar apenas livros, revistas somente como consulta local. Para consulta local não é necessário ser associado.
Sempre haverá um exemplar de cada publicação disponível para consulta local.
Para retirar livros é necessário verificar se o cliente está matriculado na Fatec Senac, apresentando atestado de matricula. Caso contrário não pode ser sócio. Confirmada a matrícula na faculdade, se identifica o tipo de sócio, que pode ser de dois tipos: aluno, que pode ter em seu poder até três livros por até uma semana cada, ou funcionário, que pode ter em seu poder até cinco livros por até duas semanas cada. Localizado o sócio, a retirada dos livros é registrada na conta do sócio, através do código de catalogação.
O sócio pode renovar o livro por mais uma semana caso o livro não esteja sendo solicitado por outros sócios. 
Para locação, caso o livro solicitado não esteja disponível, pode-se fazer reserva. 
Na devolução do livro, há uma multa de R$ 1,00 (um real) por dia a cada item atrasado. No caso de extravio de livros, a reposição do livro é cobrada do sócio que o extraviou.
O bibliotecário terá acesso total (CRUD) ao sistema. 
O atendente poderá pesquisar título, exemplares e sócios, mas poderá cadastrar apenas exemplares. Poderá também pesquisar, cadastrar, editar e excluir sócios.
Para dar baixa em um algum item do acervo é necessário que o bibliotecário justifique o motivo da baixa e então registre no sistema que o livro está "inativo". O livro não será excluído do sistema, mas também não poderá ser locado.

Continue navegando