Buscar

gestaão atuarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Seguro - Contrato aleatório em que, mediante uma taxa (prêmio de seguro), uma das partes se obriga a indenizar a outra por prejuízo eventual: seguro de vida, seguro contra acidentes.
O risco é aquilo que decorre das surpresas, isto é, das incertezas de qualquer atividade. Quando a consequência é certa, não haverá surpresas, ou seja, o intento será atingido sem nenhum risco.
O risco atuarial pode ser expresso por três abordagens fundamentais: 
Princípios;
Metodologias; 
Padrões.
Segurador - O segurador é a entidade jurídica legalmente constituída para assumir e gerir os riscos especificados no contrato de seguro. É ele quem emite a apólice e, no caso da ocorrência de sinistro e de posse do pagamento do prêmio, será o responsável por indenizar o segurado ou seus beneficiários de acordo com as coberturas contidas na apólice.
Seguradora - A seguradora pode recusar-se a fazer um seguro ou a emitir uma apólice. Nesses casos, salvo exceções, como o ramo de transportes, seu prazo é de 15 dias.
As cláusulas contratuais podem ser subdivididas em: Condições gerais, Condições especiais, Condições particulares, Cláusula limitativa e Cláusula abusiva.
CNSP - Conselho Nacional de Seguros Privados
CRSNSP - Conselho de Recursos do Sistema Nacional de Seguros Privados, de Previdência Privada Aberta e de Capitalização.
Resseguro é o seguro do seguro. Quando uma companhia assume um contrato de seguro superior à sua capacidade financeira, ela necessita repassar esse risco, ou parte dele, a uma resseguradora, resseguro é uma prática comum, feita em todo o mundo, como forma de mitigar o risco, preservar a estabilidade das companhias seguradoras e garantir a liquidação do sinistro ao segurado
Seguros de Pessoas
Seguro de vida; Seguro funeral; Seguro de acidentes pessoais; Seguro educacional; Seguro viagem; Seguro de diária por internação hospitalar; Seguro desemprego (perda de renda); Seguro de diária de incapacidade temporária.
Seguro de não pessoas - Já no caso do seguro de não pessoa, também chamado seguro de ramos elementares, sua dependência está relacionada ao grau de dano provocado ao bem.
Como riscos decorridos entendemos o risco já passado em relação da data de análise e que não sofreram sinistros.
Como riscos a decorrer, definimos os riscos que ainda podem acontecer durante a vigência da apólice até o final de vigência da apólice. Eles também exigem a constituição de reservas técnicas, para garantia de sinistros futuros.
O contrato de seguro é um mútuo bilateral, oneroso, aleatório e formal, envolvendo duas ou mais partes, ou seja, um documento (apólice ou bilhete de seguro
As averbações ou os aditivos são de emissão do segurado para informar bens e verbas a garantir.
Cosseguro - É a operação que consiste na repartição de um mesmo risco, de um mesmo segurado, entre duas ou mais seguradoras, podendo ser emitidas tantas apólices quantas forem as seguradoras envolvidas ou uma única apólice, por uma das seguradoras, denominada de Seguradora Líder, não se verificando, ainda assim, quebra do vínculo do segurado com cada uma das seguradoras que respondem, isoladamente, perante ao segurado, pela parcela de responsabilidade que assumiram.
Resseguro -O resseguro é o seguro das seguradoras, tratando-se de uma operação em que o ressegurador assume o compromisso de indenizar a companhia seguradora direta do segurado, pelos danos que possam vir a ocorrer em decorrência de sinistros vinculados às apólices de seguro emitidas.
Retrocessão - “cessão de resseguro”, consistindo no repasse de parte das responsabilidades assumidas, para outro agente ressegurador ou outras operadoras de seguros, com o objetivo de proteger o patrimônio e a integridade das operações.
Limites de Retenção - corresponde ao valor máximo de responsabilidade que uma Sociedade Seguradora poderá reter em cada risco isolado, também denominado "Limite Técnico", sendo determinados com base nos valores dos respectivos Ativos Líquidos, representado pelo Patrimônio Líquido Contábil.
Ciclo econômico das seguradoras - A atividade securitária é classificada como prestação de serviços em que o segurador assume determinado risco em troca de uma remuneração, portanto, bastante complexa devido ao grau de subjetividade envolvido.
O ciclo econômico das seguradoras é definido por duas funções básicas: Financeira ou Patrimonial e underwriting.
O exercício social coincidirá com o ano civil e a data de seu término, 31 de dezembro, será fixada no estatuto/contrato social da sociedade/entidade.
Escrituração - As receitas e as despesas devem ser reconhecidas no período em que ocorrem, observado o regime de competência. Não obstante, fato gerador da receita é a vigência do risco previsto na apólice. Desta forma, as receitas decorrentes de prêmios, devem ser reconhecidas pelo seu valor total no momento da emissão da apólice ou fatura e apropriadas ao resultado “para o rata mensal”, ou seja, proporcionalmente ao prazo da vigência do risco (contrato).
Contábil e operacionalmente o prêmio retido corresponde ao: Prêmio emitido, líquido da parcela de cedidos, restituições e descontos.

Continue navegando