Buscar

AV1 His. da Idade Média Ocidental 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201708406681)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Se utilizássemos em uma conversa com homens medievais a expressão "Idade Média", eles não entenderiam. Eles, como todos os homens de todos os tempos históricos, se viam vivendo na época contemporânea. Assim, falarmos em Idade Média representa uma rotulação, uma necessidade de se dar nome aos períodos passados. Foi o século XVI que elaborou tal conceito, que acabou por absorver concepções dos homens renascentistas. Com relação ao termo "Idade Média", é correto afirmar que:
		
	
	Expressava s valorização de um período que seria lembrado como o berço dos futuros estados europeus. Assim vista como momento de origens das nacionalidades ela satisfazia os novos sentimentos políticos do século XIX.
	 
	Expressava como um período visto como de barbárie, ignorância e superstição. Logo, de um tempo intermediário, de uma Idade Média, situada entre o apogeu das sociedades greco-romanas e da retomada de seus valores, já na Idade Moderna.
	
	Expressava como um período de extrema dominação religiosa pagã e que relegando a Igreja Católica a um segundo plano. A hegemonia Católica, de fato, só viria no Período Moderno. Como conseqüência, há uma desvalorização do período medieval pelos eclesiásticos, que viam os medievos como hereges.
	
	Expressava um período de Romantismo, da primeira metade do século XIX. Vista como época de fé, autoridade e tradição o período medieval oferecia um remédio à insegurança e aos problemas decorrentes de um culto exagerado ao cientificismo.
	
	Expressava uma valorização indisfarçada pelos séculos localizados entre a Antiguidade Clássica e o próprio século XVI. Tudo que estivera entre estes dois períodos de criatividade artístico-literário (do ponto de vista do século XVI) era apreciado e entendido como berço da civilização moderna.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201708974132)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"A divisão tradicional da História é bastante utilizada até nossos dias mas recebe muitas críticas porque, não identifica corretamente os reais cortes históricos". Assinale a melhor alternativa para avaliar a frase anterior:
		
	
	a primeira parte da frase está correta, mas a grande crítica à divisão tradicional é a falta de eventos políticos para definir o início de uma fase e término de outra.
	
	a primeira parte da frase está incorreta, mas a questão da não identificação correta dos cortes históricos procede.
	
	a primeira parte da frase está correta contudo, o problema da divisão tradicional é que não respeita os fatos mais importantes da História.
	
	a frase está totalmente incorreta porque não utilizamos mais a divisão tradicional da História nas escolas e universidades.
	 
	a primeira parte da frase está correta, mas o real problema da divisão tradicional é que não respeita as peculiaridades dos povos e é europocêntrica.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201708371710)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"Já que quase todas as nações bárbaras beberam sangue romano e rasgaram nossas entranhas, por que será que nosso Deus entregou o mais poderoso dos Estados e o povo mais rico, que leva o nome de romano, ao forte domínio de inimigos que eram tão fracos? Por que? A menos que reconheçamos [...] que é uma questão de mérito, e não de força [...]." 
(Biblioteca de História Universal LIFE. Os Povos Bárbaros na História, 1970.) 
O texto refere-se à hostilidade dos romanos em relação aos povos bárbaros e à idéia de que os bárbaros representavam castigo divino pelos pecados de Roma. Marque a assertiva correta sobre o contexto apresentado pelos historiadores em relação às invasões bárbaras.
		
	
	Os hunos, diferentemente dos germanos, entraram de forma pacífica nos limites do Império Romano, sendo inclusive, alguns deles, aceitos como soldados.
	
	Com o aumento do número de soldados, algumas fronteiras ficaram desprotegidas o que facilitou a penetração de povos bárbaros no território romano.
	 
	Os bárbaros foram tão importantes para a formação da Europa atual que muitos lugares ainda têm nomes originários dos grupos que os ocuparam, a exemplo dos francos que formaram a atual França.
	
	Os germanos - subdivididos em anglo, saxões, lombardos, francos e muçulmanos foram o principal e mais numeroso grupo bárbaro a invadir o Império Romano.
	
	Os romanos chamavam de bárbaros todos os povos que viviam fora de seu território independente de falarem também o latim
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201709086118)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A respeito do período de transição entre a Antiguidade e a Idade Média a historiografia tem questionado alguns termos tradicionalmente utilizados. A este respeito marque a alternativa correta:
		
	 
	Os termos invasões bárbaras tem sido substituídos por migrações germânicas buscando enfatizar o caráter migratório do processo, além de evitar assumir uma perspectiva romana e parcial da história
	
	Os termos invasões bárbaras tem sido substituídos por migrações bárbaras, enfatizando o caráter migratório de povos bárbaros, sem uma cultura definida e com características de violência natural
	
	Os termos invasões germânicas tem sido substituídos por invasões bárbaras buscando enfatizar o caráter migratório do processo, além de ressaltar as características violentas dos povos do norte
	
	Os termos invasões bárbaras tem sido substituídos por invasões germânicas enfatizando o caráter de invasão de povos que não tinham contato com Roma e tomaram o Império a partir de violentos combates
	
	Os termos migrações bárbaras tem sido substituídos por invasões bárbaras buscando enfatizar o caráter bárbaro do processo, onde muitas Igrejas católicas foram destruídas por povos sem fé ou religião
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201709086141)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A respeito do povo Vândalo identifique a alternativa correta:
		
	
	Os vândalos foram povos violentos vindos do Norte da África que invadiram à Escandinávia no século V
	
	Os vândalos foram povos de língua árabe, com forte cultura islâmica que tomaram o território do Antigo Império Romano do Oriente
	
	Os vândalos foram povos de língua latina, que invadiram o Império Romano a partir das fronteiras Bizantinas
	 
	Os vândalos foram povos de origem germânica que entraram no território romano no período das chamadas migrações germânicas
	
	Os vândalos foram povos de origem Alemã, que negociaram com os germânicos a invasão do Império Romano
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201709491321)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A partir do século V, os germanos passaram a ultrapassar as fronteiras do Império Romano em grupos, fugindo de inimigos externos e procurando espaço para fixarem-se. Este fenômeno, aliado a outras questões, ajudou a produzir um cenário:
		
	
	marcado pelas migrações amigáveis e um sentimento de unidade cultural entre germanos e romanos
	
	marcado pelo Império Carolíngio, que foi capaz de produzir uma centralização maior que a romana
	
	de fortalecimento de fronteiras, pois os romanos aumentaram as tropas que vigiavam suas fronteiras
	 
	marcado pela presença dos reinos germânicos, opondo-se a antiga centralização imperial romana
	
	intitulado Tetrarquia, pois os romanos nomearam quatro chefes germânicos para cuidar das fronteiras
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201709086127)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os francos fizeram uma aliança com a Igreja Católica que foi a marca do Império Carolíngio e do processo de enraizamento da Igreja do Ocidente. A este respeito marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	A aliança com a Igreja tem características simbólicas de representação de poder que serve para legitimar o Imperador Carolíngio
	
	A coroação de Carlos Magno pelo Papa Leão III busca legitimar o papel da Igreja como a instituição que legitima a dignidadeImperial.
	
	A conversão de Clóvis, da dinastia Merovíngia, é um evento com forte simbolismo político, marcando a origem desta aliança com a Igreja
	
	Ao coroar Carlos Magno o Papa busca consolidar a aliança com os francos e fortalecer o processo de expansão e enraizamento da Igreja no Ocidente europeu
	 
	A coroação de Clóvis marca o início do processo de fragmentação política dos merovíngios, que recorrem ao arianismo como forma de legitimação simbólica
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201708590587)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os merovíngios possuíam grandes áreas sobre seu domínio na região da Gália medieval, ainda que não contasse com um governo centralizado sobre estas. Entretanto, apesar de possuir esta fragmentação política, nas primeiras décadas do século VIII, os territórios merovíngios experimentaram um medo comum, estamos nos referindo ao:
		
	
	clima de guerra constante entre os reinos francos, que gerava tensão em todos.
	
	receio de que os cristãos se convertessem ao islão por meio da pregação muçulmana.
	 
	medo do exército do ataque muçulmano que forçava uma invasão à Gália pelos Pirineus.
	
	medo do exército visigodo que ameaçava atacar a Gália e alinhar os reinos germânicos.
	
	medo do crescente poder dos mordomos da região da Nêustria.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201708617694)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Compreendemos que o modelo feudal não foi uniforme na Europa. Cada região possuía suas peculiaridades. Apesar disso, temos elementos marcantes nesse modelo. Seriam eles:
		
	 
	servidão e obrigação de servir ao exército.
	 
	juramento de fidelidade e servidão.
	
	prestações de serviços à Igreja e comitatus.
	
	o nexus e a suserania.
	
	o ósculo da paz e a vassalagem.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201708617687)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os vikings entram na vida da europeia ao longo da Idade Média. Acerca deles são corretas as seguintes assertivas: I - Formavam um grupo homogêneo e constituíram um Estado unificado. II - Ao longo do Império Romano já praticavam um ativo comércio com o Mediterrâneo. III - Formavam três grandes troncos: normandos, suecos e noruegueses.
		
	
	Apenas II está correta.
	
	Apenas I está correta.
	 
	Apenas III está correta.
	
	Apenas I e II estão corretas.
	
	Apenas I e III está correta.

Continue navegando