Buscar

ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA 1

Prévia do material em texto

Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		Marque a alternativa que melhor complementa a seguinte afirmação: "No Modernismo foi superada a concepção estética acadêmica de que havia temas dignos de serem representados através da arte. A atenção volta-se para o modo como o tema foi representado e, posteriormente, para como foi pintado. Portanto, na estética da modernidade, essa mudança..."
	
	
	
	
	significou o fim absoluto da arte figurativa.
	
	
	resultou numa arte não abstrata ou na arte mimética moderna.
	
	
	foi irrelevante, já que a estética acadêmica e a estética moderna são a mesma coisa.
	
	 
	resultou numa arte não mimética ou na arte abstrata moderna.
	
	
	significou o retorno à arte de caráter religioso.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		O conceito de estética nasceu baseando-se nos princípios da beleza clássica. Quais são esses princípios?
	
	
	
	 
	Equilíbrio, simetria, harmonia e proporção.
	
	
	Equilíbrio, simetria, contraste e proporção.
	
	
	Tensão, simetria, harmonia e proporção.
	
	
	Equilíbrio, assimetria, harmonia e proporção.
	
	
	Equilíbrio, simetria, harmonia e dinamismo.
	
	
	
		
	
		3.
		Na Idade Média não era suportada a contradição de ver o "belo" fora de lugar, ausente do plano divino. Assim, conclui-se que :
	
	
	
	
	nos tempos medievais o belo pertencia a Deus, sem qualquer relação com a doutrina cristã e apoiado na estética da Grécia Clássica.
	
	
	com a queda do Império Romano e a consequente queda do poder da Igreja Católica, a arte afastou-se da doutrina cristã na Idade Média.
	
	 
	nos tempos medievais o belo pertencia a Deus e a arte preocupava-se apenas com a doutrina cristã, sem relação com a estética.
	
	
	o belo na Idade Média é identificado e destacado da natureza pelo artista, a arte preocupou-se apenas com a representação do belo da criação divina.
	
	
	nenhuma das opções está correta.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		4.
		Platão foi o primeiro a formular explicitamente a pergunta: O que é o Belo? O belo é identificado com o bem, com a verdade e a perfeição. A beleza existe em si, separada do mundo sensível. Uma coisa é mais ou menos bela conforme a sua participação na ideia suprema de beleza. A arte Helenística e Romana, embora influenciadas pelas concepções de beleza platônicas, acentuaram a individualidade física dos corpos e as emoções de beleza. Neste sentido criticou a arte que se limitava a "copiar" a natureza, o mundo sensível, afastando assim o homem da beleza que reside no mundo das ideias. Assinalar o única opção que não está correta:
	
	
	
	
	O que confere a beleza a uma obra é a sua proporção, simetria, ordem, isto é, uma justa medida. Aristóteles associou a arte à imitação da natureza.
	
	
	As obras de arte deviam seguir a razão, procurando atingir tipos ideais, desprezando os traços individuais das pessoas e a manifestação das suas emoções. Platão ligou a arte à beleza.
	
	
	A arte Helenística e Romana, embora influenciadas pelas concepções de beleza platônicas, acentuaram a individualidade física dos corpos e as emoções.
	
	 
	As ideias de Platão e Aristóteles não tiveram uma larga influência nas ideias estéticas da arte ocidental devido ao total isolamento da Grécia durante a Antiguidade Clássica.
	
	
	Aristóteles distingue dois tipos de artes: as que possuem uma utilidade prática, isto é, completam o que falta na natureza e as que imitam a natureza, mas também podem abordar o que é impossível, irracional.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		Para compreender a Arte é fundamental o conhecimento dos caminhos que a geraram. Na atualidade os desenvolvimentos da pintura, da escultura, da fotografia e de outras formas de arte, assumem hoje formas variáveis na chamada:
	
	
	
	
	"Civilização do Pensamento".
	
	
	"Civilização da Técnica".
	
	
	"Civilização dos Costumes".
	
	 
	"Civilização da Imagem".
	
	
	"Civilização da Liberdade".
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		A reflexão filosófica sobre a arte nasceu na Grécia, no século VI a.C. Os primeiros filósofos, chamados de físicos, por Aristóteles, fundaram uma tradição de investigação da natureza. No século V a.C. os sofistas introduziram o ponto de vista reflexivo-crítico, característico da filosofia. Os filósofos os criticaram por sua falta de rigor e principalmente por usar a habilidade de raciocínio para confundir os adversários - e se beneficiar disso. A propósito dos gregos é correto afirmar que:
	
	
	
	
	Pitágoras foi o primeiro a indagar a respeito do que seria uma pintura.
	
	
	Homero foi o primeiro a indagar a respeito do que seria uma pintura.
	
	
	Heráclito foi o primeiro a indagar a respeito do que seria uma pintura.
	
	
	Tales foi o primeiro a indagar a respeito do que seria uma pintura.
	
	 
	Sócrates foi o primeiro a indagar a respeito do que seria uma pintura.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		7.
		Os primeiros filósofos, chamados de físicos, por Aristóteles, e também conhecidos como pré-socráticos, fundaram uma tradição de investigação da natureza. Que outro filósofo grego problematizou a existência e a finalidade das artes, relacionando-as com a natureza e ligando-as ao problema mais geral da realidade e do conhecimento, do sentido da beleza e da vida psicológica e moral?
	
	
	
	
	Pitágoras
	
	
	Sócrates
	
	 
	Aristóteles
	
	 
	Platão
	
	
	Epicuro
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		"Na atualidade, os desenvolvimentos da pintura, da escultura, da fotografia e de outras formas de arte, impõem à arte hoje, formas muito variáveis na chamada "Civilização da Imagem". Portanto para compreender a arte, nesse contexto, de acordo com a estética _________________, é fundamental o conhecimento dos caminhos que a geraram." Assinale a alternativa que melhor completará a lacuna do enunciado da questão:
	
	
	
	
	enquanto Ciência do Belo
	
	
	enquanto Filosofia do Belo
	
	 
	da Pós-Modernidade
	
	
	da Idade Média
	
	
	da Antiguidade Clássica

Continue navegando