Buscar

ÉTICA NA SAÚDE 11

Prévia do material em texto

ÉTICA NA SAÚDE
SDE0083_A1_201701246198_V2
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: 
	Matrícula: 201701246198
	Disciplina: SDE0083 - ÉTICA NA SAÚDE 
	Período Acad.: 2017.2 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		O sábio é, portanto, aquele que, tendo atingido a visão ou o conhecimento do Bem pela via da dialética, isto é, da ascensão de sua alma até o plano mais elevado e mais abstrato do real, é capaz de agir de forma justa. MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Ética. 3. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. Sobre a Ética na Antiguidade Clássica, assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	
	
	 
	Ser ético é cumprir as leis da cidade.
	
	 
	Os indivíduos, que aspiram ao bem e à felicidade, devem buscar a prática das virtudes, um modo de vida excelente.
	
	
	A ética antiga desconsidera a natureza humana, por ser ela intrinsecamente má.
	
	
	A emoção é mais importante que a razão, para se alcançar atitudes virtuosas.
	
	
	Fazer o bem é uma disposição inata do homem, que independe do conhecimento e da razão.
	
	
	
		2.
		No período medieval, os pensadores cristãos conceberam a teonomia, que significa:
		
	
	
	
	
	entender o outro como impróprio
	
	 
	encontrar em Deus os princípios da vida moral
	
	
	buscar a força bruta para o enfrentamento
	
	
	facilitar a congruência de pensamentos
	
	
	facilitar o afastamento das pessoas
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		O estudo da ética é uma preocupação filosófica desde a Antiguidade Clássica, passando por mudanças significativas em sua construção de conhecimento e durante a história. Assinale um dos principais representantes da chamada Ética Cristã:
		
	
	
	
	
	Sócrates.
	
	
	Hegel.
	
	
	Kant.
	
	 
	São Tomás de Aquino.
	
	
	Aristóteles.
	
	
	
		4.
		Para Kant, o critério para julgar se uma ação é boa deve ser a/o:
		
	
	
	
	 
	Juízo de valor
	
	
	Moral social
	
	 
	Motivação
	
	
	Senciência
	
	
	Prazer
	
	
	
		5.
		A reflexão ética autônoma no mundo grego aparece apenas com Sócrates, que elaborou um método que levasse os diversos cidadãos a uma vida virtuosa. Este método é denominado:
		
	
	
	
	
	virtude
	
	 
	maiêutica
	
	
	sofista
	
	
	morada
	
	 
	prudência
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Aristóteles e Platão têm em comum a vinculação da ética ao conceito de felicidade. A discordância entre eles, no entanto, se pauta da unicidade ou na separação de aspectos que constituem os mundos ou realidades. Assim, enquanto para Aristóteles há uma correlação entre estes aspectos, Platão defende que:
		
	
	
	
	
	O mundo das ideias se subordina ao mundo físico de modo que todas as nossas ideias são apenas reflexos das coisas materiais que fazem parte de nossas experiências.
	
	 
	A realidade fica dividida em dois mundos distintos e contrapostos: um, superior, invisível, eterno e imutável das ideias subsistentes, outro, físico, visível, material, sujeito à transformação.
	
	
	O mundo sensível e o mundo inteligível se mesclam de modo a correlacionar o ser e o conceito de bem em uma unidade ética única.
	
	
	A realidade se divide em dois mundos distintos, porém complementares: O primeiro, derivado das ideias e, portanto, mutável e adequado aos valores e conceitos pessoais e outro imutável, permanente e objetivo, relativo aos aspectos físicos e materiais.
	
	
	Toda ação humana está orientada para a realização de algum bem, ao qual estão unidos o prazer e a felicidade. A dor, o desprazer e a infelicidade são aspectos provenientes da distorção da ética e só existem no mundo das ideias subjetivas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Mariah é uma mulher que vive na Arábia. Ela é casada com Farid e se apaixonou por ele quando tinha 15 anos. Foi a primeira esposa de Farid. Cinco anos se passaram e agora Mariah está sofrendo muito porque Farid se casou mais três vezes, tendo agora quatro esposas. Ela sente ciúmes do marido e reclama que ele não lhe dá atenção como antes. Mas Farid não concorda com isso, pois divide seu tempo entre as quatro. Mariah pensa em se separar de Farid alegando bigamia. Mas isto não é possível no seu país, porque lá as leis são diferentes. Isto significa que:
		
	
	
	
	
	O ato moral provocado por um ser humano real e contextualizado historicamente, deve ser avaliado sob o código moral que vigora em todas as sociedades simultaneamente.
	
	
	O ato moral provocado por um ser humano real e contextualizado historicamente, deve ser avaliado sob o código moral que vigora na sociedade americana.
	
	
	O ato moral provocado por um ser humano real e contextualizado historicamente, deve ser avaliado sob o código moral que vigora na sociedade ocidental.
	
	 
	O ato moral provocado por um ser humano real e contextualizado historicamente, deve ser avaliado sob o código moral que vigora na sociedade em que vive.
	
	
	O ato moral provocado por um ser humano real e contextualizado historicamente, não deve ser avaliado sob o código moral que vigora na sociedade em que vive.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Para Aristóteles o bem se relaciona a:
		
	
	
	
	 
	A ética e a moral
	
	
	A autonomia do indivíduo
	
	 
	A essência de cada coisa
	
	
	As leis vigentes
	
	
	A ética do indivíduo

Continue navegando