Buscar

Comite de etica 2002

“[...] o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente [...], que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos. [...] A missão do CEP é salvaguardar os direitos e a dignidade dos sujeitos da pesquisa.” (BRASIL, 2002, p. 11).

Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Manual operacional para comitês de ética em pesquisa. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

 

Sabendo disso e considerando os estudos da unidade, responda: a avaliação da aplicação dos protocolos da pesquisa e seus resultados devem ser apresentados ao Comitê de Ética, necessariamente:




💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, a avaliação da aplicação dos protocolos da pesquisa e seus resultados devem ser apresentados ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), necessariamente. O CEP é responsável por avaliar e aprovar a realização de pesquisas envolvendo seres humanos, garantindo que os direitos e a dignidade dos participantes sejam respeitados e que a pesquisa seja conduzida dentro de padrões éticos. Além disso, o CEP deve acompanhar o desenvolvimento da pesquisa e avaliar seus resultados, garantindo que a pesquisa seja conduzida de forma segura e ética.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais