Buscar

CIVIL IV CASO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO 02 Caso Concreto João, Jo sé e Júlio são compossuidores d e uma chácara indivisa localizada na Re gião Metrop olitana de Curitiba. No entanto, em outubro d e 2011 João, sem consultar os demais possuidores reso lveu cercar uma fração ideal da propriedade, declarando a área como exclusiva mente sua. José e J úlio insurgiram-se co ntra a turbação e solicitaram a retirada d a cerca.
 a) Classifique a posse de João sobre a ár ea cercada e explique as classificações esc olhidas. 
 Trata-se de po sse direta (porque Joã o possui a fraçã o em seu poder), injusta (porque cla ndestina, adquirida às escondidas) e de má-fé (porque Jo ão sabe não lhe assistir o direito)
b) José e Júlio p odem ser considerado s compossuidores para fins de defesa da área comum pro indiviso? Justifique sua resposta. 
 Composse é a própria posse partilha da co m outras pessoas, então, J osé e Júlio podem ser considerado s compossuidores da co isa indivisa uma vez que nenhum deles a po ssui por inteiro. O compossuidor pode utilizar-se da coisa desde que não impeça os demais consortes o exercício da posse partilh ada. P or isso, José e Júlio po dem promover ações possessória s 
Questão objetiva 1 Sobre as teorias subj etivista, objetivista e eclética d a posse é correto afirmar que: 
e. O Código Civil consagra a teoria o bjetivista , embora em alguns artig os se possam notar a lgumas concessões à teoria subjetivista presentes nos art s. 1238 e 1260. (art. 1196, CC) . 
Questão objetiva 2 Sobre a classificação da posse, pode -se afirmar que:
 c. Posse clandestina é a que se obté m sem o conhecimento do possuido r e sorra teiramente e às escondidas.

Continue navegando