Buscar

AD 1 2018 Cultura e Cotidiano escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UERJ- Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Cultura e Cotidiano escolar
Coordenação: Mailsa Passos
Tutoria: Isabel Machado
 AD 1- 2018 – 1º semestre
 
		1)      A resposta deve ter NO MÍNIMO 15 e NO MÁXIMO 20 linhas. Textos fora desse padrão não serão considerados.
2)      Citações devem ser feitas entre aspas e com indicação da fonte.. Ex.: “ as pessoas e os grupos sociais têm o direito a ser iguais quando a diferença os inferioriza, e o direito a ser diferentes quando a igualdade os descaracteriza” (SANTOS, 1997, p.30).
3)      A citação não pode substituir a sua própria reflexão, apenas apoiá-la.
 
 
Após ver o vídeo da palestra da escritora Chimamanda Adichie e ler os textos (o literário e o teórico) das aulas 1 e 2, produza uma reflexão estabelecendo relações entre as três narrativas, apontando a discussão de cada uma delas e no que elas contribuem para pensar um conceito de cultura. É muito importante utilizar os textos como referência, de acordo com o descrito no enunciado da atividade.
Texto literário: Uma experiência particular (Chimamanda Adichie)
Texto teórico: Conceito_Cultura (texto obrigatório referente a aula 2)
ENTREGA PELO PORTAL: 24/02/2018
Roselena Matias Teixeira
Matricula 12212080135
Polo: Resende
RESPOSTA:
A cultura é o conjunto de tradições, preceitos e símbolos que dão forma e retratam reflexões, sentimentos e modo de agir de um determinado grupo de pessoas. Atribui-se, principalmente, ao comportamento adquirido a partir do convívio social. A cultura também tem sido entendida como tudo aquilo que é realizado pelo homem, como por exemplo, objetos, religiões, mitos, costumes etc. que é transmitido de geração em geração, de pai para filho. Nesta perspectiva, podemos notar que a cultura se diferencia de uma sociedade para a outra e de vários grupos de uma mesma sociedade. Logo, podemos imaginá-la como um conjunto de valores e crenças herdados socialmente que tornam-se como um ponto de referência para aquele grupo.
 “Nenhum grupo, por mais bem equipado que esteja, ou por maior que seja sua liberdade de escolha, é capaz de transferir de um local para o outro, intactos, o seu estilo de vida e as crenças e valores que lhe são concomitantes”. (MINTZ & PRINCE, 2003, p. 19). 
Podemos afirmar que as culturas sofrem modificações, pois há interação contínua entre as pessoas e os grupos. Percebi o quanto o poder dos rótulos e preconceitos infiltram-se na formação das nossas ideias e opiniões. Por não conhecermos outras facetas da história de um povo ou até de uma determinada pessoa, a trajetória de uma vida se resume apenas nos conflitos visíveis. A história pode ser decodificada além dos estereótipos transmitidos pela visão de outros que são incompletos, através da descoberta de outras informações e do nosso olhar. Penso que a formação de uma sociedade sustentável inicia-se pela educação assistemática transmitida principalmente pela instituição familiar. O papel da família é primordial na formação das nossas primeiras ideias e opiniões. O perigo de uma única história começa em casa, na família. Quando nascemos é o olhar da mãe o primeiro a nos construir; é no território familiar que iniciamos o embate com as histórias únicas.

Continue navegando

Outros materiais