Buscar

METABOLISMO DOS CARBOIDRATOS ESTUDO DIRIGIDO

Prévia do material em texto

METABOLISMO DOS CARBOIDRATOS – ESTUDO DIRIGIDO – BIOQUIMICA
O QUE É UM CARBONO ANOMÉRICO? Anômeros são formas isoméricas dos monossacarídeos que diferem apenas na configuração do átomo de carbono hemecetal. Carbono anomérico é o átomo do carbono da carboxila.
EXPLIQUE COMO OCORRE A FORMAÇÃO DO HEMEACETAL: Ocorre com a formação da estrutura cíclica dos carboidratos em meio aquoso. E decorrente da reação entre aldeídos ou cetonas com a hidroxila.
QUAL A IMPORTANCIA DA POSIÇÃO DA HIDROXILA NO CARBONO ANOMÉRICO? Sua importância está ligada ao conceito de esterioespecificidade. Sendo alfa reconhece e ocorre a quebra. Sendo beta não reconhece logo não degrada. Ex: A celulose (que não é quebrada) e o amido (que é quebrado).
EXPLIQUE COMO OCORRE A LIGAÇÃO O- GLICOSÍDICA: Consiste em cadeias curtas de unidades de monossacarídeos unidas por ligações características chamadas de ligações mais ambundantes.
PORQUE O AMIDO É RAMIFICADO? Sendo ramificado ele pode ser quebrado por várias enzimas ao mesmo tempo.
DESCREVA AS REAÇÕES DA GLICOLISE: Fase preparatória – investe ATP (investe 2 para receber 4) e Fase pagamento – recebe ATP – (recebe 4 ATP).
COMO A INSULINA PROMOVE A ABSORÇÃO DE GLICOSE? Ela expressa os canais para a glicose, chamados de GLUT 4, age especialmente no fígado e no musculo esquelético.
QUAL ESTIMULO PARA A LIBERAÇÃO DE INSULINA, E QUAIS CELULAS E ORGÃOS LIBERAM ESSE HORMONIO? Alta concentração de glicose estimula a liberação de insulina no pâncreas.
DESCREVA A GLICOGENESE E A GLICOGENÓLISE: Glicogenese – criação de glicogênio, ocorre no fígado e no musculo esquelético. Glicogenólise – é a quebra do glicogênio ocorre no fígado e no musculo esquelético.

Continue navegando