Buscar

A PERDA DO SENTIDO E A COMPLEXIDADE DO PRESENTE

Prévia do material em texto

A PERDA DO SENTIDO E A COMPLEXIDADE DO PRESENTE
A atualidade cada vez mais tem se mostrado recheada e permeada de desafios, novas informações e novas formas, que no meio de tanto excesso, algo nos falta e um vazio em nós se abre, e esse vazio se dá pela perda de bases mais profundas e mais sólidas. É comum abandonar crenças que nos acompanharam por anos para passarmos a acreditar em outra coisa ou até mesmo em nada. O sistema final da moda não permite que venhamos a ter espaço para sentir qualquer incomodo ou pensamento individual de perda ou de mudança, mas somos assolados por sentimentos coletivos que nos são expostos e jogados juntamente com a massa. 
É necessário que a sociedade tente de alguma forma adequar suas normas culturais do passado dentro das novas e atuais estruturas existentes na atualidade, dessa forma haverá uma flexibilização de regras e uma nova forma de encarar a vida e a cultura. Os modos de vida passaram a ser comercializados de forma livre e sem nenhuma barreira que pudesse impedi-los de tomarem o domínio público, onde no reinado atual da moda de acordo com o texto, o espírito encontra-se menos firme, porém mais receptivo à crítica; menos estável, entretanto com maior abertura para a tolerância; menos seguro quanto a si mesmo, porém mais disposto a entender e aceitar as diferenças.
E em meio a esse bombardeio da moda, o individuo encontra-se encurralado e se sente pressionado a escolher um lado ou terá a sua existência massacrada e aniquilada. Essa perda da subjetividade e da própria identidade individual traz enormes danos ao indivíduo, porém na grande maioria das vezes é imperceptível para ele mesmo tais problemas e tais tipos de manipulação e persuasão.

Continue navegando