Buscar

Economia Política - QUESTÕES DISCURSIVAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ECONOMIA POLÍTICA
QUESTÕES DISCURSIVAS
Quais são os agentes econômicos de uma economia?
Resposta: Estado, família, e empresas. Estado que toma decisões de consumo, de investimento e de politica econômica. Família que tomam decisões sobre o consumo de bens e serviços e de poupança mediante os rendimentos Empresa que tomam decisões sobre investimento, produção e oferta de trabalho.
Agentes econômicos são definidos como sendo as famílias, as empresas e o governo;
Explique o que o governo deve fazer em relação à taxa de juros e o crédito, quando quer estimular a atividade econômica.
Resposta: O governo deve abaixar a taxa de juros e aumentar o crédito para que assim possa estimular a atividade economia. Se a taxa de juros for alta e o crédito for baixo as pessoas não se sentem estimuladas a comprar, sendo assim desta maneira o governo consegue aquecer as atividade econômica estimulando a população.
Gabarito: Nesse caso, a decisão recomendada para gerar aumento da produção e do consumo será reduzir os juros e/ou aumentar o crédito.
Através dos instrumentos de política fiscal - gastos e tributos - como o governo pode estimular ou desestimular a economia?
Resposta: Estimular a economia: mais gastos e ou menos impostos; Desestimular: menos gastos e ou mais impostos.
Na análise microeconômica das curvas de demanda e oferta, como podemos afirmar que um mercado encontrasse em equilíbrio?
Resposta: Quando o produto que está sendo ofertado está na mesma quantidade da demanda, desta forma não havendo um excesso na demanda que pode provocar a inflação ( um dos grandes vilões da economia brasileira), ou um excesso de oferta podendo também causar a inflação, com o mercado em equilíbrio, conseguimos controlar a inflação.
Gabarito: O mercado está em equilíbrio quando o preço não mostra tendência de mudar. Ou seja, esse preço é atingido quando a quantidade demandada é igual a quantidade ofertada.
Descreva os setores da economia e cite três atividades produtivas de cada um deles.
Resposta: Os setores da economia são três: primário, secundário e terciário. Atividades do setor primário: lavouras, extrativas animal e extrativa vegetal. Atividades do setor secundário: extrativa mineral, indústria da construção e indústria de transformação. Atividades do setor terciário: governo, bancos, comércio, lazer, educação, saúde, transporte, comunicações.
Explique como funciona um dos instrumentos de política econômica de que o governo dispõe para conduzir a atividade econômica do país.
Resposta: Baixando as taxas de juros, aquecendo a economia. O governo abre mão das taxas de juros, isenta alguns impostos (quando necessário )
Gabarito: Política fiscal: o nível de impostos aquece ou desaquece a economia. Política
Monetária: o volume de moeda em circulação estimula ou desestimula a economia. Política comercial: tarifas alfandegárias sobre importados estimulam a indústria nacional.
Desenvolva comentários sobre a importância da Política Cambial, um dos Instrumentos da política macroeconômica.
Gabarito: Toda economia, em maior ou menor grau, mantém relações comerciais com os demais países. Uma dessas relações são as compras (importações) e vendas (exportações) de produtos (bens e serviços) através de uma moeda forte de aceitação internacional. Ao longo de décadas, a mais utilizada nas transações entre países tem sido o dólar norte americano (US$).
Explique a razão pela qual podemos considerar que a frase abaixo é uma das formas de definir o que é Economia: "A Economia é o estudo da maneira pela qual a sociedade utiliza recursos produtivos escassos para produzir bens e serviços a fim de satisfazer as necessidades humanas.”.
Gabarito: O aluno deve se referir à questão da finitude dos fatores de produção e por essa característica a dificuldade de se satisfazer às necessidades humanas que são cada vez maiores, por seu próprio crescimento ao longo dos anos.
Observe as hipóteses n.º 1 e n.º 2 a seguir: Hipótese n.º 1: Acontecer um show de uma banda muito famosa em sua cidade, num local que possui apenas 1.000 lugares, e existam 3.000 pessoas interessadas em assistir tal espetáculo, e vários cambistas começam a vender o ingresso pelo dobro do preço. Hipótese n.º 2: Acontecer um show de uma banda pouco famosa, num local que possui 1.000 lugares, e existem apenas 500 pessoas interessadas em assistir tal espetáculo, e os organizadores começam a vender o ingresso pela metade do preço. Pergunta-se: Como podemos explicar dentro da teoria Microeconômica o que aconteceu na hipótese n.º 1 e na hipótese n.º 2?
Resposta: Em síntese a microeconomia estuda a formação dos custos e dos preços no processo de produção e a sua relação entre eles, baseando toda a sua teoria no conceito das elasticidades (da oferta e demanda) e nos custos marginais tendo sua teoria no encontro dos pontos de equilibrio entre estas variáveis, os quais, por sua vez, indicam o preço mediante o qual os consumidores estão dispostos a pagar (preço relativo), No primeiro caso existia grande procura pela demanda, o que elevou o preço do produto, ja no segundo caso ocorreu o contrario.
Gabarito: Na hipótese 1, temos demanda maior que oferta, em economia chamado de excesso de demanda, o que leva ao aumento dos preços. Na hipótese 2 temos a oferta maior que a demandada, que em economia é caracterizado pelo excesso de oferta, que leva no curto prazo leva a queda dos preços para atingir o equilíbrio.
Quando um país está em Crescimento Econômico necessariamente está em Desenvolvimento Econômico? Justifique sua resposta destacando a definição destes dois conceitos.
Gabarito: Não. Crescimento econômico se refere à evolução quantitativa do PIB e da renda (per capita) de um país; O desenvolvimento econômico é um conceito que envolve outros aspectos relacionados com o bem-estar de uma nação, como os níveis de Educação, Saúde, entre outros indicadores de bem-estar;
	Explique duas características que diferenciam um mercado de oligopólio de um mercado de concorrência perfeita.
Gabarito: no oligopólio há um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado e elevadas barreiras ao acesso de novas empresas. Na concorrência perfeita, há um número muito grande de empresas e não há barreiras á entrada de novas empresas.
	
	A inflação brasileira já ultrapassou a meta esperada pelo governo. Utilizando os instrumentos de política monetária, dê dois exemplos de como o Banco Central poderia agir para reduzir a base monetária e, dessa maneira, manter a meta inflacionária.
Resposta: - Há no governo uma forte preocupação inflacionaria. Portanto, a postura do governo têm sido contrair a base monetária para frear o crescimento da economia. ao fazer isto, ele garante que menos dinheiro ficará disponível para a população realizar seus gastos. Assim os gastos diminuem o os preços tendem a se estabilizar com a redução da demanda. - Redução da Taxa de Juros nominal - Open Marketing compra e venda de títulos, injetando mais dinheiro na economia.
Gabarito: Aumentando o depósito compulsório e emitindo títulos de dívida pública
De acordo com o material online, defina custo fixo, custo variável e custo total no curto prazo.
Resposta: Custo fixo vem a ser o custo que não se altera com o decorrer dos meses. Um exemplo disso é o gasto com salários administrativos de uma empresa. Custo variável vem a ser o custo que varia de mês em mês de acordo com o nível de produção atual. É exemplo disso à quantidade de matéria prima utilizada em certo mês. Custo total é a soma do custo fixo com o custo variável.
Gabarito: Custo Fixo (CF): gastos com o fator de produção fixo Custo Variável (CV): gastos com o fator de produção variável Custo Total (CT): soma dos custos fixos e variáveis CT = CF + CV
O que mostra a curva de possibilidade de produção ou curva de transformação e qual a influência nos fatores de produção?
Resposta: A curva de possibilidades de produção expressa à capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatoresde produção de que dispõe em dado momento de tempo, é um conceito teórico com o qual se ilustra com a escassez de recursos e impõe um limite a capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolha entre diferentes alternativas de produção. A CPP evidencia o seguinte mecanismo: numa determinada economia (ou organização) com um conjunto de fatores de produção limitados e dado um determinado nível de desenvolvimento tecnológico, a produção de um determinado produto X adicional, implica necessariamente em reduzir a produção de outro produto Y e vice-versa.
Identificar as estruturas de mercado na economia exige o conhecimento de três características básicas: número de empresas que compõem o mercado; nível de controle sobre os preços; e, se existem barreiras ao acesso de novas empresas no mercado. Desta forma, diferencie monopólio e concorrência perfeita com base nessas premissas.
Resposta: No monopólio, só temos uma empresa dominando o mercado, com alto poder de controle sobre os preços, com barreiras ao acesso de novas empresas. Enquanto isso, na concorrência perfeita, temos um número grande de empresa no mercado, quase que atomizado, com baixíssimo controle sobre os preços, tendendo ao equilíbrio de mercado, e sem barreiras ao acesso de novas empresas, que entram e saem livremente.
Explique as diferenças entre os sistemas socialista e capitalista com relação a posse dos fatores de produção e a atuação das empresas no mercado.
Resposta:  No sistema socialista os fatores de produção pertencem ao Estado e, no capitalismo, há uma livre concorrência no mercado. Quanto à atuação, no socialismo a produção obedece a um planejamento central estatal e no capitalismo, novamente, quem faz as regras é o mercado, ou seja, há livre concorrência.
Descreva a definição de INFLAÇÃO:
Resposta: Considera-se inflação a elevação constante nos níveis de preços de uma economia.
Um dos papéis dos principais papéis do Banco Central (BACEN) é controlar a oferta monetária. Quais são os recursos que ele usa para atingir esse objetivo?
Resposta:  Por meio de quatro instrumentos monetários, que são: a emissão de papel moda, percentual de depósito compulsório (ou reservas bancárias), operações de mercado aberto e linhas de redesconto.
A Economia preocupa-se no equilíbrio entre as necessidades humanas e os recursos de produção. Discorra objetivamente sobre este equilíbrio.
Resposta:A Economia é a ciência que estuda a escassez de uma organização social. De um lado observamos as necessidades humanas, que são ilimitadas. Estas necessidades são satisfeitas através do emprego de recursos produtivos. Mas estes recursos produtivos são ilimitados, bem como a capacidade de empregá-los. Desta forma existe a necessidade destes dois lados serem conciliados: um equilíbrio entre a necessidade por recursos produtivos escassos e as necessidades humanas ilimitadas. A Economia revela que tudo que é escasso na sua essência tem um preço.
Segundo GARCIA, M. e VASCONCELLOS, M.A. (2010), A era Keynesiana iniciou-se com a publicação da Teoria geral do emprego, dos juros e da moeda, de John Maynard Keynes (1883-1946), em 1936. Muitos autores descrevem a contribuição de Keynes como a revolução keynesiana, tamanho o impacto de sua obra. Comente.
Resposta: Keynes sugere o uso de política econômica para solucionar a recessão. O emprego depende do volume do produto nacional que é determinado pela demanda agregada ou efetiva. O Estado atuando na economia com política de gasto público. O Princípio da Demanda Efetiva.
O que, uma forte entrada de moeda estrangeira (por exemplo, de dólares norte-americanos US$), pode provocar com o cambio?
Resposta: Valorização da moeda nacional (R$) - desvalorização da moeda estrangeira (US$).
Sabemos que a economia possui subdivisões. Em linhas gerais, podemos subdividi-la em microeconomia e macroeconomia. Explique a diferença entre a abordagem microeconômica e macroeconômica.
Resposta: A microeconomia estuda como os preços dos bens e serviços são formados através da interação entre compradores e vendedores em mercados específicos. Exemplos de questões microeconômicas: O que acontecerá com a demanda (procura) por chocolate se seu preço subir 10%? Por que a demanda da gasolina não cai quando seu preço sobe? Se uma única empresa dominar um mercado, ela poderá praticar os preços que quiser? A macroeconomia é a área da economia que estuda a atividade econômica como um todo (nível agregado e não individualizado ou focado em mercados específicos). Exemplos de questões macroeconômicas: Como a taxa de juros do país influencia a economia? O atual nível de inflação é preocupante? Por que? Quanto o PIB vai crescer este ano? Por quê?
Dissertem sobre CRESCIMENTO ECONÔMICO na sua relação com o DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SUSTENTÁVEL, contemplando questões nacionais.
Resposta: Os estudos econômicos nos ensinam que, para um país ou região, não basta apenas CRESCER é preciso se DESENVOLVER. O crescimento econômico representa a capacidade de gerar riquezas, tendo os estudos de variação do PIB como grande referencial. No desenvolvimento econômico, as preocupações se focam mais numa distribuição igualitária e justa de sua produção de forma a propiciar redução da pobreza, elevação do poder de compra e do salário do trabalhador, com melhoria nas condições de trabalho e moradia, saúde e educação. Pensar a sustentabilidade é reconhecer que os recursos naturais são finitos, é preciso usá-los com muito critério, planejamento e racionalidade. Tendo alcançado a estabilidade econômica e estando inserido entre os países ¿em desenvolvimento¿, observa-se, no Brasil, pressões e cobranças da sociedade para que os governos avancem nas melhorias das áreas ligadas à saúde, educação, meio ambiente e distribuição de renda.

Continue navegando