Buscar

FUNDAMENTOS DA ECONOMIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201804823860)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Karl Marx foi um dos críticos ao modelo organizacional capitalista. Neste sentido, para desenvolver tal posição, analisou de forma minuciosa este modelo. Em relação à teoria marxista, analise as afirmativas a seguir e assinale a que NÃO corresponde à discussão proposta por Marx no que diz respeito à esta crítica. 
		
	 
	O sistema capitalista tendia a ruir pelo fato dos próprios burgueses perceberem as injustiças sociais existentes.
	 
	Apenas o trabalho humano é capaz de criar valor no processo de produção no contexto da relação entre trabalhador e proprietário de capital.
	 
	Devido a concorrência capitalista as empresas tendem a reduzir o número de funcionários para reduzir os custos marginais de produção.
	 
	A mais-valia absoluta é obtida com o aumento da produtividade do trabalho, dado que maior é a produtividade deste fator, maior será o rendimento decrescente da produção do capitalista.
	 
	A mais-valia relativa é obtida com o aumento das jornadas de trabalho, em função da utilização do trabalhador de acordo com a forma pela qual o proprietário de capital tem como objetivo elevar as suas margens de lucro.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201804823117)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Há dois tipos de sistemas econômicos considerados ideais, as economias de mercado e as economias planificadas. Atualmente raros países países têm suas economias idênticas a esses modelos ideais. O que ocorre na quase totalidade das economias é combinarem características de ambos os modelos, podendo se aproximar ou parecer mais com um ou com o outro modelo, mas apresentando elementos dos dois. Assinale a alternativa abaixo que é incorreta sobre as economias de mercado e as economias planificadas:
		
	 
	Nas economias de mercado as transações econômicas são realizadas utilizando a moeda enquando nas economias planificadas não há moeda.
	
	Nas economias de mercado os meios de produção são de propriedade privada e são negociados no mercado enquando nas economias planificadas são propriedade do Estado;
	
	Nas economias de mercado os próprios agentes de mercado atuam na superação dos problemas que ocorrem na economia enquando nas economias planificadas quem atua é o Estado;
	
	Nas economias de mercado os agentes econômicos estão preocupados em maximizar seus lucros enquando nas economias planificadas não há lucro;
	
	Nas economias de mercado as decisões econômicas são tomadas pelo mercado enquando nas economias planificadas são pelo Estado;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201804823820)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	É o ramo da teoria econômica que trata da evolução da economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento dos agregados nacionais:
		
	 
	macroeconômica
	
	economia do trabalho
	
	economia internacional
	
	economia solidária
	
	microeconômica
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201804822705)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O que determina o custo de oportunidade é:
		
	
	a produção da empresa
	
	uma diminuição de preços
	
	um processo de inflação
	 
	a escassez de recursos
	
	uma necessidade premente
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201805379383)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise as considerações a seguir.
I - Quando as famílias demandam bens, elas vão aos mercados de bens e serviços e precisam pagar por tais bens. Com isso, estas famílias geram uma despesa para elas e um desembolso monetário. Por outro lado, quando as empresas estão no mercado ofertando seus bens e serviços, tais empresas cobram por eles gerando uma entrada monetária, ou uma receita.
II - As empresas que demanda os recursos de produção precisam comprá-los no mercado de fatores de produção e para isso também possuem desembolsos financeiros, que virão de parte das receitas que obtiveram com sua oferta de bens e serviços.
III - As famílias precisam ter alguma renda para ter disponibilidade monetária para suprir sua demanda por bens e serviços. Com isso, elas colocam à disposição do mercado de fatores de produção suas terras (e recebem um aluguel por elas), seu trabalho (recebendo um salário) e seu capital (recebendo juros).
Em função das considerações acima, marque a afirmativa correta a seguir.
		
	
	Somente III é verdadeira
	
	Somente II é falsa
	 
	I, II e III são verdadeiras
	
	I, II e III são falsas
	
	Somente I é falsa

Outros materiais