A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
78 pág.
Nutrição Experimental simulado 2015

Pré-visualização | Página 7 de 24

pesquisadores e meio ambiente.
	
	Toda pesquisa experimental causa danos ambientais, e pode também causar danos aos pesquisadores e risco de vida aos sujeitos da pesquisa; sendo assim, só é empregada quando os benefícios justificam os danos.
	
	O objetivo da Biossegurança em pesquisas experimentais é garantir o destino do lixo contaminado.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301879841)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	De modo a conferir segurança e firmeza ao pesquisador que realiza a contenção de um camundongo para administração de nutrientes por via intraperitoneal, o pesquisador deve:
		
	
	Segurar o animal através de suas orelhas e cauda na palma da mão, impedindo a sua movimentação.
	
	Fixar a cauda entre os dedos polegar e indicador, imobilizando também a mandíbula.
	 
	Deitar o animal numa mesa de manipulação e fazer a injeção dos nutrientes.
	
	Segurar o animal obrigatoriamente com luva de couro resistente, imobilizando a cauda entre os dedos indicador e polegar.
	 
	Segurar a pele solta da região dorso-cervical, colocando o animal na palma da mão, com a cauda imobilizada entre os dedos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301879536)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um levantamento nas pricipais bases de dados da literatura científica mostra que que as espécies mais comumente utilizadas em estudos experimentais na área de saúde são, principalmente:
		
	
	cachorros
	
	coelhos
	
	macacos
	
	porcos
	 
	ratos e camundongos
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302333637)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Um pesquisador deseja estudar o efeito da capsaicina no aumento do gasto energético de ratas com metabolismo lento. Para tanto, dividiu o grupo de estudo em A e B, sendo que o grupo A era composto de ratas com metabolismo lento que receberam ração contendo a capsaicina e o grupo B de ratas com metabolismo lento que receberam a ração adicionada de um placebo. Observou-se uma discreta aceleração no metabolismo das ratas do grupo A, cuja ração foi suplementada com a capsaicina. Esse tipo de estudo pode ser definido como um estudo experimental do tipo:
		
	
	Cross-over
	 
	Transversal
	
	Caso-controle
	 
	Randomizado
	
	Coorte
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301882082)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Escolha a alternativa que contëm as palavras que compeltam a frase corretamente:
"Classifica-se como ___________ tudo o que se encontra do lado ________ da gaiola do animal e _____________ o que se encontra no seu _____________".
"O __________ deve proporcionar condições para as necessidades comportamentais, fisiológicas, de manutenção da temperatira corporal, movimentação e postura da espécie."
		
	
	Macroambiente, interno, microambiente, exterior e macroambiente
	 
	Microambiente, interno, microambiente, exterior e macroambiente
	
	Macroambiente, externo, microambiente, interior e microambiente
	
	Microambiente, externo, macroambiente, interior e microambiente
	 
	Macroambiente, externo, microambiente, interior e macroambiente
		
	1a Questão (Ref.: 201302333593)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre biossegurança, podemos dizer que esse conceito está melhor explícito em:
		
	 
	Conjunto de normas que buscam prevenir, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, buscando eficiência sem comprometimento da saúde humana, de populações não-alvo e do equilíbrio do meio ambiente.
	
	Princípios e práticas que podem aumentar os riscos potenciais de exposição ou infecção pessoal e ambiental a organismos, materiais ou agentes biológicos.
	 
	Conjunto de práticas e ações técnicas, com preocupações sociais e ambientais, destinados a conhecer e controlar os riscos que o trabalho científico pode oferecer ao pesquisador, somente.
	
	Nenhuma das alternativas acima
	
	Normas que visam proteger os animais e humanos envolvidos em experimentos laboratoriais.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301879642)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação à criação de ratos em laboratório, é correto afirmar:
		
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Todas as alternativas estão erradas
	 
	Os ratos são animais coprofágicos, e, por isso, recomenda-se aproximadamente 20g/comida/100g de peso corporal/dia.
	
	O consumo de água, de modo geral, é de 40 a 50 mL/100g de peso corporal/dia.
	
	O barulho excessivo pode causar convulsões audiogênicas, canibalismo e queda nas taxas de reprodução.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301880845)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Avalie as afirmativas sobre as pesquisas realizadas com animais:
I. O stress em animais experimentais é totalmente evitável, basta que se manipule adequadamente os mesmos.
II. Um estudo onde seja preciso provocar uma doença no animal (ex. induzi-lo ao diabetes) não é permitido, pois é uma situação extremamente estressante ao animal. 
III. Ambientes e pessoas novas no biotério; ruídos, contenção, cheio de sangue; dor ou antecipação da dor. Todos estes fatores são geradores de stress em animais experimentais.
IV. Chama-se "cama de contenção" um equipamento muito utilizado em biotérios experimentais com a finalidade da marcação numérica na cauda dos animais, visando à identificação dos mesmos.
 
É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I
	 
	II e III
	
	IV
	
	I e IV
	 
	III
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301880824)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Avalie as afirmativas e assinale a única sentença correta:
		
	 
	Pesquisa científica é um conjunto de procedimentos sistemáticos, baseados no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para os problemas propostos mediante o emprego de métodos científicos. Nas etapas clássicas do estudo científico, estão os estudos in vitro, in vivo em animais (ensaios pré-clínicos) e in vivo em humanos (ensaios clínicos). Uma vez que o conhecimento chega no estágio clínico, não retrocede aos estudos em animais ou cultura de células.
	
	Existem vários pontos para se observar e para se descrever na metodologia da Pesquisa Experimental. Esse tipo de pesquisa sempre utiliza animais; pois para que seja bem conduzida, necessita de grupos experimentais.
	
	O referencial teórico de uma pesquisa serve para destrinchar o tema abordado de forma a construir um diálogo entre diferentes autores que falem a favor da sua hipótese de pesquisa.
	
	Cabe ao pesquisador demonstrar entendimento sobre o controle das variáveis independentes do estudo. Todas as condutas e ferramentas utilizadas para isso são claramente expostas nos objetivos do estudo.
	 
	O objetivo dos biotérios é suprir os centros de pesquisa, mantendo a saúde e o bem-estar dos animaisdentro de padrões de excelência, determinando maior confiabilidade aos resultados experimentais. Além disso, proporcionar a segurança da equipe envolvida no trabalho experimental e assegurar apreservação do meio ambiente, evitando a saída de agentes de risco.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302333607)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Em pronunciamento, o senador Paulo Paim defendeu a união de esforços de todos os governos do mundo para combater o vírus ebola. Ele ressaltou que a doença representa uma ameaça a todos os continentes, e conclamou os grandes laboratórios farmacêuticos a investir em pesquisa para a produção futura de uma vacina contra o vírus. Paim ressaltou que já existe uma corrente internacional em busca da vacina, com a participação de pesquisadores norte-americanos, cubanos, brasileiros, espanhóis e italianos, entre outros europeus. O senador frisou que o ebola é uma flagelo para a humanidade, e disse que o combate ao vírus deve unir a todos. O senador lembrou que os países atingidos pelo ebola estão entre