Buscar

QUEM É O PAI DA SOCIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUEM É O PAI DA SOCIOLOGIA ?
AUGUSTO COMTE
Comte, propôs uma reforma completa da sociedade, começando pela “reforma intelectual plena do homem”. Ao modificar a forma de pensar do homem, por consequência, as instituições se transformariam. O sociólogo, estudando os fenômenos sociais com o mesmo espírito dos outros cientistas, deveria fornecer os resultados de suas pesquisas aos homens de Estado, para que esses evitassem ou atenuassem as crises sociais. 
O QUE É SOCIOLOGIA?
A SOCIOLOGIA é uma ciência bastante nova quando comparada às outras. Ela apareceu como ciência autônoma no século XIX e, certamente, não surgiu a partir de mero capricho de pensadores que nada tinham a fazer. 
Aquele era o momento de abandonar os ideais iluministas e fundar uma nova ciência para “reorganizar” e “higienizar” a sociedade. Dito de outra forma, a SOCIOLOGIA nasceu dos interesses burgueses	em manter	a	ordem	social	e		a estabilidade ligando-se					de reforma	conservadora da sociedade.
Quem são os autores clássicos da Sociologia?
Durkheim,	Max	Weber	e	Karl	Marx	são chamados	autores	 clássicos da sociologia
As explicações sobre os fenômenos sociais diferem segundo os autores. Émile Durkheim, foi o que mais produziu estudos sobre o tema da EDUCAÇÃO, propondo uma explicação funcionalista; já Weber opta por uma Sociologia compreensiva e Karl Marx vai em direção à dialética. 
Quais são as idéias de Durkheim ? Regras – A escola- igreja – estado vai conduzir a sociedade em regras, que moldam o sujeito de maneira que ele esteja em acordo com a sociedade
Durkheim, preocupado com os problemas de seu tempo e convicto de que a sociedade europeia passava por um período de anomia (Ausência de regras morais claramente estabelecidas), 
Durkheim via a sociedade como um organismo constituído por órgãos que devem se integrar garantindo um funcionamento harmônico. Para tanto, nenhuma das partes pode agir como se fosse o todo, sob pena de fazer adoecer o corpo social. 
Movido pela sua convicção de que as sociedades evoluem e devem ser estudadas em determinado estágio de seu desenvolvimento, Durkheim utiliza como método de estudo a observação histórica para mostrar que os sistemas de educação têm poder coercitivo, pois, em cada momento há um tipo regulador de educação do qual os indivíduos não podem escapar sem resistências e que restringem os anseios daqueles que são discordantes. 
Para Durkheim 
em qualquer sociedade educação é
Una: Porque se configura como a base comum. É composta pelos sentimentos, valores, ideias, práticas, que devem ser inculcados em todas as crianças, sem distinção, seja qual for a categoria social à qual pertençam. É, resumidamente, o que há de comum a todos. 
Múltipla:	Depende dos	meios,	das classes sociais, das profissões
O ESTADO:
O Estado é a instituição social mais importante que tem influência sobre a educação, tendo mais peso que a família, segundo Durkheim. Não poderia ser de outra forma, dado o caráter coercitivo atribuído pelo autor à educação. A importância do Estado cresce à medida que assume uma função coletiva e busca a educação da criança na sociedade em que vive. Caberia a esse órgão esclarecer os princípios essenciais, fazer com que sejam ensinados nas escolas, cuidar para que as crianças não os ignorem e os respeitem. 
C) AÇÃO EDUCATIVA:
Para a ação educativa ser bem sucedida na transformação de um ser associal, como o bebê, em uma personagem bem definida que desempenhe um papel útil na sociedade, o educador deve agir como um hipnotizador. A criança, como o hipnotizado, está numa situação de passividade. Como a vontade infantil ainda é rudimentar, ela é facilmente sugestionável e acessível aos exemplos, e propensa à imitação. O professor exerce sobre seus alunos uma ascendência baseada na superioridade de sua cultura e de sua experiência. O educador deve ter, também, serenidade. 
Para Marx qual seria a Educação: - Uma educação que transforma – aluno participando do processo histórico
Numa posição diferente daquela assumida por Durkheim, Marx não percebe as representações coletivas como produto do conjunto da sociedade. Para ele, estas ideias — às quais chamou de ideologia — são	o	fruto	de um	processo de dominação,	que leva	as	classes oprimidas a perceberem o mundo com as lentes de seus opressores, processo este denominado de ALIENAÇÃO. O projeto de educação de Marx, busca superar esta ausência de consciência, ou seja, um projeto que possa construir indivíduos integralmente desenvolvidos e emancipar os trabalhadores do seu processo de alienação. 
Para Marx qual o conceito de capitalismo?
Segundo Marx, no capitalismo existem os burgueses, proprietários dos meios de produção e aqueles que vendem o único bem que possuem, ou seja,	a	sua	força	de	trabalho,	em	troca	do pagamento	de	SALÁRIO.	Estes	seriam proletários, classe que representaria a maioria da sociedade. Para eles, o modo de vida estabelecido na sociedade capitalista parece algo natural. É como se trabalhar em troca de um salário fosse uma espécie modo de vida que sempre existiu e sempre existirá. 
Como é a visão de Weber sobre a educação? RACIONALIZAÇÃO- TRABALHADOR RACIONAL , O INDIVÍDIUO CRIADO PARA O CAPITALISMO- EDUCAÇÃO A WEBERIANA VISA A EDUCAÇÃO SEGUNDO A NECESSIDADE AO EMPRESARIADO, QUE TIPO DE PROFISSIONAL QUE ELES PRECISAM.
Para	Weber,	a	educação	é	o	modo pelo	qual os	indivíduos	são preparados exercer		funções Relacionadas À nova	realidade caracterizada pela racionalização da vida, tanto na administração do aparelho de estado, quanto nas empresas capitalistas Segundo a		sociologia weberiana,	as weberiana,	as de	educação

Outros materiais