Buscar

A essência da Constituição lassalle

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A essência da Constituição – Ferdinando Lassalle
Ferdinando Lassalle o autor da obra A Essência da Constituição, foi convidado para uma conferência onde o tema era proferir sobre os problemas constitucionais, ou seja, qual a essência de uma Constituição. Despindo de quaisquer ideias prévias dos seus ouvintes, Lassalle fala como se fosse pela primeira fez a qual seus ouvintes estivessem estudando sobre o tema, para que entrassem em sintonia com seu pensamento.
Lassalle faz uma comparação entre a constituição e a lei. Onde a primeira é uma lei fundamental da nação e a outra é uma lei comum. Para entendermos que é fundamental por prover de uma necessidade básica, sendo mutável e complexa, diretamente ligada à realidade a qual inserida.
Logo adiante, o autor diz que uma constituição não pode ser imposta por um rei, determinando assim os fatores reais do poder. São eles, o rei e junto com ele o exército, a aristocracia que detém o poder capital, a burguesia que detém o poder do comercio e indústrias, os banqueiros que detém o poder capital de um país. Expressado na Página 17 com a seguinte passagem.
 “Esta é, em síntese, em essência, a Constituição de um país: a soma dos fatores reais do poder que regrem uma nação.”
Para explicar o poder que o rei tem sobre o exército, Lassalle refere-se como o poder organizado e o poder inorgânico, ou seja, o exército sendo o poder organizado e a nação, o povo, como o poder não organizado que nas palavras do autor mesmo desorganizado tem mais força pois carece desses instrumentos de poder organizado.
Na época medieval a constituição já existia, mesmo não sendo escrita em papel, ou mesmo em pensarmos fazê-la por escrito, segundo o autor. Sendo assim, ela não pode ser considerada uma invenção dos tempos modernos. E para esclarecer esta ideia Lassalle fala da França, quando a monarquia absoluta de Luís VXI que por Decreto de 3 de fevereiro de 1776, a construção de vias públicas, onde os agricultores eram obrigados a trabalhar e o parlamento francês protestou e se opôs a essa medida.
Deste modo, podemos entender que uma constituição escrita só tem êxito se está em sintonia com uma constituição real. Do contrário, ela não funciona se estiver em desacordo com a força vital da nação. 
Em vista disso, podemos entender que uma constituição não pode ser simplesmente redigida sobre preção, e sim pensada e analisada em todos os seus aspectos, levando em consideração a realidade do país, estes são os fundamentos que devemos saber sobre a criação de uma constituição verdadeira e coerente com as necessidades de um país.

Outros materiais